Marketing para Médicos: 5 passos para você fazer um marketing de sucesso

O marketing para médicos pode ser um grande diferencial para que sua clínica (ou seu consultório) conquiste cada vez mais pacientes. Além disso, com uma boa divulgação, um médico se torna reconhecido em sua região de atuação, de modo que será uma referência quando alguém procurar pela especialidade em que ele atua.

No entanto, para fazer um marketing para médicos de sucesso, é necessário passar por algumas etapas básicas. Você está em dúvida sobre como proceder nesse sentido? Não tem problema! Elaboramos um passo a passo, com 5 dicas para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing para a sua clínica. Continue a leitura e confira!

1. Defina um objetivo

Antes de iniciar uma estratégia de marketing de forma efetiva, é necessário pensar no objetivo que deseja cumprir. Você quer conquistar mais pacientes? Ou, então, pretende trabalhar o seu nome para que seja autoridade em determinado segmento da medicina, como a cardiologia ou a neurologia, por exemplo?

Tudo isso precisa ser muito bem pensado. Assim, as estratégias de marketing médico apresentarão uma real eficácia para a sua clínica.

2. Crie uma persona

É importante que você defina uma ou mais personas para direcionar suas estratégias de marketing. Trata-se de um personagem semifictício, que representa as pessoas que procuram o seu consultório por algum motivo.

A criação da persona é feita após um detalhado estudo dos perfis de público alcançados. Esse trabalho pode ser realizado com maior precisão por um profissional da área da comunicação, como um publicitário ou relações públicas — ambos possuem expertise para mapear públicos.

3. Faça parcerias

Vale lembrar que, para ter um marketing de sucesso, é necessário contar com uma equipe qualificada. Nesse sentido, existem duas opções: admitir um especialista no assunto, que atue exclusivamente nessa área na clínica, ou, então, contratar uma agência com um time conceituado para assumir a gestão de marketing.

Com bons profissionais cuidando da sua conta, você poderá reservar um tempo maior para atender os pacientes, além de se especializar ainda mais em sua área de atuação.

4. Atente-se ao código de ética do Conselho Federal de Medicina

O Conselho Federal de Medicina (CFM) disponibiliza o Manual da Publicidade Médica para download. Trata-se de um conjunto de regras e normativas que regulamenta a divulgação na área da medicina e tem por objetivo coibir eventuais abusos.

Entre as principais proibições que o conselho propõe para a publicidade médica, está o uso de fotos de pacientes em materiais promocionais e a redação de textos com cunho sensacionalista, que garantam a cura de uma determinada doença após a submissão a um tratamento, por exemplo.

5. Utilize as ferramentas de marketing que estão em alta no momento

São diversas as ferramentas que podem ser utilizadas em uma boa estratégia de marketing. Além disso, cada uma delas deve ser empregada para atingir um público (ou persona) em específico, por exemplo.

Listamos, abaixo, os principais recursos de marketing que estão em alta no momento. Veja:

Mídias sociais

Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, entre tantas outras. São inúmeras as mídias sociais disponíveis hoje em dia — e é raro encontrarmos uma pessoa que não esteja presente em pelo menos uma delas. É por esse motivo que o marketing médico não pode deixar de utilizar essas poderosas ferramentas.

Mas vale lembrar que não basta criar uma conta nas redes: é preciso planejar conteúdos de qualidade para serem postados e, assim, gerar engajamento e aprimorar o relacionamento com o público. Outro ponto interessante é que, a partir de uma resolução pública de 2015, o CFM passou a permitir a divulgação do endereço e do telefone de consultórios nas mídias sociais.

Identidade visual

Engana-se quem pensa que a identidade visual é composta apenas por um logotipo que identifica um profissional ou uma empresa. O conceito é muito mais amplo e contempla, além do logo, todo o conjunto de cores, grafismos e demais elementos que compõem as comunicações visuais.

Recomenda-se que a identidade visual seja utilizada como base para qualquer material — impresso ou digital — produzido para divulgar clínicas ou consultórios. Assim, sempre que alguém visualizar uma publicação nas mídias sociais e receber o seu cartão de visita ou receituário identificará facilmente a sua marca.

Marketing de conteúdo

Uma estratégia para atrair pacientes às clínicas que está ganhando cada vez mais adeptos é o marketing de conteúdo. Trata-se de uma ação em que são produzidos conteúdos de qualidade para o público, como textos e vídeos publicados em sites ou blogs.

A ideia é que o público-alvo encontre seus canais quando realizar buscas genéricas na web e, assim, procure por seu consultório para saber mais sobre o assunto ou solucionar um problema. Um exemplo de médico que utiliza muito bem o marketing de conteúdo é o Dráuzio Varela, que mantém um blog no qual esclarece dúvidas sobre doenças diversas, apresentando sintomas e tratamentos mais indicados para cada uma das patologias.

WhatsApp

Prestar atendimento pelo WhatsApp não é algo considerado adequado ou legal. Porém, o aplicativo pode ser utilizado principalmente pelas secretárias, para manter contato com os pacientes.

O mensageiro eletrônico é muito útil para lembrar as pessoas quanto às consultas de retorno, enviar resultados de exames etc. Assim, o recurso também pode ser utilizado para potencializar o marketing, por meio do bom atendimento prestado.

Site

Outro item que não deve ficar de fora de uma estratégia de marketing médico é o site. Recomenda-se que você mantenha um site personalizado, com informações diversas sobre a clínica ou o consultório.

Além disso, ele precisa ser responsivo, ou seja, se adaptar a qualquer tipo de tela em que for acessado. Desse modo, uma pessoa que abre o conteúdo em um celular com o visor pequeno terá uma experiência tão agradável quanto aquela que o fizer por meio de um computador de tela grande.

Seguindo nossas dicas de marketing para médicos e estando sempre atendo às normativas do CFM, temos certeza de que você conquistará ainda mais sucesso em sua carreira. Que tal, agora, levar essas informações para seus colegas médicos? Compartilhe este post em suas mídias sociais e ajude-os também! 

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Hoje não só na saúde, mas em todos os setores da economia os pessoas procuram nas empresas um atendimento diferenciado e buscam viver uma experiência única de tudo que já viram.
A experiência do paciente é a soma de todas as interações que o paciente possa ter em um estabelecimento de saúde, desde o primeiro contato, até o momento da alta médica, que possam influenciar na percepção do cuidado, atenção e continuidade do atendimento.
E você vai aprender como implantar essa Experiência.

Módulo 9 – As Ferramentas Básicas do Atendimento

Nesse módulo vou te apresentar as habilidades técnicas que uma secretária precisa ter e quais ferramentas são fundamentais para ela se organizar.

Módulo 10 – Atendimento de Excelência

Neste módulo você vai aprender o que é um atendimento de excelência, quais são os pilares para você implantar ele na sua clínica, como lidar com pacientes insatisfeitos e exemplos de excelência de grandes marcas que vão te ensinar pequenas ações de alto impacto.

11 – Jornada de Encantamento ao Paciente

Nesse módulo você vai aprender o que é encantamento e como gerar encantamento para o seu paciente através de ações no antes, durante e depois da consulta.