Google Meu Negócio: saiba como sua clínica pode ser encontrada na internet

Na era digital, é praticamente impossível qualquer segmento de negócio, inclusive o da medicina, conseguir melhorar sua visibilidade e atrair mais clientes sem investir em algum tipo de ação de marketing online.

Nesse sentido, algumas ferramentas como o Google Meu Negócio, por exemplo, são imprescindíveis para fazer com que uma clínica seja encontrada por potenciais clientes em meio a um mercado cada vez mais competitivo.

Muitos profissionais de saúde não enxergam com bons olhos o marketing online, por achar que é um tipo de publicidade que pode comprometer a sua ética profissional. Isso é um equívoco, pois há como utilizar o marketing médico, sem ferir o código da boa conduta. Basta seguir os preceitos do Conselho Federal de Medicina e honrar os princípios que norteiam a comunicação nessa área tão delicada.

Hoje, o setor médico se depara com um consumidor bem diferente daquele com o qual estava acostumado. Ele é mais proativo e multicanal (utiliza tanto meios offline quanto online). Gosta da comodidade de abrir seu computador, pesquisar, escolher uma clínica que tenha a especialidade que ele procura e fazer o agendamento ali mesmo, sem ter que pegar um telefone e esperar que alguém o atenda e faça isso por ele.

A agilidade do processo digital é indiscutivelmente bem mais atraente em um mundo onde as pessoas andam cada vez mais apressadas, independentes e bem informadas. Dessa forma, as estratégias de marketing na web se encaixam perfeitamente com o que eles querem e precisam.

É justamente nesse contexto que o Google Meu Negócio surge como uma grande oportunidade para ajudar a sua clínica a ser encontrada em um vasto mundo de múltiplas escolhas.

Gostaria de saber como essa ferramenta funciona e como você pode se beneficiar dela? Então continue a leitura até o fim e descubra todo o seu potencial para melhorar a aparição da sua clínica nas buscas do Google.

Afinal, o que é Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio foi lançado em 2014 com o propósito de trazer mais facilidade e comodidade para os empresários, que antes precisavam gerenciar o mesmo trabalho em várias ferramentas diferentes como o Google+, Google Search ou Google Maps.

Com esse lançamento, foi possível reunir em um único local todas as soluções que as outras ofereciam, tornando assim o processo de divulgação online das empresas mais simples e conveniente.

Todos sabem que o Google é um dos maiores sites de busca do mundo, abrangendo mais de 68% do mercado de pesquisa. E ainda, segundo estatísticas em relação à área médica, especificamente, o gigante da internet abraça, nada mais nada menos, do que 90% das pesquisas realizadas. E segundo a mesma fonte, 59% das pessoas costumam utilizá-lo todos os meses para encontrar empresas locais.

Esses dados nos mostram que estar no Google Meu Negócio realmente pode aumentar sua visibilidade online e melhorar a imagem da sua marca de maneira significativa.

A vantagem dessa ferramenta é que ela que pode ajudar, e muito, os seus potenciais clientes a encontrarem sua clínica mais facilmente, oferecendo resultados de pesquisa de forma instantânea e precisa.

Quando nos referimos a negócios locais ela se torna mais importante ainda, pois pode abranger uma determinada localidade onde o público-alvo da sua clínica está concentrado.

Para melhor exemplificar a sua funcionalidade, imagine que um cliente que se encontre próximo à sua clínica precise de um atendimento médico. Assim, ele vai até o Google fazer uma pesquisa para encontrar o especialista que precisa. É bem provável que ele opte por um que se localize na mesma região em que more ou trabalhe, não é mesmo?

Mas se esse potencial cliente digitar no Google uma palavra-chave como “clínicas médicas no bairro X”, por exemplo, ele conseguirá encontrar sua clínica e as informações que precisa para entrar em contato com ela; como telefone, endereço, e-mail ou site?

Se o consultório estiver cadastrado no Google Meu Negócio e com os dados atualizados, com certeza sim. Isso porque os mecanismos de busca exibirão seus resultados, tendo como base a pesquisa da palavra-chave feita pelo usuário, que busca por uma clínica em uma localidade específica.

Como cadastrar minha clínica?

Para começar, o Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google, muito responsiva e fácil de navegar.

Para se cadastrar basta acessar o site google.com/mybusiness e seguir todos os passos para editar o perfil da sua empresa. Após a edição de todas as informações pedidas, inclusive telefone e endereço, você receberá um código PIN no endereço fornecido ou por telefone para efetivamente autenticar sua conta.

Depois de terminar esse processo, você pode aperfeiçoar os detalhes do seu negócio para aumentar ainda mais o alcance da sua clínica, melhorando o relacionamento com seus clientes.

Você pode otimizar sua página com:

  • a descrição detalhada da sua clínica;
  • o acréscimo de fotos ou vídeos sobre suas especialidades;
  • criação de comentários;
  • publicação do horário de funcionamento, localização, telefone, site e informações adicionais;
  • divulgação de promoções, eventos, etc.

Mais vantagens do Google Meu Negócio para sua clínica médica

Ao se cadastrar na plataforma você também terá uma página no Google+ e no Google Maps para estabelecer ainda mais sua presença local. Assim, sua clínica poderá contar com o painel do Google Meu Negócio para:

  • gerenciar e atualizar as informações sobre sua clínica no Google;
  • aumentar o reconhecimento da sua marca;
  • acompanhar seus clientes e ver seus comentários na sua página;
  • gerenciar e analisar sua métricas;
  • aumentar o tráfego do seu site;
  • obter insights sobre suas campanhas.

Além de todos os benefícios já citados, você pode ter uma visão ampla do desempenho da sua clínica e obter informações bastante relevantes sobre visualizações, seguidores e cliques em sua página. Existem várias outras estatísticas importantes que podem ajudá-lo a otimizar melhor suas estratégias para atrair e fidelizar clientes.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que pode encurtar a distância entre sua clínica médica e o paciente, afinal, no mundo online tudo está à distância de um clique. Portanto, se deseja que seu consultório apareça bem nas buscas do Google e expanda sua presença digital, aposte nessa estratégia e veja seus resultados melhorarem exponencialmente.

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Módulo 1 – Conhecendo o Seu Negócio

É fundamental que você conheça como funciona o mercado em que você atua. Nesse módulo você vai aprender a entender os números que compõe o mercado da saúde, as pesquisas e os números dos concorrentes que quando bem interpretadas fazem a diferença na sua clínica.

Módulo 2 – Gestão do Dia a Dia

De nada adianta você entender de Gestão na teoria se não souber colocar ela na prática. Nesse módulo você vai aprender como colocar na prática os tópicos da sua gestão e gerenciar a sua equipe.

Módulo 3 – Como assumir a Liderança

A maioria dos gestores na saúde pensam que ser líder é ser chefe. E inicialmente para ter um negócio e até mesmo para liderar uma equipe dentro de uma clínica, hospital e um consultório, você necessita entender o que é ser líder. As pessoas querem seguir um líder. Ser chefe é coisa do passado.

Módulo 4 – Posicionamento de Mercado como Vantagem Competitiva

Saber se posicionar no mercado é o diferencial que vai te destacar para os seus pacientes e também será uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes. Quem não se posiciona, não se destaca, e sendo assim acaba sendo igual a todos.

Módulo 5 – Precificação

Quantas vezes você já precificou o seu serviço como deveria? Precificar comparando somente com o concorrente é um erro gigantesco. Nesse módulo você vai conhecer como precificar de verdade sua consulta e seus procedimentos. Sabe precificar é uma grande vantagem frente aos seus concorrentes.

Módulo 6 – Aprenda a Vender na sua Clínica

A Venda é o coração de uma empresa. A sua clínica é uma empresa! Mas entenda, você não deve jamais vender sem ética, empurrar procedimentos nos pacientes. Nesse módulo você vai aprender como vender sempre, todos os dias, e claro, vender sem medo de faturar.

Módulo 7 – Como desenvolver um Marketing de Sucesso

A maioria dos profissionais da saúde só se comunicam pelo Instagram. Nesse módulo eu ensino como você pode se destacar e divulgar a sua marca e seus serviços em outras redes sociais. Mostro também as diversas possibilidades que existem para a divulgação da sua clínica.

Módulo 8 – Experiência do Paciente - O futuro da Saúde

Hoje não só na saúde, mas em todos os setores da economia os pessoas procuram nas empresas um atendimento diferenciado e buscam viver uma experiência única de tudo que já viram.
A experiência do paciente é a soma de todas as interações que o paciente possa ter em um estabelecimento de saúde, desde o primeiro contato, até o momento da alta médica, que possam influenciar na percepção do cuidado, atenção e continuidade do atendimento.
E você vai aprender como implantar essa Experiência.

Módulo 9 – As Ferramentas Básicas do Atendimento

Nesse módulo vou te apresentar as habilidades técnicas que uma secretária precisa ter e quais ferramentas são fundamentais para ela se organizar.

Módulo 10 – Atendimento de Excelência

Neste módulo você vai aprender o que é um atendimento de excelência, quais são os pilares para você implantar ele na sua clínica, como lidar com pacientes insatisfeitos e exemplos de excelência de grandes marcas que vão te ensinar pequenas ações de alto impacto.

11 – Jornada de Encantamento ao Paciente

Nesse módulo você vai aprender o que é encantamento e como gerar encantamento para o seu paciente através de ações no antes, durante e depois da consulta.