7 maneiras para você se relacionar bem com o paciente

Sem dúvida alguma, o maior e principal objetivo de uma empresa ou de um empreendedor é tornar-se um nome forte, de peso, conhecido no mercado em que atua.

Esse é o principal objetivo não só por uma questão financeira – apesar dela ser importante – mas também por uma questão de reconhecimento do seu trabalho. Com certeza não existe sentimento melhor que saber que as pessoas procuram a sua clínica ou consultório para ter acesso ao que você oferece.

Mas para que isso aconteça é preciso não só construir a imagem da sua clínica somente para o mercado como também construir uma boa imagem com seus pacientes. Relacionar-se bem com seus pacientes deve ser a sua prioridade, inclusive buscar isso sempre acima do lucro, porque é justamente ele, seu paciente, que trará esse lucro para você.

E esse lucro só acontece se você se relacionar bem com o paciente, construir uma relação onde ele saiba que você estará presente para todo e qualquer eventualidade e não somente quando lhe for conveniente, ou seja, na hora de vender seu produto ou serviço.

7 maneiras para você se relacionar bem com o paciente

1 – Boa relação com o paciente

Como mencionamos acima, se relacionar bem com o paciente é parte importante para você e a sua clínica fazerem um bom nome mercado. E uma das formas da sua empresa fazer isso é virando amigo dos seus pacientes.

Essa coisa de ter apenas um relacionamento, digamos, profissional com seus clientes é coisa do passado. A cada dia mais, as empresas estão cultivando um relacionamento mais íntimo (de forma respeitável) com o seu público o que vem se mostrando uma ótima ferramenta de fidelização. Principalmente na área da saúde, quando em muitas vezes os seus pacientes chegam até você, frágeis, debilitados, carentes e necessitando de muito auxílio e apoio da sua parte.

O segredo é criar uma relacionamento espontâneo, natural com seus pacientes, nada de frases prontas ou que passem uma sensação de robotização. E o melhor de tudo é que essa relaçaõ pode ser construída de uma forma super simples, por exemplo, memorizar o nome do cliente e sempre chamá-lo pelo primeiro nome já passa uma sensação de empatia sua e dos seus colaboradores com os pacientes.

A melhor forma de se relacionar bem com o paciente é fazer com que ele se sinta especial. Dê toda a atenção que ele precisa, entenda e resolva seus problemas. Atitudes simples como essa vão melhorar e muito sua relação com seus pacientes, além de continuar garantindo a fidelização deles.

2 – Conheça seu paciente

E você só poderá ter uma boa relação com o seu paciente se você o conhecer o suficiente para isso, por isso é importante conhecer seus clientes.

Uma das melhores formas de fazer isso é pela pesquisa de mercado, porque é por meio dela que você terá informações do seu público-alvo,  que é o público que você que atingir. A partir daí você fará uma triagem sobre as informações que deseja saber como: idade, sexo, renda, onde ele mora e quais as necessidades desse público.  

Claro que a pesquisa de mercado é só a ponta do iceberg, é preciso estar frequentemente em busca de novas informações. Quanto melhor você conhecer seu paciente, melhor você poderá atendê-lo, suprir suas necessidades, atraí-lo e fidelizá-lo.

3 – Se faça presente nas redes sociais

A empresa precisa estar onde seu público está. Hoje, qual é o maior ponto de encontro entre público e empresas? Isso mesmo, a internet, mais precisamente, as redes sociais.

Marcar presença nas redes sociais é importante para fazer sua clínica estar presente nos lugares em que seu cliente frequenta, por isso escolha as redes sociais preferidas do seu paciente – e aquelas que evidenciam a sua marca – e coloque a mão na massa.

Assim que estiver presente na rede social escolhida, trabalhe para evidenciar as qualidades da sua marca, fique atento a ortografia – apesar de você poder usar de uma comunicação mais versátil não quer dizer que se paciente vai tolerar erros de português – e, claro, abuse da criatividade para atiçar a atenção do seu público.

4 – Invista nos canais de comunicação

Apesar de a grande maioria preferir se comunicar pelas redes sociais é importante você investir em todos os meios de comunicação cabíveis para sua clínica ou consultório.

Por isso, além das redes sociais você pode investir em canais de comunicação como email, chat on-line, aplicativos para celular e até o esquecido número de telefone.

Lembre-se que ainda tem gente que prefere usar os meios tradicionais de comunicação. De qualquer forma, para se relacionar bem com o paciente ofereça o meio de comunicação que proporcione maior conforto para ele.

5 – Ofereça conteúdo útil

Outra forma de se relacionar bem com o paciente é oferecer um conteúdo útil. Claro que o intuito principal da sua clínica é promover seu produto ou serviço, mas oferecer conteúdo interessante para seu público pode melhorar e muito o seu relacionamento com ele. UM conteúdo que faça a diferença na vida dele no dia a dia.

Apesar do foco ser a venda do produto ou do serviço, ele não quer pensar que você só se interessa em vender para ele, ele quer mais do que isso. Sem contar que esses artigos interessantes podem deixar sua empresa melhor colocada nos buscadores do google, ou seja, sua marca, seu site e sua clínica mais em evidência na internet.

Juntando esses artigos com as técnicas de SEO sua empresa será facilmente encontrada. Entre as melhores ferramentas de localização, além dos blogs, estão os vídeos. Eles são ótimos para propagar conteúdo, principalmente se pensarmos que vivemos na era das imagens.

6 – Esteja sempre disponível

A empresa tem que estar sempre disponível para atender seus pacientes. Clientes não gostam de esperar e se você demorar demais para atendê-lo ele vai procurar outra clínica que tenha um atendimento mais rápido, mais eficaz, seja mais flexível na fora de pagamento, ou seja, vai procurar o seu  concorrente.

7 – Mostre seu diferencial

Ofertar aquilo que o seu concorrente não pode ofertar é uma ótima ferramenta para fidelizar e deixar seu paciente mais feliz. Se você tem um diferencial, faça questão de comunicá-lo.

Se relacionar bem com o paciente não é tão difícil quanto parece, basta fazer um trabalho bem feito e esse relacionamento surgirá naturalmente, e claro, os retornos também.

PS: Se você tem interesse em melhorar cada vez mais seu atendimento, deixei disponível gratuitamente uma das ferramentas que utilizo com meus clientes. É um Checklist. Nele, eu destaco 5 Ações Simples Que Os Melhores Consultórios Fazem Para Conquistar Seu Paciente! Veja o checklist do atendimento perfeito clicando aqui.

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1 comentário em “7 maneiras para você se relacionar bem com o paciente”

  1. Pingback: Poucos pacientes? O guia simples e prático para acabar com a falta de pacientes de uma vez por todas

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Módulo 1 – Conhecendo o Seu Negócio

É fundamental que você conheça como funciona o mercado em que você atua. Nesse módulo você vai aprender a entender os números que compõe o mercado da saúde, as pesquisas e os números dos concorrentes que quando bem interpretadas fazem a diferença na sua clínica.

Módulo 2 – Gestão do Dia a Dia

De nada adianta você entender de Gestão na teoria se não souber colocar ela na prática. Nesse módulo você vai aprender como colocar na prática os tópicos da sua gestão e gerenciar a sua equipe.

Módulo 3 – Como assumir a Liderança

A maioria dos gestores na saúde pensam que ser líder é ser chefe. E inicialmente para ter um negócio e até mesmo para liderar uma equipe dentro de uma clínica, hospital e um consultório, você necessita entender o que é ser líder. As pessoas querem seguir um líder. Ser chefe é coisa do passado.

Módulo 4 – Posicionamento de Mercado como Vantagem Competitiva

Saber se posicionar no mercado é o diferencial que vai te destacar para os seus pacientes e também será uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes. Quem não se posiciona, não se destaca, e sendo assim acaba sendo igual a todos.

Módulo 5 – Precificação

Quantas vezes você já precificou o seu serviço como deveria? Precificar comparando somente com o concorrente é um erro gigantesco. Nesse módulo você vai conhecer como precificar de verdade sua consulta e seus procedimentos. Sabe precificar é uma grande vantagem frente aos seus concorrentes.

Módulo 6 – Aprenda a Vender na sua Clínica

A Venda é o coração de uma empresa. A sua clínica é uma empresa! Mas entenda, você não deve jamais vender sem ética, empurrar procedimentos nos pacientes. Nesse módulo você vai aprender como vender sempre, todos os dias, e claro, vender sem medo de faturar.

Módulo 7 – Como desenvolver um Marketing de Sucesso

A maioria dos profissionais da saúde só se comunicam pelo Instagram. Nesse módulo eu ensino como você pode se destacar e divulgar a sua marca e seus serviços em outras redes sociais. Mostro também as diversas possibilidades que existem para a divulgação da sua clínica.

Módulo 8 – Experiência do Paciente - O futuro da Saúde

Hoje não só na saúde, mas em todos os setores da economia os pessoas procuram nas empresas um atendimento diferenciado e buscam viver uma experiência única de tudo que já viram.
A experiência do paciente é a soma de todas as interações que o paciente possa ter em um estabelecimento de saúde, desde o primeiro contato, até o momento da alta médica, que possam influenciar na percepção do cuidado, atenção e continuidade do atendimento.
E você vai aprender como implantar essa Experiência.

Módulo 9 – As Ferramentas Básicas do Atendimento

Nesse módulo vou te apresentar as habilidades técnicas que uma secretária precisa ter e quais ferramentas são fundamentais para ela se organizar.

Módulo 10 – Atendimento de Excelência

Neste módulo você vai aprender o que é um atendimento de excelência, quais são os pilares para você implantar ele na sua clínica, como lidar com pacientes insatisfeitos e exemplos de excelência de grandes marcas que vão te ensinar pequenas ações de alto impacto.

11 – Jornada de Encantamento ao Paciente

Nesse módulo você vai aprender o que é encantamento e como gerar encantamento para o seu paciente através de ações no antes, durante e depois da consulta.