Poucos pacientes? O guia simples e prático para acabar com a falta de pacientes de uma vez por todas

Sua clinica, consultório ou hospital tem tido poucos pacientes? Entenda o que fazer para acabar com isso.

No mundo atual, nos deparamos com muitas táticas e estratégias para conseguir atingir o público-alvo e isso não acontece de forma diferente na área da saúde.

Nos deparamos com muita concorrência, comparações de preços, de qualidade do serviço e de que forma você está explorando a sua divulgação e se está sendo efetiva para o seu negócio. Por isso separamos um guia para acabar com a falta de pacientes no seu consultório, confira!

Tenha o objetivo de conquistar mais pacientes, não só pela saúde financeira do seu consultório, mas também para que você tenha  a oportunidade de ajudar um grande número de pessoas que precisam do seu serviço.

Poucos Pacientes? O guia para acabar com essa situação

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Sala de espera vazia é sinônimo de poucos pacientes e prejuízo no final do mês.

Público-alvo

Definir o seu público-alvo é um dos principais motivos para acabar com o cenário de poucos pacientes em seu consultório. Quando você amplia muito o seu público, para conseguir alcançar mais pessoas, há uma grande chance de você desagradar muitas pessoas.

Já quando você define o seu público, você poderá focar a atenção para um grupo seleto e conseguirá atingi-los mais rápido e de forma certa.

Uma grande dica é você agir de forma diferente do restante dos profissionais. Normalmente o que acontece com os profissionais é querer tentar agir e ‘’atirar’’ por todos os lados e quando você se foca no seu público, você passa a ser especialista com aquele nicho pelo qual você optou, e com tempo você terá mais credibilidade no campo que você atua.

Por exemplo, eu conheço muitos profissionais da saúde que preferem trabalhar somente com o público dos planos de saúde, outros que montam clínicas populares e buscam os pacientes que fogem do SUS mas que não tem planos de saúde, outros profissionais preferem não optar pela a escala grande de pacientes e trabalham somente com consultas particulares, pois alegam preferir qualidade ao invés de quantidade. Cada um tem a sua preferência, mas todos os nossos clientes possuem um foco para qual público querem atuar.

Dica: Se você já fez de tudo ou não sabe nem por onde começar para melhorar o desempenho do seu consultório, dá uma olhada neste artigo em que falo sobre Benchmarking na Área da Saúde – Os erros que seus concorrentes cometem e como você deve evitá-los.

O seu paciente

O tratamento diferenciado com seu paciente será uma forma de acabar com a falta de pacientes no seu consultório. É preciso que você se coloque no lugar do paciente e passe a entender a sua dor e onde isso interfere para ele e para você. Listando os sintomas do paciente, entenda qual é a melhor forma de solucionar problema dele.

Mostre soluções para seus pacientes e mostre que você está interessado no que ele está passando e sabe como resolver a sua dor e que há tratamento para o que ele está passando. Dessa forma, seus pacientes apreciarão muito mais sua consulta, prestarão atenção ao que você está passando para eles e com certeza irão lembrar de forma positiva daquele momento.

Saiba se posicionar com autoridade sobre o que você está passando para seu paciente, como um especialista que sabe o está fazendo. Isso te dará muito mais credibilidade e seus pacientes vão ter mais seguir com maior afinco e confiança o tratamento que você passou.

Outro dia comentei aqui no blog sobre algo que complementa muito bem esse assunto. Caso esteja buscando excelência no atendimento, vale a pena conferir o post 7 maneiras para você se relacionar bem com o paciente

A melhor forma de encontrar clientes e de atingi-los

Pensar na melhor forma estratégica de atingir seu público é uma forma prática de acabar com a falta de pacientes de uma vez por todas. E isso se inicia quando você passa a entender o seu público-alvo, quais são seus costumes e quais são os meios de comunicação que seriam mais efetivos para fazer sua divulgação.

Crie uma boa rede de relacionamento e a cultive. Tenha sempre uma boa interação com quem pode agregar algo de positivo no seu trabalho e que também possa contribuir de alguma forma, com indicações para novos pacientes, isso te trará ainda mais resultados positivos.

Procure se capacitar sempre e buscar técnicas novas na área que você atua. É válido você produzir artigos científicos, e procurar publicá-los em revista do seu meio. O trabalho acadêmico e científico aumenta a credibilidade de qualquer profissional.

Outra forma de divulgar o seu serviço é dando aulas em universidades ou desenvolvendo cursos específicos com técnicas novas dentro da sua área. Com certeza, isso aumenta a sua credibilidade. Não precisa fazer algo muito complexo, de início, o mais importante é realizar algo que você sabe que terá qualidade e que corresponda aos seus limites.

Desenvolva suas redes sociais de forma completa. Uma das vantagens do mundo virtual é que você consegue ter uma interação com os seus pacientes e consegue mencionar o que tem dado certo e o que tem dado errado na sua área. Através da internet você consegue atingir uma gama gigantesca de pessoas que podem vir a ser futuros pacientes.  Invista para virar o jogo e esquecer que um dia você sofria com poucos pacientes!

Foque no seu propósito

Para que você consiga acabar com a falta de pacientes de uma vez por todas, você precisa estar focado nos seus propósitos, criando objetivos, de forma que respeite seus valores e essência.

Veja seus pontos fortes e invista nisso. Descubra o que de melhor você pode oferecer quanto profissional e faça a diferença para os seus pacientes.

E principalmente confie em si e no seu trabalho. Somente dessa forma você conseguirá passar confiança e credibilidade ao seu trabalho. A confiança será o seu combustível para ser um bom empreendedor e conquistar ainda mais pacientes!

PS: Se você tem interesse em melhorar cada vez mais seu atendimento, deixei disponível gratuitamente uma das ferramentas que utilizo com meus clientes. É um Checklist. Nele, eu destaco 5 Ações Simples Que Os Melhores Consultórios Fazem Para Conquistar Seu Paciente! Veja o checklist do atendimento perfeito clicando aqui.

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