7 maneiras para você se relacionar bem com o paciente

Sem dúvida alguma, o maior e principal objetivo de uma empresa ou de um empreendedor é tornar-se um nome forte, de peso, conhecido no mercado em que atua.

Esse é o principal objetivo não só por uma questão financeira – apesar dela ser importante – mas também por uma questão de reconhecimento do seu trabalho. Com certeza não existe sentimento melhor que saber que as pessoas procuram a sua clínica ou consultório para ter acesso ao que você oferece.

Mas para que isso aconteça é preciso não só construir a imagem da sua clínica somente para o mercado como também construir uma boa imagem com seus pacientes. Relacionar-se bem com seus pacientes deve ser a sua prioridade, inclusive buscar isso sempre acima do lucro, porque é justamente ele, seu paciente, que trará esse lucro para você.

E esse lucro só acontece se você se relacionar bem com o paciente, construir uma relação onde ele saiba que você estará presente para todo e qualquer eventualidade e não somente quando lhe for conveniente, ou seja, na hora de vender seu produto ou serviço.

7 maneiras para você se relacionar bem com o paciente

1 – Boa relação com o paciente

Como mencionamos acima, se relacionar bem com o paciente é parte importante para você e a sua clínica fazerem um bom nome mercado. E uma das formas da sua empresa fazer isso é virando amigo dos seus pacientes.

Essa coisa de ter apenas um relacionamento, digamos, profissional com seus clientes é coisa do passado. A cada dia mais, as empresas estão cultivando um relacionamento mais íntimo (de forma respeitável) com o seu público o que vem se mostrando uma ótima ferramenta de fidelização. Principalmente na área da saúde, quando em muitas vezes os seus pacientes chegam até você, frágeis, debilitados, carentes e necessitando de muito auxílio e apoio da sua parte.

O segredo é criar uma relacionamento espontâneo, natural com seus pacientes, nada de frases prontas ou que passem uma sensação de robotização. E o melhor de tudo é que essa relaçaõ pode ser construída de uma forma super simples, por exemplo, memorizar o nome do cliente e sempre chamá-lo pelo primeiro nome já passa uma sensação de empatia sua e dos seus colaboradores com os pacientes.

A melhor forma de se relacionar bem com o paciente é fazer com que ele se sinta especial. Dê toda a atenção que ele precisa, entenda e resolva seus problemas. Atitudes simples como essa vão melhorar e muito sua relação com seus pacientes, além de continuar garantindo a fidelização deles.

2 – Conheça seu paciente

E você só poderá ter uma boa relação com o seu paciente se você o conhecer o suficiente para isso, por isso é importante conhecer seus clientes.

Uma das melhores formas de fazer isso é pela pesquisa de mercado, porque é por meio dela que você terá informações do seu público-alvo,  que é o público que você que atingir. A partir daí você fará uma triagem sobre as informações que deseja saber como: idade, sexo, renda, onde ele mora e quais as necessidades desse público.  

Claro que a pesquisa de mercado é só a ponta do iceberg, é preciso estar frequentemente em busca de novas informações. Quanto melhor você conhecer seu paciente, melhor você poderá atendê-lo, suprir suas necessidades, atraí-lo e fidelizá-lo.

3 – Se faça presente nas redes sociais

A empresa precisa estar onde seu público está. Hoje, qual é o maior ponto de encontro entre público e empresas? Isso mesmo, a internet, mais precisamente, as redes sociais.

Marcar presença nas redes sociais é importante para fazer sua clínica estar presente nos lugares em que seu cliente frequenta, por isso escolha as redes sociais preferidas do seu paciente – e aquelas que evidenciam a sua marca – e coloque a mão na massa.

Assim que estiver presente na rede social escolhida, trabalhe para evidenciar as qualidades da sua marca, fique atento a ortografia – apesar de você poder usar de uma comunicação mais versátil não quer dizer que se paciente vai tolerar erros de português – e, claro, abuse da criatividade para atiçar a atenção do seu público.

4 – Invista nos canais de comunicação

Apesar de a grande maioria preferir se comunicar pelas redes sociais é importante você investir em todos os meios de comunicação cabíveis para sua clínica ou consultório.

Por isso, além das redes sociais você pode investir em canais de comunicação como email, chat on-line, aplicativos para celular e até o esquecido número de telefone.

Lembre-se que ainda tem gente que prefere usar os meios tradicionais de comunicação. De qualquer forma, para se relacionar bem com o paciente ofereça o meio de comunicação que proporcione maior conforto para ele.

5 – Ofereça conteúdo útil

Outra forma de se relacionar bem com o paciente é oferecer um conteúdo útil. Claro que o intuito principal da sua clínica é promover seu produto ou serviço, mas oferecer conteúdo interessante para seu público pode melhorar e muito o seu relacionamento com ele. UM conteúdo que faça a diferença na vida dele no dia a dia.

Apesar do foco ser a venda do produto ou do serviço, ele não quer pensar que você só se interessa em vender para ele, ele quer mais do que isso. Sem contar que esses artigos interessantes podem deixar sua empresa melhor colocada nos buscadores do google, ou seja, sua marca, seu site e sua clínica mais em evidência na internet.

Juntando esses artigos com as técnicas de SEO sua empresa será facilmente encontrada. Entre as melhores ferramentas de localização, além dos blogs, estão os vídeos. Eles são ótimos para propagar conteúdo, principalmente se pensarmos que vivemos na era das imagens.

6 – Esteja sempre disponível

A empresa tem que estar sempre disponível para atender seus pacientes. Clientes não gostam de esperar e se você demorar demais para atendê-lo ele vai procurar outra clínica que tenha um atendimento mais rápido, mais eficaz, seja mais flexível na fora de pagamento, ou seja, vai procurar o seu  concorrente.

7 – Mostre seu diferencial

Ofertar aquilo que o seu concorrente não pode ofertar é uma ótima ferramenta para fidelizar e deixar seu paciente mais feliz. Se você tem um diferencial, faça questão de comunicá-lo.

Se relacionar bem com o paciente não é tão difícil quanto parece, basta fazer um trabalho bem feito e esse relacionamento surgirá naturalmente, e claro, os retornos também.

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1 comentário em “7 maneiras para você se relacionar bem com o paciente”

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