7 Sinais de Aviso Que Seu Atendimento Deve Melhorar

Quando se trata do ramo da saúde, os clientes sempre procuram a melhor opção. E isso se entende além do consultório: uma clínica agradável, bem arrumada e com bom atendimento faz toda a diferença. Isso te faz pensar em melhorar o atendimento em sua clínica?

Se sentir querido e especial no ambiente de um consultório é muito importante, já que pode ser um momento delicado e estressante para o paciente.

Mas, você sabe medir se o atendimento do seu consultório está satisfatório?

Listamos 7 sinais que indicam que você deve melhorar o atendimento.

1 – Pacientes só vão uma vez e não voltam mais

Uma consulta envolve várias etapas, e essas etapas costumam fazer com que o paciente vá mais de uma vez ao consultório. Entre marcação de consulta, marcação de exames e retorno médico, o normal é que o paciente volte mais vezes durante as próximas semanas.

Um sinal de que deve melhorar o atendimento são clientes que só fazem uma etapa e não voltam mais.

Marcar uma consulta e nunca voltar para os exames pode indicar que o atendimento da clínica não foi o que o paciente esperava e isso pode envolver diversos fatores, desde a recepção até a consulta médica em si. Fique atento: se casos como esses começarem a acontecer muito, procure conversar com os funcionários e ver o que pode ser mudado.

Uma dica válida é deixar uma caixinha de sugestões e reclamações: isso dá voz ao cliente que se sente ouvido, e te ajuda a melhorar o atendimento.

2 – Reclamações

Em um negócio, é comum que vez ou outra se receba reclamação sobre algum funcionário. Porém, quando reclamações se tornam constantes sobre um ou mais funcionários, se deve prestar atenção.

Tenha uma reunião para procurar entender o que está acontecendo. Às vezes uma conversa já resolve o problema. Uma outra opção também é investir em treinamentos para os funcionários.

3 – Dificuldade de contato

Hoje em dia, a internet abriu um ótimo caminho para contato, e a empresa que não aposta nisso pode ter sérios problemas. Uma clínica ou consultório depende de consultas para funcionar, e essas consultas precisam ser marcadas de alguma maneira.

Um dos indicativos de que você precisa melhorar o atendimento é quando se ouve que o paciente teve muita dificuldade em marcar uma consulta ou exame. Ele pode até ter insistido da primeira vez, mas ao longo do tempo ele vai se cansar e procurar outro lugar.

Disponibilize vários telefones, e se possível um atendimento online através de email ou sites, não só para agendamentos, mas também para críticas e sugestões.

Dificultar o contato pode resultar em perda de pacientes para o consultório, afinal ninguém quer ter que perder muito tempo tentando falar com a clínica

4 – Desconforto na sala de espera 

Um lugar com bom atendimento é notado logo de cara, pelo semblante dos funcionários e clientes. Perceber que os pacientes estão com a cara fechada, tratam mal os funcionários e entram no consultório reclamando é um indicio muito forte de que algo não vai bem.

Observe como os pacientes se relacionam com os funcionários. Claro que não precisam ser amigos, porém um bom atendimento gera um tratamento diferente e mais caloroso.

5 – Má reputação

Existem sites e aplicativos para avaliar o atendimento de negócios, e muitas pessoas fazem dessa avaliação um fator muito importante na hora de escolher em que clínica ou consultório ir.

Ser mal avaliado nesses aplicativos gera uma imagem ruim para a empresa, além de ser sinal de que algo precisa ser mudado. Fique atento quanto a sua avaliação, e sobre o que é pontuado. Cerca de 86% das pessoas que tem um mal atendimento em algum lugar, não voltam mais e ainda não indicam para amigos e parentes.

6 – Muita fila

Ter a clínica cheia é algo bom, mas deve-se prestar atenção quanto as filas e o tempo de espera. Um mau atendimento gera um tempo de espera maior, já que normalmente inclui informações passadas erradas – o paciente perde tempo indo de um lado para o outro – além de demora para dar informações simples que podem agilizar o atendimento.

Pacientes geralmente vão a consultas sabendo que um tempo de espera é normal, mas sem dúvida eles não vão gostar de esperar horas por um médico atrasado, ou por alguma informação errada que tenham recebido.

7 – Muitos enganos com horários e informações erradas

Pode acontecer de algum paciente ir em um dia errado de sua consulta, ou ir pegar um exame que ainda não está pronto.

Porém, quando isso começa a acontecer todos os dias ou mais de uma vez ao dia, algo deve ser mudado. Informações erradas prejudicam o paciente, sua clínica e indicam que o atendimento ao cliente não é satisfatório. Alinhe as informações com os funcionários para que isso não ocorra.

Um bom atendimento é primordial para cativar o paciente para que ele volte e indique sua clínica. Se você começar a notar um ou mais desses sinais, tome providências para melhorar o atendimento o quanto antes.

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1 comentário em “7 Sinais de Aviso Que Seu Atendimento Deve Melhorar”

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Módulo 1 – Conhecendo o Seu Negócio

É fundamental que você conheça como funciona o mercado em que você atua. Nesse módulo você vai aprender a entender os números que compõe o mercado da saúde, as pesquisas e os números dos concorrentes que quando bem interpretadas fazem a diferença na sua clínica.

Módulo 2 – Gestão do Dia a Dia

De nada adianta você entender de Gestão na teoria se não souber colocar ela na prática. Nesse módulo você vai aprender como colocar na prática os tópicos da sua gestão e gerenciar a sua equipe.

Módulo 3 – Como assumir a Liderança

A maioria dos gestores na saúde pensam que ser líder é ser chefe. E inicialmente para ter um negócio e até mesmo para liderar uma equipe dentro de uma clínica, hospital e um consultório, você necessita entender o que é ser líder. As pessoas querem seguir um líder. Ser chefe é coisa do passado.

Módulo 4 – Posicionamento de Mercado como Vantagem Competitiva

Saber se posicionar no mercado é o diferencial que vai te destacar para os seus pacientes e também será uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes. Quem não se posiciona, não se destaca, e sendo assim acaba sendo igual a todos.

Módulo 5 – Precificação

Quantas vezes você já precificou o seu serviço como deveria? Precificar comparando somente com o concorrente é um erro gigantesco. Nesse módulo você vai conhecer como precificar de verdade sua consulta e seus procedimentos. Sabe precificar é uma grande vantagem frente aos seus concorrentes.

Módulo 6 – Aprenda a Vender na sua Clínica

A Venda é o coração de uma empresa. A sua clínica é uma empresa! Mas entenda, você não deve jamais vender sem ética, empurrar procedimentos nos pacientes. Nesse módulo você vai aprender como vender sempre, todos os dias, e claro, vender sem medo de faturar.

Módulo 7 – Como desenvolver um Marketing de Sucesso

A maioria dos profissionais da saúde só se comunicam pelo Instagram. Nesse módulo eu ensino como você pode se destacar e divulgar a sua marca e seus serviços em outras redes sociais. Mostro também as diversas possibilidades que existem para a divulgação da sua clínica.

Módulo 8 – Experiência do Paciente - O futuro da Saúde

Hoje não só na saúde, mas em todos os setores da economia os pessoas procuram nas empresas um atendimento diferenciado e buscam viver uma experiência única de tudo que já viram.
A experiência do paciente é a soma de todas as interações que o paciente possa ter em um estabelecimento de saúde, desde o primeiro contato, até o momento da alta médica, que possam influenciar na percepção do cuidado, atenção e continuidade do atendimento.
E você vai aprender como implantar essa Experiência.

Módulo 9 – As Ferramentas Básicas do Atendimento

Nesse módulo vou te apresentar as habilidades técnicas que uma secretária precisa ter e quais ferramentas são fundamentais para ela se organizar.

Módulo 10 – Atendimento de Excelência

Neste módulo você vai aprender o que é um atendimento de excelência, quais são os pilares para você implantar ele na sua clínica, como lidar com pacientes insatisfeitos e exemplos de excelência de grandes marcas que vão te ensinar pequenas ações de alto impacto.

11 – Jornada de Encantamento ao Paciente

Nesse módulo você vai aprender o que é encantamento e como gerar encantamento para o seu paciente através de ações no antes, durante e depois da consulta.