Se Seu Paciente Não Sabe o Seu Nome, Talvez Você Esteja Fazendo Tudo Errado

A relação entre profissional da saúde  e paciente é algo muito delicado e que pode dizer muito sobre o profissional, por mais que muitas pessoas ainda não se atentem a este detalhe. Isso porque a maneira com a qual o paciente interage com o médico e vice e versa diz muito sobre o profissional que você é.

Afinal de contas, a confiança que um paciente tem em você é – ou deve ser – o reflexo de sua qualidade enquanto profissional da saúde e da segurança que você passa para os seus pacientes, algo que é muito importante. Isso porque quando um paciente não sente confiança naquele profissional, ele simplesmente vai buscar outro em quem realmente confia.

Como Conquistar a Confiança de um Paciente

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E essa sensação de confiança é algo que é conseguido por meio de suas atitudes enquanto profissional da saúde, que acabam conquistando o paciente, fazendo com que este sinta segurança em uma consulta. Um bom exemplo de falta de confiança é quando o paciente não sabe nem mesmo o seu nome, algo muito mais comum do que deveria ser.

E se você é um profissional que os pacientes não sabem o nome, é preciso que você saiba que pode estar fazendo as coisas do jeito errado.

E é exatamente pensando nisso que separei aqui uma série de informações que vão ajudar você a mudar a imagem que você passa para o seu paciente, de forma a conseguir a confiança do mesmo, algo que é importante para a sua rotina enquanto profissional da saúde.

Seja um profissional da saúde  nos quais os pacientes confiam

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Não é todo paciente que confia no médico, dentista, nutricionista ou fisioterapeuta em que passa. Na verdade, o que acontece é que são poucos os profissionais da saúde  que realmente inspiram a confiança por parte daqueles que atendem, algo que deve ser trabalhado não só para promover o bem-estar do seu paciente, como também para construir uma reputação sua enquanto profissional.

E fazer com que o paciente que confia em você seja o seu paciente é algo que exige pequenas medidas que fazem toda a diferença. E a primeira delas é fazer com que o paciente saiba o seu nome, pois pacientes que não sabem ou simplesmente esquecem o nome do médico, do dentista, do nutricionista ou do profissional com quem se consultaram são um mau sinal sobre o seu atendimento.

Além disso, é preciso que você seja um profissional que saiba ouvir e que saiba estimular o seu paciente a falar. Hoje é muito comum encontrar profissionais da saúde que por uma série de motivos não dão atenção aos pacientes, de forma que eles se surpreendem quando encontram algo diferente e acaba se tornando um paciente que confia naquele profissional.

Além disso, é importante ser sempre educado e colocar de maneira clara cada detalhe sobre o tratamento pelo qual o paciente vai precisar passar. Mostre o motivo por trás da solicitação de cada exame e explique a condição do paciente de forma sincera. Isso não só vai fazer com que o paciente se sinta mais calmo, como também vai estabelecer uma relação de confiança entre vocês, algo que é essencial quando falamos da relação entre profissional da saúde  e paciente.

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Módulo 1 – Conhecendo o Seu Negócio

É fundamental que você conheça como funciona o mercado em que você atua. Nesse módulo você vai aprender a entender os números que compõe o mercado da saúde, as pesquisas e os números dos concorrentes que quando bem interpretadas fazem a diferença na sua clínica.

Módulo 2 – Gestão do Dia a Dia

De nada adianta você entender de Gestão na teoria se não souber colocar ela na prática. Nesse módulo você vai aprender como colocar na prática os tópicos da sua gestão e gerenciar a sua equipe.

Módulo 3 – Como assumir a Liderança

A maioria dos gestores na saúde pensam que ser líder é ser chefe. E inicialmente para ter um negócio e até mesmo para liderar uma equipe dentro de uma clínica, hospital e um consultório, você necessita entender o que é ser líder. As pessoas querem seguir um líder. Ser chefe é coisa do passado.

Módulo 4 – Posicionamento de Mercado como Vantagem Competitiva

Saber se posicionar no mercado é o diferencial que vai te destacar para os seus pacientes e também será uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes. Quem não se posiciona, não se destaca, e sendo assim acaba sendo igual a todos.

Módulo 5 – Precificação

Quantas vezes você já precificou o seu serviço como deveria? Precificar comparando somente com o concorrente é um erro gigantesco. Nesse módulo você vai conhecer como precificar de verdade sua consulta e seus procedimentos. Sabe precificar é uma grande vantagem frente aos seus concorrentes.

Módulo 6 – Aprenda a Vender na sua Clínica

A Venda é o coração de uma empresa. A sua clínica é uma empresa! Mas entenda, você não deve jamais vender sem ética, empurrar procedimentos nos pacientes. Nesse módulo você vai aprender como vender sempre, todos os dias, e claro, vender sem medo de faturar.

Módulo 7 – Como desenvolver um Marketing de Sucesso

A maioria dos profissionais da saúde só se comunicam pelo Instagram. Nesse módulo eu ensino como você pode se destacar e divulgar a sua marca e seus serviços em outras redes sociais. Mostro também as diversas possibilidades que existem para a divulgação da sua clínica.

Módulo 8 – Experiência do Paciente - O futuro da Saúde

Hoje não só na saúde, mas em todos os setores da economia os pessoas procuram nas empresas um atendimento diferenciado e buscam viver uma experiência única de tudo que já viram.
A experiência do paciente é a soma de todas as interações que o paciente possa ter em um estabelecimento de saúde, desde o primeiro contato, até o momento da alta médica, que possam influenciar na percepção do cuidado, atenção e continuidade do atendimento.
E você vai aprender como implantar essa Experiência.

Módulo 9 – As Ferramentas Básicas do Atendimento

Nesse módulo vou te apresentar as habilidades técnicas que uma secretária precisa ter e quais ferramentas são fundamentais para ela se organizar.

Módulo 10 – Atendimento de Excelência

Neste módulo você vai aprender o que é um atendimento de excelência, quais são os pilares para você implantar ele na sua clínica, como lidar com pacientes insatisfeitos e exemplos de excelência de grandes marcas que vão te ensinar pequenas ações de alto impacto.

11 – Jornada de Encantamento ao Paciente

Nesse módulo você vai aprender o que é encantamento e como gerar encantamento para o seu paciente através de ações no antes, durante e depois da consulta.