13 verdades que o seu paciente jamais lhe dirá (a 13ª é chocante!)

É verdade que os profissionais da área da saúde costumam trabalhar muito. Além do trabalho, que lida diretamente com as pessoas, é preciso sempre estar estudando e realizando pesquisas, já que não só o corpo humano, como também a tecnologia e o mundo que nos cerca estão sempre em evolução. Acredite, existem verdades que seu paciente jamais dirá…

Uma clínica ou um consultório, ou até mesmo grandes hospitais contam com diversos funcionários e recebem muitas pessoas, todos os dias. É por isso que esses lugares têm motivos de sobra para se preocupar não só com a boa infraestrutura, mas também com o bom atendimento aos pacientes.

No entanto, existem algumas coisas que os pacientes não dizem aos profissionais, e foi pensando nisso que resolvi te dizer hoje, quais são as treze verdades chocantes que seu paciente jamais lhe dirá.

Saber desses pequenos “segredos” vai te ajudar a tratar melhor as pessoas que você atende, e também ensinar a como lidar melhor com situações nas quais você não sabe o que pode estar acontecendo. Confira!

13 verdades que seu paciente jamais dirá

verdades que seu paciente jamais dirá

1. Preço por consulta

Como todo mundo deve saber, ter acesso a serviços de saúde de boa qualidade no Brasil não é algo que sai barato. As pessoas já precisam gastar muito dinheiro com outras prioridades e acaba não sobrando para uma consulta.

Além disso, o preço das consultar particulares só faz aumentar o número de pacientes que dependem do SUS (Sistema Único de Saúde) o que prejudica a todos, e até leva pessoas à morte.

2. Preço dos planos de saúde

Os planos de saúde também costumam ser muito caros, e a grande maioria não cobre tantos procedimentos assim. Como uma família de classe média, com três ou quatro integrantes será capaz de arcar com os custos de um plano de saúde?

3. Poucas indicações

Mesmo com todo o acesso à tecnologia que as pessoas têm, faltam indicações de bons profissionais para aquilo que elas procuram. Se não houver um conhecido que indique, não existe um meio de saber se o serviço daquele profissional é de qualidade antes de procurar por ele.

4. Demora para conseguir consulta com urgência

Uma reclamação do paciente bem comum é o fato de que demora muito para se conseguir uma consulta para tratar de um problema urgente. Mesmo pessoas que contam com plano de saúde precisam esperar dias para conseguir uma consulta dessas.

A situação além de não ser justa, pode prejudicar muito uma pessoa, já que normalmente só procuramos um médico quando percebemos que algo não está certo conosco.

5. Contato telefônico

As pessoas ligam em diversos locais em busca de consulta de preços, mas nem sempre esse processo é rápido.

6. Atendimento

Não existe nada pior para um paciente do que ser mal atendido, seja pelo médico ou por um enfermeiro, recepcionista etc. Falo muito sobre isso em minhas consultorias, é um dos pontos mais importantes durante o processo de melhoria em clínicas e consultórios. Uma das ferramentas que disponibilizo aos meus clientes é um Checklist. Nele, eu destaco 5 Ações Simples Que Os Melhores Consultórios Fazem Para Conquistar Seu Paciente! Veja o checklist do atendimento perfeito clicando aqui.

7. Rapidez na consulta

Se um paciente te procura, é porque quer conversar, falar sobre o problema e ser examinado. Uma consulta de cinco minutos não é o suficiente para definir o problema que ele tem.

8. Demora para ser atendido

Outra reclamação do paciente é o tempo que ficam esperando para serem atendidos. Realmente, não é nada agradável ficar horas numa sala de espera quando você está doente e já tem horário marcado.

9. Possibilidades para pagar

Não é todo mundo que pode pagar uma consulta à vista, e nem no dinheiro. A maior parte dos pacientes gostaria de ter a possibilidade de parcelar ou mesmo pagar no cartão.

10. Aparência do profissional

Ninguém quer adentrar um consultório e perceber que o profissional que vai te atender está vestido de qualquer jeito, cheirando mal ou com cara de que não gostaria de estar ali. O paciente merece o mínimo de respeito.

11. Aparência da clínica/consultório

O mesmo vale para o local no qual você vai receber os pacientes. O ambiente deve estar muito bem limpo e contar com todos os objetos necessários para que você possa atende-lo.

12. Métodos ultrapassados

Como já dissemos, é preciso estar sempre estudando para poder lidar com as evoluções. Um paciente sabe quando você poderia estar fazendo melhor ou não.

13. Insatisfação

A pior reclamação de paciente é quando seu serviço não corresponde às expectativas dele.

Isso só fará com que ele não te indique, fale mal do seu serviço e ainda não apareça nunca mais para ser atendido por você. Por que isso é chocante? Porque o marketing ruim de um paciente, especialmente se divulgado em redes sociais, pode fazer com que você perca muito dinheiro e tenha que investir muito em “limpar” sua imagem.

Por isso, dê o seu melhor sempre e faça com que seus pacientes fiquem felizes com seu serviço.

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