Benchmarking na Área da Saúde – Os erros que seus concorrentes cometem e como você deve evitá-los

Ter um negócio próprio realmente não é uma tarefa muito fácil. E, claro, no meio de todo esse caminho do empreendedorismo é normal que ocorram alguns erros, por isso que é importante prestar bastante atenção nos erros que os concorrentes cometem, assim fica muito mais simples de conseguir evitá-los e ter prosperidade em seu negócio. Uma das maneiras utilizadas em minhas consultorias para ajudar meus clientes é realizarmos o processo de benchmarking com outros consultórios para entendermos os pontos fortes e fracos. Com isso conseguimos exaltar as melhores características e evitar os erros.

Benchmarking: O que é isso?

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Benchmarking é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas. O benchmarking é realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada empresa (no nosso caso, consultórios, hospitais etc.).

Trazendo para nosso universo da área da saúde, o benchmarking tem o objetivo de melhorar as funções e processos de um consultório, por exemplo, além de ser um importante aliado para vencer a concorrência, uma vez que o benchmarking analisa as estratégias e possibilita o outro consultório criar e ter ideias novas em cima do que já é realizado.

O benchmarking consiste em aprender com outros estabelecimentos, sendo um trabalho de grande intensidade, que requer bastante tempo e disciplina. Pode ser aplicado a qualquer processo e é relevante para qualquer organização, tendo em conta que se trata de um instrumento que vai contribuir para melhor o desempenho da empresa, consultório, hospital ou organização.

Como foi dito acima, este processo é algo que requer tempo e esforço… Por esse motivo escrevi este artigo. Nele te entrego 11 erros em que seus concorrentes cometem e como você deve evitá-los. Conteúdo retirado das minhas consultorias e que pode te ajudar na sua jornada.

Erros que os concorrentes frequentemente cometem

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O primeiro deles é não ter um bom plano de negócios, para que tudo dê certo na vida é necessário ter um plano e com sua clínica ou consultório não pode ser diferente. E esse é um dos maiores erros que o profissional da saúde que almeja ser um grande gestor pode cometer. É necessário entender o tipo de negócio, a viabilidade da ideia, fazer uma análise do mercado, da concorrência, um plano de ação, um plano de investimento e claro um plano de marketing.

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Todas essas são medidas necessárias para um negócio, além, claro, da estratégia de entrada e saída, o plano financeiro e muito mais. Tudo isso só é definido quando se traça uma boa estratégia. E existem muitos erros que os concorrentes cometem, como por exemplo, não conhecer de forma aprofundada o mercado em que estão atuando. O segundo erro por  exemplo é não pesquisar o que os concorrentes oferecem. Você já pesquisou quais serviços e produtos o seus concorrentes oferecem? Quais os valores são praticados por eles? Quais são as formas de pagamento?  Como é o atendimento deles e a estrutura que oferecem?

É muito importante também sempre nadar contra a corrente, e o terceiro erro praticado no mercado é que muitos de seus concorrentes tentam imitar uns aos outros. Isso é uma ideia completamente errada sobre o mercado, que pode trazer muitos prejuízos para sua clínica ou consultório. Buscar imitar o que os outros fazem só fará com que fique invisível no mercado. Por isso busque sempre a inovação. Procure agregar serviços diferenciados na sua clínica ou consultório. E mesmo que você seja um profissional liberal é fundamental que você se instigue em ser diferente no modo de agir com seus pacientes e na forma de aplicar o seu conhecimento.

E é nessa ideia que entra o quarto erro que os concorrentes cometem, quando abrem uma clínica sem procurar o diferencial de mercado. Tente entender o que a sua área precisa e o que você pode fazer para que se destacar. Você já parou para ouvir os seus pacientes?  Você sabe realmente o que eles querem? Muitos profissionais da saúde acham que os pacientes querem somente que sua doença ou problema seja resolvido. Os erros que os concorrentes cometem é justamente achar que é só isso, e não é. Procure entender o que eles querem sobre o seu serviço ou sobre o seu produto. Trabalhe nisso, procure ideias novas e as execute.

O quinto erro é se isolar, achando que você não precisa de outras pessoas. Esse é um problema comum de muitas clínicas ou consultórios quando não buscam fazer parcerias. Elas são essenciais para o crescimento de seu negócio. Isso porque é a partir delas que você começa a expandir sua rede de contatos e conseguir atingir mais clientes, saindo um pouco de sua zona de conforto.

Para tudo na vida é necessário traçar uma estratégia e para o crescimento de sua empresa não ia ser diferente. Busque sempre um tempo para parar e refletir sobre o que pode ser essencial para o seu negócio. O sexto erro que os concorrentes cometem é muitas vezes deixar que o mercado guie sua estratégia ao invés de você guiar ela para se adaptar com as intempéries mercadológicas.

Também é bem importante nunca confundir sua receita (que é o faturamento bruto) com lucros. Esse é o sétimo erro que os concorrentes cometem, e você não se pode dar o luxo de cometer e tirar dinheiro do caixa da sua clínica para pagar uma conta de casa. Isso pode te causar diversos problemas. Não misture as coisas! Isso geralmente acontece porque muitos empreendedores não sabem diferenciar a receita que é o volume de entradas e o lucro do seu negócio, que é o que sobra depois de todas as contas pagas.

O oitavo erro que os concorrentes cometem e você tem que ficar a frente é reinvestir sempre no seu negócio. Isso porque quando os lucros aumentam muitos donos de clínicas, consultórios e até hospitais acabam cometendo o erro de não investir em áreas como instalações, infraestrutura, equipamentos, treinamentos, e é importante lembrar que uma empresa precisa estar sempre se inovando.

O nono erro cometido pelos concorrentes é acabarem não priorizando se atualizar no mercado, buscando treinando para si e para os colaboradores. É essencial manter a evolução constante!

O décimo erro cometido pelos concorrentes é não separarem um percentual do faturamento para o caixa da clinica ou do consultório. Saiba definir qual é o seu salário, a clínica pode ser sua, mas o dinheiro que sobra de todas as despesas não é. Não adianta o dono ser rico e a empresa ser pobre. Separe um valor, que pode ser no mínimo 5% do seu faturamento bruto para um caixa especial, onde o dinheiro acumulado ali seja o seu capital giro, que deverá ser utilizado quando você precisar fazer um reforma ou investimentos urgentes. Coloque a sua remuneração na mesma planilha que a de todos seus colaboradores, assim é possível diferenciar o que é seu, com o que é da empresa.

E se organização é importante, tem algo que acaba sendo mais importante que ela. O décimo primeiro erro cometido pelos concorrentes é simplesmente esquecer que o paciente é a prioridade e que sem ele você não existiria. A maneira que o cliente vai ser tratado dentro de sua clínica ou consultório deve ser o quesito número um a ser pensado por você pelos seus colaboradores. Um bom serviço faz com que você suba no conceito das pessoas em que vão consumir o seu produto ou serviço. Já um péssimo serviço ou produto pode te afastar daquele cliente para sempre e disseminar uma fama ruim sobre a sua clínica ou consultório. Procure  tratar todos os seus pacientes como você gostaria de ser tratado, se coloque no lugar deles e acompanhe como será a experiência dos seus pacientes dentro e fora da sua clínica, após suas consultas. Fique atento para não cometer os mesmos erros que seus concorrentes cometem e só assim você conseguirá ter prosperidade na sua clínica ou consultório.

PS: Se você tem interesse em melhorar cada vez mais seu atendimento, deixei disponível gratuitamente uma das ferramentas que utilizo com meus clientes. É um Checklist. Nele, eu destaco 5 Ações Simples Que Os Melhores Consultórios Fazem Para Conquistar Seu Paciente! Veja o checklist do atendimento perfeito clicando aqui.

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1 comentário em “Benchmarking na Área da Saúde – Os erros que seus concorrentes cometem e como você deve evitá-los”

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