O que é atendimento perfeito? (O Guia Completo)

Alguns fatores são fundamentais para as pessoas que trabalham na área da saúde. Quando observamos os aspectos que podem determinar em  ter ou não uma carreira de sucesso, nos deparamos com questões que vão muito além da situação financeira. Tentar alcançar um atendimento perfeito é o diferencial.

Não se deve esquecer que os profissionais da área da saúde influenciam completamente a qualidade de vida das pessoas. Da mesma forma como se podem promover mudanças significativas e positivas na vida dos pacientes, também é possível que uma falta de atenção possa comprometer a sua vida.

Portanto, é comum que tenhamos que muitas vezes enfrentar momentos em que os pacientes parecem desconfiar de nossas capacidades. O que, afinal, pode não significar desconfiança, mas sim uma precaução, um receio, de que além de você se preocupar com a saúde do seu paciente, também se preocupa com a sua segurança.

E por que culparíamos um paciente preocupado com a credibilidade do profissional que está prestes a atendê-lo, já que falamos como uma intervenção pode ser determinante para o restante da vida das pessoas?  Sob esse aspecto, se preocupar com um atendimento perfeito também é oferecer aos pacientes uma maior credibilidade.

Para ser um profissional com reconhecimento no mercado (e todos querem ser ressaltados e desempenhar um trabalho de boa qualidade), é fundamental ter em mente como diferentes fatores podem ajudá-lo a crescer e alcançar os seus objetivos. Um bom histórico com antigos pacientes, possíveis recomendações, a forma de atendimento, tudo isso conta muito para o aumento do seu reconhecimento e sua credibilidade como um bom profissional.

Como garantir um atendimento perfeito?

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Para compreender como devemos recepcionar um paciente, basta se colocar no lugar dele. Quando entramos em qualquer estabelecimento, clínicas, consultórios, hospitais, e até mesmo na casa de outras pessoas, a primeira coisa que notamos é a estrutura do lugar. Além dos equipamentos em bom estado, a higiene e a organização do lugar também desempenham papel essencial de receptividade. Ao entrar em um consultório ou em uma clínica não é diferente, as primeiras impressões de um paciente começam a serem elaboradas em sua mente de acordo com as condições apresentadas pelo local, quanto a organização, as comodidades que o lugar oferece (como água, café, chá, bombons, biscoitos, revistas para leitura na sala de espera, banheiros, etc.) e a higiene.

No caso de uma clínica ou um consultório é primordial que você se atente à expressão “a primeira impressão é que fica”, pois, é a melhor forma de nos motivar a ficarmos atentos a todos esses aspectos. Dificilmente um paciente que não se agrada com um ambiente voltará ao local.

Mesmo que a estrutura do lugar (por ser de excelente qualidade) não condiga com o atendimento, talvez não haja chance de mudar a ideia do paciente.

Logo, se preocupar com a primeira impressão que seus pacientes podem ter ao se deparar com a sua clínica ou consultório também é um fator que merece muita ponderação no momento de se preocupar com um atendimento perfeito. Junto a si deve estar também à atenção que é dada a pessoa, de modo a estar sempre disposto a sanar todas as suas dúvidas e necessidades.

Uma preocupação que deve vir à tona primordialmente é a forma como as pessoas serão recebidas quando chegarem ao seu consultório. Devemos ter em mente que aquela pessoa não somente é um cliente, mas é também um paciente. E o que fez com que ele fosse até você, escolhesse seus serviços ao invés dos serviços dos seus concorrentes, foi a busca pela saúde.

Um atendimento perfeito não deve privar por fazer com que as pessoas se sintam realmente bem, é preciso usar a cordialidade, a compreensão e afetuosidade ao receber uma pessoa que coloca a sua saúde em suas mãos, uma pessoa que deposita confiança, independentemente da sua especialidade, em você.

A partir do momento que esse elemento é compreendido, também deve ficar claro para quem está desempenhando o papel de recepcionista que o que motiva os pacientes, em sua maioria,  a irem em seu consultório são resoluções de problemas em caráter de urgência. A recepcionista deve assegurar que a pessoa será atendida da melhor forma e mais rapidamente possível.

Mas, claro, a rapidez, atenção e qualidade do trabalho não devem ser somente da boca para fora. O importante na hora de gerir a frequência de consultas dos clientes, é tentar se manter fiel a uma rotatividade de curto espaço de tempo que não faça o paciente se desagradar com o tratamento a ele oferecido. Isso é essencial para um atendimento perfeito.

Atendimento perfeito e comunicação interpessoal

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A forma como você se relaciona com seus pacientes é fundamental para determinar o futuro e o sucesso de sua carreira e de seu negócio. Uma pessoa que conhece o poder que a comunicação pode exercer e trabalha essa interação forte com os pacientes para atendê-los cada vez melhor tem um maior potencial de crescimento.

É preciso ter condição de compreender exatamente quais são os problemas de seus pacientes, quais possíveis motivos fizeram ele te procurar para que você ofereça sempre um atendimento perfeito.

Nem sempre esses motivos estarão tão claros, nem sempre bastará perguntar somente aos pacientes para alcançar tais respostas. Em alguns casos será preciso utilizar todo o conhecimento que você tem na sua área, mas que muitas vezes você acaba não conseguindo detectar os reais problemas por não exercitar uma comunicação eficiente.

Você precisará perguntar ao paciente, encontrar diferentes atalhos e rotas que possibilitem encontrar as respostas que tanto almeja. Precisará investigar cada uma das situações confusas ou complexas que possam lhe aparecer e mais do que isso, ter a capacidade de se colocar no lugar do paciente, sempre lembrando que o bem-estar é o principal objetivo. Além disso, você deve também trabalhar com uma ficha detalhada e informatizada sobre o histórico desse paciente, com questionamentos diferentes do que você costuma fazer em prontuário.

E se é preciso empatia e simpatia no momento de interagir com o seu cliente, para ter um atendimento perfeito é preciso se manter longe da antipatia. Nunca deixe que os seus problemas pessoais ou, até mesmo, problemas que ocorram dentro do ambiente de trabalho, afetem a forma como você se relaciona com o seu paciente.

Por mais difícil que isso possa parecer, você deve trabalhar a capacidade de diferenciar esses momentos ou de deixar os problemas adormecidos enquanto interage com a pessoa.

Conhecer como realizar um atendimento perfeito é a melhor forma de fazer com que as pessoas se sintam confortáveis dentro da sua clínica ou de seu consultório, e isso é fundamental para qualquer profissional da área da saúde. Se quiser saber mais sobre isso e sobre outros assuntos sobre sua carreira na saúde, gestão da sua clínica ou do seu consultório, continue lendo os textos no blog.

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Módulo 1 – Conhecendo o Seu Negócio

É fundamental que você conheça como funciona o mercado em que você atua. Nesse módulo você vai aprender a entender os números que compõe o mercado da saúde, as pesquisas e os números dos concorrentes que quando bem interpretadas fazem a diferença na sua clínica.

Módulo 2 – Gestão do Dia a Dia

De nada adianta você entender de Gestão na teoria se não souber colocar ela na prática. Nesse módulo você vai aprender como colocar na prática os tópicos da sua gestão e gerenciar a sua equipe.

Módulo 3 – Como assumir a Liderança

A maioria dos gestores na saúde pensam que ser líder é ser chefe. E inicialmente para ter um negócio e até mesmo para liderar uma equipe dentro de uma clínica, hospital e um consultório, você necessita entender o que é ser líder. As pessoas querem seguir um líder. Ser chefe é coisa do passado.

Módulo 4 – Posicionamento de Mercado como Vantagem Competitiva

Saber se posicionar no mercado é o diferencial que vai te destacar para os seus pacientes e também será uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes. Quem não se posiciona, não se destaca, e sendo assim acaba sendo igual a todos.

Módulo 5 – Precificação

Quantas vezes você já precificou o seu serviço como deveria? Precificar comparando somente com o concorrente é um erro gigantesco. Nesse módulo você vai conhecer como precificar de verdade sua consulta e seus procedimentos. Sabe precificar é uma grande vantagem frente aos seus concorrentes.

Módulo 6 – Aprenda a Vender na sua Clínica

A Venda é o coração de uma empresa. A sua clínica é uma empresa! Mas entenda, você não deve jamais vender sem ética, empurrar procedimentos nos pacientes. Nesse módulo você vai aprender como vender sempre, todos os dias, e claro, vender sem medo de faturar.

Módulo 7 – Como desenvolver um Marketing de Sucesso

A maioria dos profissionais da saúde só se comunicam pelo Instagram. Nesse módulo eu ensino como você pode se destacar e divulgar a sua marca e seus serviços em outras redes sociais. Mostro também as diversas possibilidades que existem para a divulgação da sua clínica.

Módulo 8 – Experiência do Paciente - O futuro da Saúde

Hoje não só na saúde, mas em todos os setores da economia os pessoas procuram nas empresas um atendimento diferenciado e buscam viver uma experiência única de tudo que já viram.
A experiência do paciente é a soma de todas as interações que o paciente possa ter em um estabelecimento de saúde, desde o primeiro contato, até o momento da alta médica, que possam influenciar na percepção do cuidado, atenção e continuidade do atendimento.
E você vai aprender como implantar essa Experiência.

Módulo 9 – As Ferramentas Básicas do Atendimento

Nesse módulo vou te apresentar as habilidades técnicas que uma secretária precisa ter e quais ferramentas são fundamentais para ela se organizar.

Módulo 10 – Atendimento de Excelência

Neste módulo você vai aprender o que é um atendimento de excelência, quais são os pilares para você implantar ele na sua clínica, como lidar com pacientes insatisfeitos e exemplos de excelência de grandes marcas que vão te ensinar pequenas ações de alto impacto.

11 – Jornada de Encantamento ao Paciente

Nesse módulo você vai aprender o que é encantamento e como gerar encantamento para o seu paciente através de ações no antes, durante e depois da consulta.