O que fazer se sua clínica/consultório acaba com seu tempo livre (e não te dá retorno financeiro)?

Ter uma clínica ou consultório próprio requer muito cuidado e empenho. Ao cuidar tanto do seu negócio, o administrador acaba abrindo mão de grande parte do seu tempo livre e o mínimo que se espera é que isso traga retorno financeiro.

Mas o que fazer quando você está sem nenhum tempo livre e isso não está gerando o retorno financeiro esperado?

Algumas atitudes podem mudar esse cenário incômodo e frustrante e aumentar o retorno financeiro da sua clínica.

Dicas Simples Melhoram o Retorno Financeiro do Seu Consultório

1) Otimize o espaço

Cuide do layout da sua clínica. Tenha sempre um balcão de atendimento logo na entrada – principalmente quando o espaço em que você está é muito grande – nenhum paciente gosta de perder tempo dentro de um lugar com inúmeras portas e andares.

Deixe placas e indicações sempre a mostra. Os pacientes vão sentir que a clínica é organizada, voltam mais vezes e você não vai perder tempo esperando pacientes perdidos. Além disso, cuide da decoração – pessoas não ligam de pagar mais se o ambiente for agradável e elegante.

2) Tenha um Bom Atendimento

Quando um cliente é bem atendido, ele volta e indica o lugar a parentes e amigos. Cuide para que o atendimento seja rápido e bem executado desde o primeiro momento que o paciente entre na sua clínica ou consultório.

Atendimento bom faz o cliente voltar – o que traz mais lucro – e atendimento rápido e com as informações corretas otimizam o tempo de funcionamento da clínica, o que possibilita que sobre mais tempo livre pra você. Cuide para que o atendimento de sua clínica seja referência.

3) Agilize os Processos 

Use e abuse de recursos digitais para organizar os procedimentos. Com programas, você agenda consultas rapidamente, além de controlar seu horário muito mais fácil.

Além disso, implementar um software que mostra o resultado dos exames online só traz vantagens: o paciente não precisa ir até a clínica só para pegar o exame – ele imprime em casa, marca pelo telefone e precisa ir no dia apenas para a sua consulta normalmente.

Isso também diminui o tempo de espera de pacientes que estão lá para outras coisas e aumenta o retorno financeiro da sua clínica.

4) Empatia é Fundamental

Em uma consulta, o paciente pode estar nervoso ou com dores. Ter empatia desde o primeiro momento de atendimento é essencial.

Saiba ouvi-lo, ofereça uma cadeira confortável, água ou café. Além disso, cuide para que ele entenda toda a consulta, sem termos médicos complicados.

Fazer o paciente se sentir querido e entendido estreita os laços e faz com que ele sempre volte caso precise de alguma coisa.

5) Interaja com os pacientes pela internet

Criar um chat ou atendimento eletrônico em que o paciente possa entrar em contato com você ou sua clínica sempre que precisar, ajuda a manter e conquistar novos clientes.

Pacientes valorizam a opção de não precisarem ir até a clínica para ter informações simples, como consultar resultados de exames, agendar consultas ou saber procedimentos sobre algum exame ou processo. Nos dias de hoje, ninguém tem tempo a perder e todos sabem o quanto esses serviços que podem ser feitos em casa ganham aprovação e preferência dos clientes.

Além de tudo, isso faz com que o paciente confie na sua clínica ou consultório, o que o fideliza e faz com que ele indique para as pessoas.

Essas são algumas atitudes que podem aumentar o retorno financeiro da sua clínica, além de otimizar o seu tempo de funcionamento – e com isso, deixando mais tempo livre para você.

Além das dicas citadas, vale ressaltar que os consultórios que seguiram as orientações dadas em minhas consultorias sempre buscavam se capacitar como gestores dos seus negócios. Como o seu tempo era o seu bem mais valioso, praticamente todos optavam por conteúdos on line, cursos de gestão, administração, etc. Pensando nisso, comecei a escrever neste blog, para contribuir cada vez mais com o desenvolvimento pessoal e profissional de todos que atuam nesse “mundo” que é a área da saúde.

Você atrai seus pacientes pelo preço?

O que achou do conteúdo? Deixe seu comentário, vou respondê-lo pessoalmente.

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