7 Sinais de Aviso Que Seu Atendimento Deve Melhorar

Quando se trata do ramo da saúde, os clientes sempre procuram a melhor opção. E isso se entende além do consultório: uma clínica agradável, bem arrumada e com bom atendimento faz toda a diferença. Isso te faz pensar em melhorar o atendimento em sua clínica?

Se sentir querido e especial no ambiente de um consultório é muito importante, já que pode ser um momento delicado e estressante para o paciente.

Mas, você sabe medir se o atendimento do seu consultório está satisfatório?

Listamos 7 sinais que indicam que você deve melhorar o atendimento.

1 – Pacientes só vão uma vez e não voltam mais

Uma consulta envolve várias etapas, e essas etapas costumam fazer com que o paciente vá mais de uma vez ao consultório. Entre marcação de consulta, marcação de exames e retorno médico, o normal é que o paciente volte mais vezes durante as próximas semanas.

Um sinal de que deve melhorar o atendimento são clientes que só fazem uma etapa e não voltam mais.

Marcar uma consulta e nunca voltar para os exames pode indicar que o atendimento da clínica não foi o que o paciente esperava e isso pode envolver diversos fatores, desde a recepção até a consulta médica em si. Fique atento: se casos como esses começarem a acontecer muito, procure conversar com os funcionários e ver o que pode ser mudado.

Uma dica válida é deixar uma caixinha de sugestões e reclamações: isso dá voz ao cliente que se sente ouvido, e te ajuda a melhorar o atendimento.

2 – Reclamações

Em um negócio, é comum que vez ou outra se receba reclamação sobre algum funcionário. Porém, quando reclamações se tornam constantes sobre um ou mais funcionários, se deve prestar atenção.

Tenha uma reunião para procurar entender o que está acontecendo. Às vezes uma conversa já resolve o problema. Uma outra opção também é investir em treinamentos para os funcionários.

3 – Dificuldade de contato

Hoje em dia, a internet abriu um ótimo caminho para contato, e a empresa que não aposta nisso pode ter sérios problemas. Uma clínica ou consultório depende de consultas para funcionar, e essas consultas precisam ser marcadas de alguma maneira.

Um dos indicativos de que você precisa melhorar o atendimento é quando se ouve que o paciente teve muita dificuldade em marcar uma consulta ou exame. Ele pode até ter insistido da primeira vez, mas ao longo do tempo ele vai se cansar e procurar outro lugar.

Disponibilize vários telefones, e se possível um atendimento online através de email ou sites, não só para agendamentos, mas também para críticas e sugestões.

Dificultar o contato pode resultar em perda de pacientes para o consultório, afinal ninguém quer ter que perder muito tempo tentando falar com a clínica

4 – Desconforto na sala de espera 

Um lugar com bom atendimento é notado logo de cara, pelo semblante dos funcionários e clientes. Perceber que os pacientes estão com a cara fechada, tratam mal os funcionários e entram no consultório reclamando é um indicio muito forte de que algo não vai bem.

Observe como os pacientes se relacionam com os funcionários. Claro que não precisam ser amigos, porém um bom atendimento gera um tratamento diferente e mais caloroso.

5 – Má reputação

Existem sites e aplicativos para avaliar o atendimento de negócios, e muitas pessoas fazem dessa avaliação um fator muito importante na hora de escolher em que clínica ou consultório ir.

Ser mal avaliado nesses aplicativos gera uma imagem ruim para a empresa, além de ser sinal de que algo precisa ser mudado. Fique atento quanto a sua avaliação, e sobre o que é pontuado. Cerca de 86% das pessoas que tem um mal atendimento em algum lugar, não voltam mais e ainda não indicam para amigos e parentes.

6 – Muita fila

Ter a clínica cheia é algo bom, mas deve-se prestar atenção quanto as filas e o tempo de espera. Um mau atendimento gera um tempo de espera maior, já que normalmente inclui informações passadas erradas – o paciente perde tempo indo de um lado para o outro – além de demora para dar informações simples que podem agilizar o atendimento.

Pacientes geralmente vão a consultas sabendo que um tempo de espera é normal, mas sem dúvida eles não vão gostar de esperar horas por um médico atrasado, ou por alguma informação errada que tenham recebido.

7 – Muitos enganos com horários e informações erradas

Pode acontecer de algum paciente ir em um dia errado de sua consulta, ou ir pegar um exame que ainda não está pronto.

Porém, quando isso começa a acontecer todos os dias ou mais de uma vez ao dia, algo deve ser mudado. Informações erradas prejudicam o paciente, sua clínica e indicam que o atendimento ao cliente não é satisfatório. Alinhe as informações com os funcionários para que isso não ocorra.

Um bom atendimento é primordial para cativar o paciente para que ele volte e indique sua clínica. Se você começar a notar um ou mais desses sinais, tome providências para melhorar o atendimento o quanto antes.

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1 comentário em “7 Sinais de Aviso Que Seu Atendimento Deve Melhorar”

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