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O que é atendimento perfeito? (O Guia Completo)

Osvaldo Rodrigues 14 de março de 2017 2 comentários Atendimento Perfeito

Alguns fatores são fundamentais para as pessoas que trabalham na área da saúde. Quando observamos os aspectos que podem determinar em  ter ou não uma carreira de sucesso, nos deparamos com questões que vão muito além da situação financeira. Tentar alcançar um atendimento perfeito é o diferencial.

Não se deve esquecer que os profissionais da área da saúde influenciam completamente a qualidade de vida das pessoas. Da mesma forma como se podem promover mudanças significativas e positivas na vida dos pacientes, também é possível que uma falta de atenção possa comprometer a sua vida.

Portanto, é comum que tenhamos que muitas vezes enfrentar momentos em que os pacientes parecem desconfiar de nossas capacidades. O que, afinal, pode não significar desconfiança, mas sim uma precaução, um receio, de que além de você se preocupar com a saúde do seu paciente, também se preocupa com a sua segurança.

E por que culparíamos um paciente preocupado com a credibilidade do profissional que está prestes a atendê-lo, já que falamos como uma intervenção pode ser determinante para o restante da vida das pessoas?  Sob esse aspecto, se preocupar com um atendimento perfeito também é oferecer aos pacientes uma maior credibilidade.

Para ser um profissional com reconhecimento no mercado (e todos querem ser ressaltados e desempenhar um trabalho de boa qualidade), é fundamental ter em mente como diferentes fatores podem ajudá-lo a crescer e alcançar os seus objetivos. Um bom histórico com antigos pacientes, possíveis recomendações, a forma de atendimento, tudo isso conta muito para o aumento do seu reconhecimento e sua credibilidade como um bom profissional.

Como garantir um atendimento perfeito?

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Para compreender como devemos recepcionar um paciente, basta se colocar no lugar dele. Quando entramos em qualquer estabelecimento, clínicas, consultórios, hospitais, e até mesmo na casa de outras pessoas, a primeira coisa que notamos é a estrutura do lugar. Além dos equipamentos em bom estado, a higiene e a organização do lugar também desempenham papel essencial de receptividade. Ao entrar em um consultório ou em uma clínica não é diferente, as primeiras impressões de um paciente começam a serem elaboradas em sua mente de acordo com as condições apresentadas pelo local, quanto a organização, as comodidades que o lugar oferece (como água, café, chá, bombons, biscoitos, revistas para leitura na sala de espera, banheiros, etc.) e a higiene.

No caso de uma clínica ou um consultório é primordial que você se atente à expressão “a primeira impressão é que fica”, pois, é a melhor forma de nos motivar a ficarmos atentos a todos esses aspectos. Dificilmente um paciente que não se agrada com um ambiente voltará ao local.

Mesmo que a estrutura do lugar (por ser de excelente qualidade) não condiga com o atendimento, talvez não haja chance de mudar a ideia do paciente.

Logo, se preocupar com a primeira impressão que seus pacientes podem ter ao se deparar com a sua clínica ou consultório também é um fator que merece muita ponderação no momento de se preocupar com um atendimento perfeito. Junto a si deve estar também à atenção que é dada a pessoa, de modo a estar sempre disposto a sanar todas as suas dúvidas e necessidades.

Uma preocupação que deve vir à tona primordialmente é a forma como as pessoas serão recebidas quando chegarem ao seu consultório. Devemos ter em mente que aquela pessoa não somente é um cliente, mas é também um paciente. E o que fez com que ele fosse até você, escolhesse seus serviços ao invés dos serviços dos seus concorrentes, foi a busca pela saúde.

Um atendimento perfeito não deve privar por fazer com que as pessoas se sintam realmente bem, é preciso usar a cordialidade, a compreensão e afetuosidade ao receber uma pessoa que coloca a sua saúde em suas mãos, uma pessoa que deposita confiança, independentemente da sua especialidade, em você.

A partir do momento que esse elemento é compreendido, também deve ficar claro para quem está desempenhando o papel de recepcionista que o que motiva os pacientes, em sua maioria,  a irem em seu consultório são resoluções de problemas em caráter de urgência. A recepcionista deve assegurar que a pessoa será atendida da melhor forma e mais rapidamente possível.

Mas, claro, a rapidez, atenção e qualidade do trabalho não devem ser somente da boca para fora. O importante na hora de gerir a frequência de consultas dos clientes, é tentar se manter fiel a uma rotatividade de curto espaço de tempo que não faça o paciente se desagradar com o tratamento a ele oferecido. Isso é essencial para um atendimento perfeito.

Atendimento perfeito e comunicação interpessoal

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A forma como você se relaciona com seus pacientes é fundamental para determinar o futuro e o sucesso de sua carreira e de seu negócio. Uma pessoa que conhece o poder que a comunicação pode exercer e trabalha essa interação forte com os pacientes para atendê-los cada vez melhor tem um maior potencial de crescimento.

É preciso ter condição de compreender exatamente quais são os problemas de seus pacientes, quais possíveis motivos fizeram ele te procurar para que você ofereça sempre um atendimento perfeito.

Nem sempre esses motivos estarão tão claros, nem sempre bastará perguntar somente aos pacientes para alcançar tais respostas. Em alguns casos será preciso utilizar todo o conhecimento que você tem na sua área, mas que muitas vezes você acaba não conseguindo detectar os reais problemas por não exercitar uma comunicação eficiente.

Você precisará perguntar ao paciente, encontrar diferentes atalhos e rotas que possibilitem encontrar as respostas que tanto almeja. Precisará investigar cada uma das situações confusas ou complexas que possam lhe aparecer e mais do que isso, ter a capacidade de se colocar no lugar do paciente, sempre lembrando que o bem-estar é o principal objetivo. Além disso, você deve também trabalhar com uma ficha detalhada e informatizada sobre o histórico desse paciente, com questionamentos diferentes do que você costuma fazer em prontuário.

E se é preciso empatia e simpatia no momento de interagir com o seu cliente, para ter um atendimento perfeito é preciso se manter longe da antipatia. Nunca deixe que os seus problemas pessoais ou, até mesmo, problemas que ocorram dentro do ambiente de trabalho, afetem a forma como você se relaciona com o seu paciente.

Por mais difícil que isso possa parecer, você deve trabalhar a capacidade de diferenciar esses momentos ou de deixar os problemas adormecidos enquanto interage com a pessoa.

Conhecer como realizar um atendimento perfeito é a melhor forma de fazer com que as pessoas se sintam confortáveis dentro da sua clínica ou de seu consultório, e isso é fundamental para qualquer profissional da área da saúde. Se quiser saber mais sobre isso e sobre outros assuntos sobre sua carreira na saúde, gestão da sua clínica ou do seu consultório, continue lendo os textos no blog.

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Sobre Osvaldo Rodrigues

Fundador e CEO Health Solution, e Consultor de Performance. Estou aqui para compartilhar conhecimento e experiências vividas durante todo o tempo de carreira em consultorias especializadas realizadas para profissionais da área da saúde, clínicas, consultórios e hospitais.

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