Inbound Marketing: saiba como aplicar estratégias de marketing em sua clínica médica

Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes. 

Albert Einstein 

Você percebe que a estratégia de marketing tradicional que usa no seu negócio já não traz os mesmos resultados de antes? Deseja usar os seus investimentos em marketing com estratégias realmente eficientes? 

Então, carregue a frase de Einstein como um conselho sincero e faça algo diferente para mudar os seus resultados. Acompanhe este artigo até o fim para descobrir o que é Inbound Marketing e como essa estratégia pode trazer excelentes resultados para a sua clínica médica.

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é uma metodologia que tem o objetivo de atrair mais pacientes de forma diferente das estratégias tradicionais, em que as pessoas são interrompidas por propagandas em momentos inoportunos.  

A base dessa estratégia, também conhecida como marketing de atraçãoé o conteúdo. Este, por sua vez, tem como objetivo educar a persona (personagem semifictício que representa o cliente ideal) sobre a solução dos seus problemas, levando-a até a decisão de compra por meio do funil de vendas (ações de marketing que conduzem a pessoa pela jornada de compra).

Assim, pessoas interessadas em seus conteúdos são atraídas para o blog da sua empresa, onde começa a ser construído um relacionamento com seus potenciais compradores. O objetivo é que você consiga manter essa comunicação de forma direta, com o contato dessas pessoas. 

O marketing de atração se divide em três grandes pilares: SEO (otimização para os mecanismos de busca), marketing de conteúdo e redes sociais. Com uma estratégia unindo todos esses pontos, você conseguirá bons resultados. Acompanhe para entender o porquê. 

Qual a sua importância para uma clínica médica?

O comportamento do consumidor mudou bastante com o avanço da internet, sendo muito comum que as pessoas façam pesquisas relacionadas a sintomas de doenças, até mesmo tratamentos específicos, antes de entrar em contato com alguma clínica médica.

Com uma rápida pesquisa no Google, o consumidor consegue informações sobre as clínicas médicas e seus médicos, para conhecer mais sobre os tratamentos oferecidos, a proximidade do estabelecimento, além de todos os diferenciais e benefícios que recebem. 

Além disso, quando uma pessoa está decidindo a clínica em que vai se consultar, leva muito em consideração a imagem que a empresa passa e as recomendações e indicações dos pacientes. É nesse ponto que o Inbound Marketing trabalha, e o intuito é que, no final do processo, o cliente se torne um divulgador da marca.

Assim, além da credibilidade que a clínica passa a ter, consegue também fidelizar seus pacientes. Esses são alguns do benefícios dessa estratégia no seu negócio, como também a diminuição do custo de aquisição de novos clientes, a otimização do processo de vendas e a mensuração de cada ação de marketing que permite o cálculo do ROI (retorno sobre o investimento). 

Veja alguns dados bem interessantes: 

  • o Inbound Marketing gasta 62% menos na geração de leads;

  • empresas que nutrem os seus leads geram 50% mais vendas;

  • 80% dos consumidores preferem fazer pesquisas sobre produtos e serviços a receber anúncios.

Como usar o Inbound Marketing nas estratégias de marketing? 

Melhor que saber todos os benefícios que essa estratégia traz para o seu negócio é percebê-los, não é mesmo? Então acompanhe algumas ações práticas que você pode fazer para obter os benefícios do marketing de atração: 

1. Tenha um site bem construído 

O site da sua clínica funciona como um poderoso cartão de visitas, por isso é muito importante que ele contenha todos os dados e informações indispensáveis sobre a sua empresa — localização, telefones, credenciais, formulários para contato — e que eles sejam encontrados facilmente. 

Além disso, o site precisa ser construído pensando na experiência do usuário porque as pessoas podem acessá-lo pelos dispositivos mais variados, como computador, tablet e smartphone, e é por isso que ele precisa ser responsivo e se adaptar a todos os formatos. 

2. Otimize o seu site com SEO 

Nas buscas orgânicas, 68% dos cliques vão para os três primeiros resultados que aparecem e 75% dos usuários não passam dessa primeira página. Sendo assim, a pergunta que fica é: se um cliente em potencial procurar clínicas na sua cidade, você estará entre os primeiros resultados? 

Para que o seu site esteja bem posicionado, é preciso que todo o seu conteúdo esteja relacionado com o interesse dos seus futuros pacientes e que as palavras-chave certas sejam usadas. Algumas práticas de SEO para otimizar o seu conteúdo são: 

  • procure, no Google Keyword Planner, as palavras mais procuradas por pessoas interessadas nos tratamentos que a sua clínica oferece; 

  • utilize essas palavras-chave no título do seu artigo, em um intertítulo e no conteúdo do texto;

  • cadastre a sua clínica no Google Meu Negócio.

3. Use estratégias de marketing de conteúdo 

Essas estratégias se baseiam na produção de conteúdo de qualidade que seja relevante para os seus futuros pacientes.  

Para que esse conteúdo seja assertivo, é preciso que você conheça muito bem a sua persona. Além disso, é importante analisar as suas principais dúvidas a respeito das doenças e tratamentos que ela procura e identificar as palavras-chave usadas. 

Isso permitirá que você produza excelentes conteúdos que o encaminharão para as primeiras posições do Google. Completadas essas etapas iniciais, basta escolher que tipo de conteúdo produzir — artigos para o seu blog, e-books ou webinars, que servem como ricos materiais educativos para a geração de leads. 

4. Esteja presente nas redes sociais  

O marketing boca a boca ganhou outro nível com a internet. O que antes era uma indicação para os poucos amigos mais próximos hoje é uma recomendação para os amigos dos seus amigos, além de pessoas completamente desconhecidas. 

Os seus pacientes atuais podem deixar as suas avaliações sobre a clínica, o atendimento e as consultas na página da sua marca nas redes sociais e, assim, atrair mais clientes para o seu negócio. Além de tudo, isso gera mais credibilidade e visibilidade para a sua empresa. 

As redes sociais devem ser utilizadas como fonte de atração de tráfego para o seu site e blog. Assim, todo conteúdo produzido e publicado no blog deve ser divulgado nas redes sociais para alcançar mais pessoas. As redes também servem para manter o relacionamento e a interação com os seguidores, respondendo aos comentários e aos elogios à clínica.

O marketing de atração é uma estratégia que traz muitos benefícios. Auxilia na construção da autoridade da clínica, aumenta a sua visibilidade, impactando mais clientes em potencial, e fideliza os seus pacientes tornando-os divulgadores da marca. 

Por isso, investir em Inbound Marketing é garantia de bons resultados e crescimento do seu negócio.  

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Módulo 1 – Conhecendo o Seu Negócio

É fundamental que você conheça como funciona o mercado em que você atua. Nesse módulo você vai aprender a entender os números que compõe o mercado da saúde, as pesquisas e os números dos concorrentes que quando bem interpretadas fazem a diferença na sua clínica.

Módulo 2 – Gestão do Dia a Dia

De nada adianta você entender de Gestão na teoria se não souber colocar ela na prática. Nesse módulo você vai aprender como colocar na prática os tópicos da sua gestão e gerenciar a sua equipe.

Módulo 3 – Como assumir a Liderança

A maioria dos gestores na saúde pensam que ser líder é ser chefe. E inicialmente para ter um negócio e até mesmo para liderar uma equipe dentro de uma clínica, hospital e um consultório, você necessita entender o que é ser líder. As pessoas querem seguir um líder. Ser chefe é coisa do passado.

Módulo 4 – Posicionamento de Mercado como Vantagem Competitiva

Saber se posicionar no mercado é o diferencial que vai te destacar para os seus pacientes e também será uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes. Quem não se posiciona, não se destaca, e sendo assim acaba sendo igual a todos.

Módulo 5 – Precificação

Quantas vezes você já precificou o seu serviço como deveria? Precificar comparando somente com o concorrente é um erro gigantesco. Nesse módulo você vai conhecer como precificar de verdade sua consulta e seus procedimentos. Sabe precificar é uma grande vantagem frente aos seus concorrentes.

Módulo 6 – Aprenda a Vender na sua Clínica

A Venda é o coração de uma empresa. A sua clínica é uma empresa! Mas entenda, você não deve jamais vender sem ética, empurrar procedimentos nos pacientes. Nesse módulo você vai aprender como vender sempre, todos os dias, e claro, vender sem medo de faturar.

Módulo 7 – Como desenvolver um Marketing de Sucesso

A maioria dos profissionais da saúde só se comunicam pelo Instagram. Nesse módulo eu ensino como você pode se destacar e divulgar a sua marca e seus serviços em outras redes sociais. Mostro também as diversas possibilidades que existem para a divulgação da sua clínica.

Módulo 8 – Experiência do Paciente - O futuro da Saúde

Hoje não só na saúde, mas em todos os setores da economia os pessoas procuram nas empresas um atendimento diferenciado e buscam viver uma experiência única de tudo que já viram.
A experiência do paciente é a soma de todas as interações que o paciente possa ter em um estabelecimento de saúde, desde o primeiro contato, até o momento da alta médica, que possam influenciar na percepção do cuidado, atenção e continuidade do atendimento.
E você vai aprender como implantar essa Experiência.

Módulo 9 – As Ferramentas Básicas do Atendimento

Nesse módulo vou te apresentar as habilidades técnicas que uma secretária precisa ter e quais ferramentas são fundamentais para ela se organizar.

Módulo 10 – Atendimento de Excelência

Neste módulo você vai aprender o que é um atendimento de excelência, quais são os pilares para você implantar ele na sua clínica, como lidar com pacientes insatisfeitos e exemplos de excelência de grandes marcas que vão te ensinar pequenas ações de alto impacto.

11 – Jornada de Encantamento ao Paciente

Nesse módulo você vai aprender o que é encantamento e como gerar encantamento para o seu paciente através de ações no antes, durante e depois da consulta.