O que fazer se sua clínica/consultório acaba com seu tempo livre (e não te dá retorno financeiro)?

Ter uma clínica ou consultório próprio requer muito cuidado e empenho. Ao cuidar tanto do seu negócio, o administrador acaba abrindo mão de grande parte do seu tempo livre e o mínimo que se espera é que isso traga retorno financeiro.

Mas o que fazer quando você está sem nenhum tempo livre e isso não está gerando o retorno financeiro esperado?

Algumas atitudes podem mudar esse cenário incômodo e frustrante e aumentar o retorno financeiro da sua clínica.

Dicas Simples Melhoram o Retorno Financeiro do Seu Consultório

1) Otimize o espaço

Cuide do layout da sua clínica. Tenha sempre um balcão de atendimento logo na entrada – principalmente quando o espaço em que você está é muito grande – nenhum paciente gosta de perder tempo dentro de um lugar com inúmeras portas e andares.

Deixe placas e indicações sempre a mostra. Os pacientes vão sentir que a clínica é organizada, voltam mais vezes e você não vai perder tempo esperando pacientes perdidos. Além disso, cuide da decoração – pessoas não ligam de pagar mais se o ambiente for agradável e elegante.

2) Tenha um Bom Atendimento

Quando um cliente é bem atendido, ele volta e indica o lugar a parentes e amigos. Cuide para que o atendimento seja rápido e bem executado desde o primeiro momento que o paciente entre na sua clínica ou consultório.

Atendimento bom faz o cliente voltar – o que traz mais lucro – e atendimento rápido e com as informações corretas otimizam o tempo de funcionamento da clínica, o que possibilita que sobre mais tempo livre pra você. Cuide para que o atendimento de sua clínica seja referência.

3) Agilize os Processos 

Use e abuse de recursos digitais para organizar os procedimentos. Com programas, você agenda consultas rapidamente, além de controlar seu horário muito mais fácil.

Além disso, implementar um software que mostra o resultado dos exames online só traz vantagens: o paciente não precisa ir até a clínica só para pegar o exame – ele imprime em casa, marca pelo telefone e precisa ir no dia apenas para a sua consulta normalmente.

Isso também diminui o tempo de espera de pacientes que estão lá para outras coisas e aumenta o retorno financeiro da sua clínica.

4) Empatia é Fundamental

Em uma consulta, o paciente pode estar nervoso ou com dores. Ter empatia desde o primeiro momento de atendimento é essencial.

Saiba ouvi-lo, ofereça uma cadeira confortável, água ou café. Além disso, cuide para que ele entenda toda a consulta, sem termos médicos complicados.

Fazer o paciente se sentir querido e entendido estreita os laços e faz com que ele sempre volte caso precise de alguma coisa.

5) Interaja com os pacientes pela internet

Criar um chat ou atendimento eletrônico em que o paciente possa entrar em contato com você ou sua clínica sempre que precisar, ajuda a manter e conquistar novos clientes.

Pacientes valorizam a opção de não precisarem ir até a clínica para ter informações simples, como consultar resultados de exames, agendar consultas ou saber procedimentos sobre algum exame ou processo. Nos dias de hoje, ninguém tem tempo a perder e todos sabem o quanto esses serviços que podem ser feitos em casa ganham aprovação e preferência dos clientes.

Além de tudo, isso faz com que o paciente confie na sua clínica ou consultório, o que o fideliza e faz com que ele indique para as pessoas.

Essas são algumas atitudes que podem aumentar o retorno financeiro da sua clínica, além de otimizar o seu tempo de funcionamento – e com isso, deixando mais tempo livre para você.

Além das dicas citadas, vale ressaltar que os consultórios que seguiram as orientações dadas em minhas consultorias sempre buscavam se capacitar como gestores dos seus negócios. Como o seu tempo era o seu bem mais valioso, praticamente todos optavam por conteúdos on line, cursos de gestão, administração, etc. Pensando nisso, comecei a escrever neste blog, para contribuir cada vez mais com o desenvolvimento pessoal e profissional de todos que atuam nesse “mundo” que é a área da saúde.

Você atrai seus pacientes pelo preço?

O que achou do conteúdo? Deixe seu comentário, vou respondê-lo pessoalmente.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Módulo 1 – Conhecendo o Seu Negócio

É fundamental que você conheça como funciona o mercado em que você atua. Nesse módulo você vai aprender a entender os números que compõe o mercado da saúde, as pesquisas e os números dos concorrentes que quando bem interpretadas fazem a diferença na sua clínica.

Módulo 2 – Gestão do Dia a Dia

De nada adianta você entender de Gestão na teoria se não souber colocar ela na prática. Nesse módulo você vai aprender como colocar na prática os tópicos da sua gestão e gerenciar a sua equipe.

Módulo 3 – Como assumir a Liderança

A maioria dos gestores na saúde pensam que ser líder é ser chefe. E inicialmente para ter um negócio e até mesmo para liderar uma equipe dentro de uma clínica, hospital e um consultório, você necessita entender o que é ser líder. As pessoas querem seguir um líder. Ser chefe é coisa do passado.

Módulo 4 – Posicionamento de Mercado como Vantagem Competitiva

Saber se posicionar no mercado é o diferencial que vai te destacar para os seus pacientes e também será uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes. Quem não se posiciona, não se destaca, e sendo assim acaba sendo igual a todos.

Módulo 5 – Precificação

Quantas vezes você já precificou o seu serviço como deveria? Precificar comparando somente com o concorrente é um erro gigantesco. Nesse módulo você vai conhecer como precificar de verdade sua consulta e seus procedimentos. Sabe precificar é uma grande vantagem frente aos seus concorrentes.

Módulo 6 – Aprenda a Vender na sua Clínica

A Venda é o coração de uma empresa. A sua clínica é uma empresa! Mas entenda, você não deve jamais vender sem ética, empurrar procedimentos nos pacientes. Nesse módulo você vai aprender como vender sempre, todos os dias, e claro, vender sem medo de faturar.

Módulo 7 – Como desenvolver um Marketing de Sucesso

A maioria dos profissionais da saúde só se comunicam pelo Instagram. Nesse módulo eu ensino como você pode se destacar e divulgar a sua marca e seus serviços em outras redes sociais. Mostro também as diversas possibilidades que existem para a divulgação da sua clínica.

Módulo 8 – Experiência do Paciente - O futuro da Saúde

Hoje não só na saúde, mas em todos os setores da economia os pessoas procuram nas empresas um atendimento diferenciado e buscam viver uma experiência única de tudo que já viram.
A experiência do paciente é a soma de todas as interações que o paciente possa ter em um estabelecimento de saúde, desde o primeiro contato, até o momento da alta médica, que possam influenciar na percepção do cuidado, atenção e continuidade do atendimento.
E você vai aprender como implantar essa Experiência.

Módulo 9 – As Ferramentas Básicas do Atendimento

Nesse módulo vou te apresentar as habilidades técnicas que uma secretária precisa ter e quais ferramentas são fundamentais para ela se organizar.

Módulo 10 – Atendimento de Excelência

Neste módulo você vai aprender o que é um atendimento de excelência, quais são os pilares para você implantar ele na sua clínica, como lidar com pacientes insatisfeitos e exemplos de excelência de grandes marcas que vão te ensinar pequenas ações de alto impacto.

11 – Jornada de Encantamento ao Paciente

Nesse módulo você vai aprender o que é encantamento e como gerar encantamento para o seu paciente através de ações no antes, durante e depois da consulta.