Poucos pacientes? O guia simples e prático para acabar com a falta de pacientes de uma vez por todas

Sua clinica, consultório ou hospital tem tido poucos pacientes? Entenda o que fazer para acabar com isso.

No mundo atual, nos deparamos com muitas táticas e estratégias para conseguir atingir o público-alvo e isso não acontece de forma diferente na área da saúde.

Nos deparamos com muita concorrência, comparações de preços, de qualidade do serviço e de que forma você está explorando a sua divulgação e se está sendo efetiva para o seu negócio. Por isso separamos um guia para acabar com a falta de pacientes no seu consultório, confira!

Tenha o objetivo de conquistar mais pacientes, não só pela saúde financeira do seu consultório, mas também para que você tenha  a oportunidade de ajudar um grande número de pessoas que precisam do seu serviço.

Poucos Pacientes? O guia para acabar com essa situação

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Sala de espera vazia é sinônimo de poucos pacientes e prejuízo no final do mês.

Público-alvo

Definir o seu público-alvo é um dos principais motivos para acabar com o cenário de poucos pacientes em seu consultório. Quando você amplia muito o seu público, para conseguir alcançar mais pessoas, há uma grande chance de você desagradar muitas pessoas.

Já quando você define o seu público, você poderá focar a atenção para um grupo seleto e conseguirá atingi-los mais rápido e de forma certa.

Uma grande dica é você agir de forma diferente do restante dos profissionais. Normalmente o que acontece com os profissionais é querer tentar agir e ‘’atirar’’ por todos os lados e quando você se foca no seu público, você passa a ser especialista com aquele nicho pelo qual você optou, e com tempo você terá mais credibilidade no campo que você atua.

Por exemplo, eu conheço muitos profissionais da saúde que preferem trabalhar somente com o público dos planos de saúde, outros que montam clínicas populares e buscam os pacientes que fogem do SUS mas que não tem planos de saúde, outros profissionais preferem não optar pela a escala grande de pacientes e trabalham somente com consultas particulares, pois alegam preferir qualidade ao invés de quantidade. Cada um tem a sua preferência, mas todos os nossos clientes possuem um foco para qual público querem atuar.

Dica: Se você já fez de tudo ou não sabe nem por onde começar para melhorar o desempenho do seu consultório, dá uma olhada neste artigo em que falo sobre Benchmarking na Área da Saúde – Os erros que seus concorrentes cometem e como você deve evitá-los.

O seu paciente

O tratamento diferenciado com seu paciente será uma forma de acabar com a falta de pacientes no seu consultório. É preciso que você se coloque no lugar do paciente e passe a entender a sua dor e onde isso interfere para ele e para você. Listando os sintomas do paciente, entenda qual é a melhor forma de solucionar problema dele.

Mostre soluções para seus pacientes e mostre que você está interessado no que ele está passando e sabe como resolver a sua dor e que há tratamento para o que ele está passando. Dessa forma, seus pacientes apreciarão muito mais sua consulta, prestarão atenção ao que você está passando para eles e com certeza irão lembrar de forma positiva daquele momento.

Saiba se posicionar com autoridade sobre o que você está passando para seu paciente, como um especialista que sabe o está fazendo. Isso te dará muito mais credibilidade e seus pacientes vão ter mais seguir com maior afinco e confiança o tratamento que você passou.

Outro dia comentei aqui no blog sobre algo que complementa muito bem esse assunto. Caso esteja buscando excelência no atendimento, vale a pena conferir o post 7 maneiras para você se relacionar bem com o paciente

A melhor forma de encontrar clientes e de atingi-los

Pensar na melhor forma estratégica de atingir seu público é uma forma prática de acabar com a falta de pacientes de uma vez por todas. E isso se inicia quando você passa a entender o seu público-alvo, quais são seus costumes e quais são os meios de comunicação que seriam mais efetivos para fazer sua divulgação.

Crie uma boa rede de relacionamento e a cultive. Tenha sempre uma boa interação com quem pode agregar algo de positivo no seu trabalho e que também possa contribuir de alguma forma, com indicações para novos pacientes, isso te trará ainda mais resultados positivos.

Procure se capacitar sempre e buscar técnicas novas na área que você atua. É válido você produzir artigos científicos, e procurar publicá-los em revista do seu meio. O trabalho acadêmico e científico aumenta a credibilidade de qualquer profissional.

Outra forma de divulgar o seu serviço é dando aulas em universidades ou desenvolvendo cursos específicos com técnicas novas dentro da sua área. Com certeza, isso aumenta a sua credibilidade. Não precisa fazer algo muito complexo, de início, o mais importante é realizar algo que você sabe que terá qualidade e que corresponda aos seus limites.

Desenvolva suas redes sociais de forma completa. Uma das vantagens do mundo virtual é que você consegue ter uma interação com os seus pacientes e consegue mencionar o que tem dado certo e o que tem dado errado na sua área. Através da internet você consegue atingir uma gama gigantesca de pessoas que podem vir a ser futuros pacientes.  Invista para virar o jogo e esquecer que um dia você sofria com poucos pacientes!

Foque no seu propósito

Para que você consiga acabar com a falta de pacientes de uma vez por todas, você precisa estar focado nos seus propósitos, criando objetivos, de forma que respeite seus valores e essência.

Veja seus pontos fortes e invista nisso. Descubra o que de melhor você pode oferecer quanto profissional e faça a diferença para os seus pacientes.

E principalmente confie em si e no seu trabalho. Somente dessa forma você conseguirá passar confiança e credibilidade ao seu trabalho. A confiança será o seu combustível para ser um bom empreendedor e conquistar ainda mais pacientes!

PS: Se você tem interesse em melhorar cada vez mais seu atendimento, deixei disponível gratuitamente uma das ferramentas que utilizo com meus clientes. É um Checklist. Nele, eu destaco 5 Ações Simples Que Os Melhores Consultórios Fazem Para Conquistar Seu Paciente! Veja o checklist do atendimento perfeito clicando aqui.

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Módulo 1 – Conhecendo o Seu Negócio

É fundamental que você conheça como funciona o mercado em que você atua. Nesse módulo você vai aprender a entender os números que compõe o mercado da saúde, as pesquisas e os números dos concorrentes que quando bem interpretadas fazem a diferença na sua clínica.

Módulo 2 – Gestão do Dia a Dia

De nada adianta você entender de Gestão na teoria se não souber colocar ela na prática. Nesse módulo você vai aprender como colocar na prática os tópicos da sua gestão e gerenciar a sua equipe.

Módulo 3 – Como assumir a Liderança

A maioria dos gestores na saúde pensam que ser líder é ser chefe. E inicialmente para ter um negócio e até mesmo para liderar uma equipe dentro de uma clínica, hospital e um consultório, você necessita entender o que é ser líder. As pessoas querem seguir um líder. Ser chefe é coisa do passado.

Módulo 4 – Posicionamento de Mercado como Vantagem Competitiva

Saber se posicionar no mercado é o diferencial que vai te destacar para os seus pacientes e também será uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes. Quem não se posiciona, não se destaca, e sendo assim acaba sendo igual a todos.

Módulo 5 – Precificação

Quantas vezes você já precificou o seu serviço como deveria? Precificar comparando somente com o concorrente é um erro gigantesco. Nesse módulo você vai conhecer como precificar de verdade sua consulta e seus procedimentos. Sabe precificar é uma grande vantagem frente aos seus concorrentes.

Módulo 6 – Aprenda a Vender na sua Clínica

A Venda é o coração de uma empresa. A sua clínica é uma empresa! Mas entenda, você não deve jamais vender sem ética, empurrar procedimentos nos pacientes. Nesse módulo você vai aprender como vender sempre, todos os dias, e claro, vender sem medo de faturar.

Módulo 7 – Como desenvolver um Marketing de Sucesso

A maioria dos profissionais da saúde só se comunicam pelo Instagram. Nesse módulo eu ensino como você pode se destacar e divulgar a sua marca e seus serviços em outras redes sociais. Mostro também as diversas possibilidades que existem para a divulgação da sua clínica.

Módulo 8 – Experiência do Paciente - O futuro da Saúde

Hoje não só na saúde, mas em todos os setores da economia os pessoas procuram nas empresas um atendimento diferenciado e buscam viver uma experiência única de tudo que já viram.
A experiência do paciente é a soma de todas as interações que o paciente possa ter em um estabelecimento de saúde, desde o primeiro contato, até o momento da alta médica, que possam influenciar na percepção do cuidado, atenção e continuidade do atendimento.
E você vai aprender como implantar essa Experiência.

Módulo 9 – As Ferramentas Básicas do Atendimento

Nesse módulo vou te apresentar as habilidades técnicas que uma secretária precisa ter e quais ferramentas são fundamentais para ela se organizar.

Módulo 10 – Atendimento de Excelência

Neste módulo você vai aprender o que é um atendimento de excelência, quais são os pilares para você implantar ele na sua clínica, como lidar com pacientes insatisfeitos e exemplos de excelência de grandes marcas que vão te ensinar pequenas ações de alto impacto.

11 – Jornada de Encantamento ao Paciente

Nesse módulo você vai aprender o que é encantamento e como gerar encantamento para o seu paciente através de ações no antes, durante e depois da consulta.