Redes sociais para médicos: como fazer marketing da minha clínica?

Independentemente da área de atuação, qualquer profissional precisa chamar a atenção do seu público de interesse. Dentre as possibilidades que envolvem o marketing, as redes sociais para médicos são excelentes alternativas, pois oferecem canais de divulgação por um custo relativamente baixo.

Essas plataformas digitais possuem grande poder de alcance e, se bem utilizadas, podem fazer toda a diferença para a clínica ou o consultório médico. Para se ter uma ideia desse potencial, confira a quantidade de usuários das principais redes sociais no Brasil:

  • Facebook: 103 milhões de usuários;
  • Instagram: 19,65 milhões de adeptos;
  • WhatsApp: utilizado por 30% da população brasileira e presente em 70% dos celulares do país.

Quer saber como desenvolver o marketing da sua clínica nas redes sociais? Continue a leitura e confira nossas dicas!

Redes sociais para médicos: por que é tão importante pensar nessa estratégia?

A internet está presente na rotina de boa parte da população. As pessoas a utilizam para pesquisar produtos e serviços, pedir indicações de profissionais, avaliar serviços contratados, dentre outras atividades. E não se engane: elas também fazem tudo isso quando o assunto é o tratamento médico.

Contar com uma estratégia de marketing para redes sociais é construir uma presença digital nos locais em que os pacientes — atuais e em potencial — estão. Com isso, é possível trabalhar o relacionamento com essas pessoas e, ao mesmo tempo, fortalecer a sua imagem como profissional.

Dessa forma, médicos e profissionais de saúde podem divulgar clínicas e consultórios de maneira única: oferecendo conteúdos de qualidade, mantendo uma política de relacionamento com seus pacientes e criando uma sensação de proximidade com as pessoas.

Cuidados

Assim como qualquer perfil ou página na internet, é preciso ter bastante cuidado com a exposição virtual e com a gestão da imagem — tanto dos profissionais quanto dos consultórios e das clínicas. Um deslize nesse processo pode custar muito caro para os médicos e o negócio.

Além disso, é preciso ficar atento ao que a legislação e os preceitos éticos determinam quanto aos processos de marketing digital. O Conselho Federal de Medicina (CFM), por exemplo, emitiu uma resolução em que veda a realização de consultas, diagnóstico e prescrição de remédios pelas redes sociais.

Mas isso não impede os médicos de se comunicarem com seus pacientes pela internet e tirarem as dúvidas que eles possam ter. Porém, é preciso ter em mente que existem limites nessa relação e que é necessário destacar sempre a importância da consulta presencial.

Outro fator que merece atenção é o conteúdo divulgado nos perfis das mídias sociais. Fotos e vídeos que mostrem a rotina de trabalho podem acabar por expor pacientes, o que viola princípios éticos. Se for fazer alguma postagem em que haja usuários da clínica, certifique-se de que esteja autorizado a isso.

E não se esqueça de conferir sempre as fontes dos materiais que compartilha, pois as pessoas que seguem seus perfis têm os médicos como referência no assunto. Dessa forma, postar informações erradas pesa negativamente a imagem do profissional, além de causar transtornos.

O que fazer nas mídias sociais?

A internet permite uma diversidade de trabalhos para a divulgação de clínicas e consultórios. E o blog é uma ferramenta poderosa para veicular conteúdos relevantes e permitir que as pessoas te encontrem por meio de buscadores como o Google. E mais: esse tipo de material é facilmente compartilhado nas redes sociais.

Os canais de comunicação na internet também são ótimos para o relacionamento com o seu público. Para isso, responda sempre os comentários que receber — sejam positivos ou negativos — e mantenha contato com os pacientes, por meio das mensagens inbox. Nunca deixe uma pessoa sem retorno.

Conteúdo de qualidade e bom relacionamento fazem com que os usuários das mídias sociais se engajem com o perfil da clínica ou do consultório. E isso aumenta a sua relevância nas redes sociais, o que te levará a construir uma imagem de credibilidade, autoridade e referência dentro do mercado de saúde.

Como fazer?

As redes sociais oferecem boa oportunidade para a divulgação do trabalho médico, mas ainda resta saber como desenvolver as estratégias de marketing nesses canais de comunicação. Nos próximos parágrafos, explicaremos como elaborar tal planejamento. Confira!

Onde sua audiência está?

Cada rede social tem sua particularidade e conta com tipos de público específicos. É preciso compreender quem é o usuário de sua clínica ou seu consultório para saber em qual mídia online ele está presente.

Procure determinar perfis para os seus pacientes. É possível separá-los por idade, gênero e classe social, dentre outros aspectos. Depois, é só recorrer às redes sociais que mais se encaixam nessas descrições.

Qual é o seu objetivo?

É importante saber o porquê de estar nas mídias sociais. Uma boa estratégia de marketing nasce da definição dos objetivos a serem alcançados. Quer aumentar o número de pacientes? Fortalecer a marca do consultório e da clínica? Pretende fidelizar seu público?

Cada uma dessas possibilidades demanda um trabalho diferente. Sabendo quais são suas metas, fica mais fácil produzir conteúdo e definir as melhores táticas para que seja possível alcançá-las.

Quem são seus pacientes?

Não basta ter uma lista de objetivos claros e saber quais as redes sociais que o seu público mais acessa. É preciso conhecer essas pessoas, quais são as suas preferências e como elas se comportam na internet.

Para produzir materiais que funcionem, é necessário saber qual tipo de conteúdo os pacientes estão dispostos a consumir. Além disso, é interessante perceber a melhor forma de se comunicar com essas pessoas, ou seja, qual tipo de linguagem deve ser utilizado em suas publicações.

Qual a importância de caprichar no conteúdo?

Nenhuma estratégia de marketing digital funcionará se não houver certo zelo na produção do conteúdo. Mais do que determinar onde sua audiência está, conhecer seu público e definir seus objetivos, é preciso ser relevante e chamar a atenção das pessoas. E o conteúdo serve para isso.

Grave vídeos com dicas médicas, compartilhe artigos sobre cuidados com a saúde, ressalte, em posts, a importância da prevenção e do cuidado rotineiro com o corpo, dentre outras ações. E faça isso com qualidade!

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Módulo 1 – Conhecendo o Seu Negócio

É fundamental que você conheça como funciona o mercado em que você atua. Nesse módulo você vai aprender a entender os números que compõe o mercado da saúde, as pesquisas e os números dos concorrentes que quando bem interpretadas fazem a diferença na sua clínica.

Módulo 2 – Gestão do Dia a Dia

De nada adianta você entender de Gestão na teoria se não souber colocar ela na prática. Nesse módulo você vai aprender como colocar na prática os tópicos da sua gestão e gerenciar a sua equipe.

Módulo 3 – Como assumir a Liderança

A maioria dos gestores na saúde pensam que ser líder é ser chefe. E inicialmente para ter um negócio e até mesmo para liderar uma equipe dentro de uma clínica, hospital e um consultório, você necessita entender o que é ser líder. As pessoas querem seguir um líder. Ser chefe é coisa do passado.

Módulo 4 – Posicionamento de Mercado como Vantagem Competitiva

Saber se posicionar no mercado é o diferencial que vai te destacar para os seus pacientes e também será uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes. Quem não se posiciona, não se destaca, e sendo assim acaba sendo igual a todos.

Módulo 5 – Precificação

Quantas vezes você já precificou o seu serviço como deveria? Precificar comparando somente com o concorrente é um erro gigantesco. Nesse módulo você vai conhecer como precificar de verdade sua consulta e seus procedimentos. Sabe precificar é uma grande vantagem frente aos seus concorrentes.

Módulo 6 – Aprenda a Vender na sua Clínica

A Venda é o coração de uma empresa. A sua clínica é uma empresa! Mas entenda, você não deve jamais vender sem ética, empurrar procedimentos nos pacientes. Nesse módulo você vai aprender como vender sempre, todos os dias, e claro, vender sem medo de faturar.

Módulo 7 – Como desenvolver um Marketing de Sucesso

A maioria dos profissionais da saúde só se comunicam pelo Instagram. Nesse módulo eu ensino como você pode se destacar e divulgar a sua marca e seus serviços em outras redes sociais. Mostro também as diversas possibilidades que existem para a divulgação da sua clínica.

Módulo 8 – Experiência do Paciente - O futuro da Saúde

Hoje não só na saúde, mas em todos os setores da economia os pessoas procuram nas empresas um atendimento diferenciado e buscam viver uma experiência única de tudo que já viram.
A experiência do paciente é a soma de todas as interações que o paciente possa ter em um estabelecimento de saúde, desde o primeiro contato, até o momento da alta médica, que possam influenciar na percepção do cuidado, atenção e continuidade do atendimento.
E você vai aprender como implantar essa Experiência.

Módulo 9 – As Ferramentas Básicas do Atendimento

Nesse módulo vou te apresentar as habilidades técnicas que uma secretária precisa ter e quais ferramentas são fundamentais para ela se organizar.

Módulo 10 – Atendimento de Excelência

Neste módulo você vai aprender o que é um atendimento de excelência, quais são os pilares para você implantar ele na sua clínica, como lidar com pacientes insatisfeitos e exemplos de excelência de grandes marcas que vão te ensinar pequenas ações de alto impacto.

11 – Jornada de Encantamento ao Paciente

Nesse módulo você vai aprender o que é encantamento e como gerar encantamento para o seu paciente através de ações no antes, durante e depois da consulta.