Médico Online – Por que a consulta pelo WhatsApp não funciona (e o que fazer a respeito)

Muita coisa mudou com o surgimento dos aplicativos de mensagem instantânea como o Whatsapp. Hoje, é possível fazer basicamente tudo por meio desse aplicativo. Pedir pizza, falar com o gerente do seu banco e, e você bem sabe que existem muitos colegas seus de profissão que se tornam quase um “médico online). Isso os incomoda,  mas ainda assim realizam consultas pelo Whatsapp.

Apesar do aplicativo facilitar e muito o dia a dia, algumas coisas devem permanecer como sempre foram, como é o caso das consultas com os profissionais de saúde.

Imagine só você se consultar com sua ginecologista por Whatsapp…

As pessoas hoje estão confundindo muito essa relação digital com a presencial (doutor-paciente. Existe uma grande falta de noção, pois apesar de ser  seu paciente há muito tempo, receber fotos sobre a enfermidade do seu paciente pelo Whatsapp passa do limite do profissionalismo, pois você não consegue dar um laudo preciso sobre qualquer caso sem analisar ao vivo.

É por isso que algumas coisas, como consultas olho no olho, devem ser mantidas como sempre foram.

Médico Online – Consulta pelo Whatsapp

 

Sabemos que por ter um dia a dia corrido muita gente acaba recorrendo a uma consulta pelo Whatsapp, mas isso não pode se tornar um hábito. Como disse acima, coisas assim podem ultrapassar o seu nível de intimidade e privacidade entre você e seu paciente.

Imagina receber mensagens no meio madrugada com alguma dúvida? Não é legal, sem contar que como profissional da saúde, você naturalmente tem uma rotina puxada, e após sair do trabalho precisa de algumas horas de descanso. Olhar o celular ‘’rapidinho’’ para resolver um assunto com pacientes ainda sim é trabalho.

Outro ponto é que essa consulta pelo Whatsapp não funciona porque para fazer um diagnóstico completo você precisa estar cara a cara com o paciente, sem contar os exames que precisarão ser feitos e todos os encaminhamentos deverão ser passados presencialmente.

Há coisas que só podem ser resolvidas pessoalmente e esse é o caso das consultas com os profissionais na área da saúde.

Tudo tem um limite

Por outro lado, o paciente pode ficar à vontade – se você permitir – em tirar algumas dúvidas pontuais, como a medicação que foi prescrita na consulta ou algo parecido. Claro que tirar dúvidas simples, não tem problema algum, mas de qualquer forma não exagere. É preciso impor um limite a seus pacientes quanto a essa troca de mensagens.

Você pode conversar com ele na própria consulta ou colocar algum tipo de aviso na recepção do seu consultório. Deixe ele ciente que a consulta pelo Whatsapp é em apenas alguns casos, você não é um app “médico online”, e que existe um horário para essa troca de mensagem. Ou até mesmo coloque no status do seu whatsapp a seguinte mensagem: “consulta somente no consultório”.

E para acostumar melhor os seus pacientes, por exemplo, nada de responder mensagens depois do seu horário comercial. Se for algo mais grave, aconselhe seu paciente a ligar. Dessa forma, você fica ciente do problema assim que ele acontecer e também consegue avaliar o grau do problema pela voz do paciente.

Pelo telefone, as instruções tendem a ser mais completas e precisas.

Por mais que aplicativos como esse facilitem o dia a dia é preciso impor um limite, caso o contrário, o paciente se sentirá a vontade de tirar dúvidas de madrugada, nos feriados e finais de semana.

Isso, além de passar do limite da relação doutor- paciente, também é uma situação onde o paciente acaba invadindo a sua intimidade.

O Whatsapp facilita sim a vida de pacientes e profissionais da saúde, mas ele não pode jamais ser o substituto de uma consulta física.

 

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4 comentários em “Médico Online – Por que a consulta pelo WhatsApp não funciona (e o que fazer a respeito)”

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Módulo 1 – Conhecendo o Seu Negócio

É fundamental que você conheça como funciona o mercado em que você atua. Nesse módulo você vai aprender a entender os números que compõe o mercado da saúde, as pesquisas e os números dos concorrentes que quando bem interpretadas fazem a diferença na sua clínica.

Módulo 2 – Gestão do Dia a Dia

De nada adianta você entender de Gestão na teoria se não souber colocar ela na prática. Nesse módulo você vai aprender como colocar na prática os tópicos da sua gestão e gerenciar a sua equipe.

Módulo 3 – Como assumir a Liderança

A maioria dos gestores na saúde pensam que ser líder é ser chefe. E inicialmente para ter um negócio e até mesmo para liderar uma equipe dentro de uma clínica, hospital e um consultório, você necessita entender o que é ser líder. As pessoas querem seguir um líder. Ser chefe é coisa do passado.

Módulo 4 – Posicionamento de Mercado como Vantagem Competitiva

Saber se posicionar no mercado é o diferencial que vai te destacar para os seus pacientes e também será uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes. Quem não se posiciona, não se destaca, e sendo assim acaba sendo igual a todos.

Módulo 5 – Precificação

Quantas vezes você já precificou o seu serviço como deveria? Precificar comparando somente com o concorrente é um erro gigantesco. Nesse módulo você vai conhecer como precificar de verdade sua consulta e seus procedimentos. Sabe precificar é uma grande vantagem frente aos seus concorrentes.

Módulo 6 – Aprenda a Vender na sua Clínica

A Venda é o coração de uma empresa. A sua clínica é uma empresa! Mas entenda, você não deve jamais vender sem ética, empurrar procedimentos nos pacientes. Nesse módulo você vai aprender como vender sempre, todos os dias, e claro, vender sem medo de faturar.

Módulo 7 – Como desenvolver um Marketing de Sucesso

A maioria dos profissionais da saúde só se comunicam pelo Instagram. Nesse módulo eu ensino como você pode se destacar e divulgar a sua marca e seus serviços em outras redes sociais. Mostro também as diversas possibilidades que existem para a divulgação da sua clínica.

Módulo 8 – Experiência do Paciente - O futuro da Saúde

Hoje não só na saúde, mas em todos os setores da economia os pessoas procuram nas empresas um atendimento diferenciado e buscam viver uma experiência única de tudo que já viram.
A experiência do paciente é a soma de todas as interações que o paciente possa ter em um estabelecimento de saúde, desde o primeiro contato, até o momento da alta médica, que possam influenciar na percepção do cuidado, atenção e continuidade do atendimento.
E você vai aprender como implantar essa Experiência.

Módulo 9 – As Ferramentas Básicas do Atendimento

Nesse módulo vou te apresentar as habilidades técnicas que uma secretária precisa ter e quais ferramentas são fundamentais para ela se organizar.

Módulo 10 – Atendimento de Excelência

Neste módulo você vai aprender o que é um atendimento de excelência, quais são os pilares para você implantar ele na sua clínica, como lidar com pacientes insatisfeitos e exemplos de excelência de grandes marcas que vão te ensinar pequenas ações de alto impacto.

11 – Jornada de Encantamento ao Paciente

Nesse módulo você vai aprender o que é encantamento e como gerar encantamento para o seu paciente através de ações no antes, durante e depois da consulta.