Paciente Satisfeito é Vitrine (O segredo do consultório milionário)

O que os consultórios mais almejam é ter seu paciente satisfeito. Pessoas satisfeitas com a forma como foram atendidas podem  ser o principal indicador da qualidade de serviços prestados pelos profissionais. Ao menos, dessa maneira que terceiros observam essa relação e, sendo assim, o paciente satisfeito é vitrine para outras pessoas.

Toda vez que uma pessoa procura por uma clínica ou um consultório para realizar qualquer procedimento médico, ela tem uma motivação, o que significa que tem a expectativa de resolver um problema de saúde ou tratar da melhor forma possível. Quando há satisfação na forma como foi atendida, prontamente, se entende que o profissional cumpriu o seu papel.

Garantir esse atendimento de qualidade para os clientes envolve uma série de fatores fundamentais  que devem trespassar a mente de todos os profissionais da área de saúde. Afinal, com boa estrutura e equipamentos, é possível oferecer maior conforto e segurança aos pacientes que procuram pelo consultório.

O paciente satisfeito é vitrine, porém para conseguir que isso aconteça, as clínicas e os consultórios irão precisar fazer alguns investimentos que garantam essa evolução significativa no momento de receber os seus pacientes. São investimentos que vão da estrutura, capacitação dos profissionais (de todos os setores) até a organização e disposição no espaço.

É essencial que a pessoa se sinta bem ao receber o atendimento, só assim se garante que ele possa voltar ao consultório quando novamente houver necessidade ou que haja a possibilidade de recomendar a sua clínica para alguém.

Quando se trabalha o marketing e a comunicação na saúde, buscar a satisfação do paciente é o principal aspecto para trabalhar novas ações. Isso pode garantir o tão esperado sucesso dentro do mercado e distinguir você de alguns concorrentes. Conseguir construir uma boa relação de confiabilidade e bem-estar não é uma tarefa simples.

Essa relação se torna um pouco mais complexa a partir do momento que levamos em conta que duas das características principais das atuais relações são a agilidade e a informação. Portanto, é preciso que a organização e a tecnologia empregada no local sejam eficientes e todos os profissionais estejam aptos e preparados para sanar dúvidas e necessidades.

Paciente satisfeito é vitrine e o insatisfeito é um problema

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Não se deve pensar em um paciente como se fosse apenas um cliente pagando por um serviço de saúde. Devemos ir além disso, afinal, estamos falando do bem-estar das pessoas, da saúde e, em alguns casos, falamos de coisas que podem ser determinantes para a sua qualidade de vida e, até mesmo, sobrevivência.

Portanto, é certo afirmar que quando um paciente procura um consultório ou uma clínica para solucionar os problemas de saúde que apresenta, não estão simplesmente á procura de um local para tratar o que tem ou curá-lo. As pessoas procuram também nesses ambientes um lugar onde possam se sentir confortáveis, acolhidas e possam colocar, o seu bem-estar na mão de outra pessoa.

Logo, o profissional da saúde desempenha um papel muito importante que é ter a responsabilidade de garantir que o máximo será feito para que aquela pessoa tenha o seu principal objetivo alcançado. O paciente satisfeito é vitrine e para oferecer tal satisfação é necessário que a pessoa atendida compreenda que você ou sua equipe foram além do que precisava ser feito.

O importante é compreender que por mais complicado que seja o quadro do paciente, ele sempre espera que o seu problema seja resolvido. Até porque se assim não fosse ele não procuraria por um consultório.

Já um paciente insatisfeito consegue se tornar um problema para o consultório. Geralmente, as informações negativas relacionadas ao atendimento costumam se espalhar com maior rapidez do que as positivas. Dessa forma, basta a apenas haver um paciente infeliz com a forma como foi atendido para influenciar o pensamento de outras pessoas.

O paciente satisfeito é vitrine porque a experiência é a principal forma de transmitir às informações relativas a qualidade de trabalho a uma outra pessoa.

Vantagens de ter um paciente satisfeito

Se preocupar com a forma de oferecer um serviço para a pessoa que procura a sua clínica é fundamental porque garante algumas vantagens que só é possível conseguir seguindo esses passos. Reiterando o fato de que um paciente satisfeito é vitrine.

Um paciente satisfeito com os serviços prestados pelo consultório ou pela clínica terá uma grande probabilidade de voltar ao local se houver reincidência, mas, principalmente, se no caso dele for preciso fazer um tratamento. Isso é muito importante para locais que trabalham tratando enfermidades relativas a doenças crônicas ou recorrentes.

Depois da aprovação pessoal, o paciente satisfeito vira vitrine. Pois, quando falamos de saúde, a principal forma de fazer a divulgação dos serviços é a propagação “boca a boca”. Os clientes felizes com a forma como foram atendidos e com a eficiência do atendimento recomendam a outras pessoas, falam bem de você como profissional, da sua clínica ou do seu consultório.

Quando há problemas relacionados ao atendimento ou com o funcionamento de um local, os pacientes costumam reclamar e, como resultado, será preciso investir ainda mais em elementos que consigam diminuir tal dificuldade e fazer com que as coisas melhorem sob esse aspecto.

Levando isso em consideração, podemos afirmar também que o paciente satisfeito é vitrine, sim, , mas, além disso, a satisfação com o serviço também implica em um menor custo com correções operacionais, menor necessidade de investimentos e redução considerável de gastos em diversos aspectos. É mais barato manter um paciente do que reconquistá-lo.

Outra vantagem muito importante em fazer com que o paciente fique contente com o serviço prestado se direciona às questões financeiras, e mais especificamente lucrativas para você e o seu negócio. Um paciente satisfeito é vitrine, mas, sobretudo, está mais disposto a pagar elevados preços para ter a sua saúde em dia sem grandes aborrecimentos.

Ter a confiança de que o procedimento irá resolver o seu problema, somando a credibilidade dos profissionais atuantes, e flexibilizando a forma de pagamento faz com que seus pacientes não sintam tanto os preços praticados pelo consultório.

Leia um pouco mais sobre Atendimento Perfeito neste artigo.

É muito importante se preocupar com a qualidade do serviço que é oferecido às pessoas que procuram pelo seu consultório, afinal de contas, um paciente satisfeito é vitrine. Se quiser saber mais sobre esses e outros  assuntos relacionados a  gestão de carreiras na saúde, clínicas e consultórios, continue lendo os textos aqui do blog.

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Módulo 1 – Conhecendo o Seu Negócio

É fundamental que você conheça como funciona o mercado em que você atua. Nesse módulo você vai aprender a entender os números que compõe o mercado da saúde, as pesquisas e os números dos concorrentes que quando bem interpretadas fazem a diferença na sua clínica.

Módulo 2 – Gestão do Dia a Dia

De nada adianta você entender de Gestão na teoria se não souber colocar ela na prática. Nesse módulo você vai aprender como colocar na prática os tópicos da sua gestão e gerenciar a sua equipe.

Módulo 3 – Como assumir a Liderança

A maioria dos gestores na saúde pensam que ser líder é ser chefe. E inicialmente para ter um negócio e até mesmo para liderar uma equipe dentro de uma clínica, hospital e um consultório, você necessita entender o que é ser líder. As pessoas querem seguir um líder. Ser chefe é coisa do passado.

Módulo 4 – Posicionamento de Mercado como Vantagem Competitiva

Saber se posicionar no mercado é o diferencial que vai te destacar para os seus pacientes e também será uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes. Quem não se posiciona, não se destaca, e sendo assim acaba sendo igual a todos.

Módulo 5 – Precificação

Quantas vezes você já precificou o seu serviço como deveria? Precificar comparando somente com o concorrente é um erro gigantesco. Nesse módulo você vai conhecer como precificar de verdade sua consulta e seus procedimentos. Sabe precificar é uma grande vantagem frente aos seus concorrentes.

Módulo 6 – Aprenda a Vender na sua Clínica

A Venda é o coração de uma empresa. A sua clínica é uma empresa! Mas entenda, você não deve jamais vender sem ética, empurrar procedimentos nos pacientes. Nesse módulo você vai aprender como vender sempre, todos os dias, e claro, vender sem medo de faturar.

Módulo 7 – Como desenvolver um Marketing de Sucesso

A maioria dos profissionais da saúde só se comunicam pelo Instagram. Nesse módulo eu ensino como você pode se destacar e divulgar a sua marca e seus serviços em outras redes sociais. Mostro também as diversas possibilidades que existem para a divulgação da sua clínica.

Módulo 8 – Experiência do Paciente - O futuro da Saúde

Hoje não só na saúde, mas em todos os setores da economia os pessoas procuram nas empresas um atendimento diferenciado e buscam viver uma experiência única de tudo que já viram.
A experiência do paciente é a soma de todas as interações que o paciente possa ter em um estabelecimento de saúde, desde o primeiro contato, até o momento da alta médica, que possam influenciar na percepção do cuidado, atenção e continuidade do atendimento.
E você vai aprender como implantar essa Experiência.

Módulo 9 – As Ferramentas Básicas do Atendimento

Nesse módulo vou te apresentar as habilidades técnicas que uma secretária precisa ter e quais ferramentas são fundamentais para ela se organizar.

Módulo 10 – Atendimento de Excelência

Neste módulo você vai aprender o que é um atendimento de excelência, quais são os pilares para você implantar ele na sua clínica, como lidar com pacientes insatisfeitos e exemplos de excelência de grandes marcas que vão te ensinar pequenas ações de alto impacto.

11 – Jornada de Encantamento ao Paciente

Nesse módulo você vai aprender o que é encantamento e como gerar encantamento para o seu paciente através de ações no antes, durante e depois da consulta.