13 verdades que o seu paciente jamais lhe dirá (a 13ª é chocante!)

É verdade que os profissionais da área da saúde costumam trabalhar muito. Além do trabalho, que lida diretamente com as pessoas, é preciso sempre estar estudando e realizando pesquisas, já que não só o corpo humano, como também a tecnologia e o mundo que nos cerca estão sempre em evolução. Acredite, existem verdades que seu paciente jamais dirá…

Uma clínica ou um consultório, ou até mesmo grandes hospitais contam com diversos funcionários e recebem muitas pessoas, todos os dias. É por isso que esses lugares têm motivos de sobra para se preocupar não só com a boa infraestrutura, mas também com o bom atendimento aos pacientes.

No entanto, existem algumas coisas que os pacientes não dizem aos profissionais, e foi pensando nisso que resolvi te dizer hoje, quais são as treze verdades chocantes que seu paciente jamais lhe dirá.

Saber desses pequenos “segredos” vai te ajudar a tratar melhor as pessoas que você atende, e também ensinar a como lidar melhor com situações nas quais você não sabe o que pode estar acontecendo. Confira!

13 verdades que seu paciente jamais dirá

verdades que seu paciente jamais dirá

1. Preço por consulta

Como todo mundo deve saber, ter acesso a serviços de saúde de boa qualidade no Brasil não é algo que sai barato. As pessoas já precisam gastar muito dinheiro com outras prioridades e acaba não sobrando para uma consulta.

Além disso, o preço das consultar particulares só faz aumentar o número de pacientes que dependem do SUS (Sistema Único de Saúde) o que prejudica a todos, e até leva pessoas à morte.

2. Preço dos planos de saúde

Os planos de saúde também costumam ser muito caros, e a grande maioria não cobre tantos procedimentos assim. Como uma família de classe média, com três ou quatro integrantes será capaz de arcar com os custos de um plano de saúde?

3. Poucas indicações

Mesmo com todo o acesso à tecnologia que as pessoas têm, faltam indicações de bons profissionais para aquilo que elas procuram. Se não houver um conhecido que indique, não existe um meio de saber se o serviço daquele profissional é de qualidade antes de procurar por ele.

4. Demora para conseguir consulta com urgência

Uma reclamação do paciente bem comum é o fato de que demora muito para se conseguir uma consulta para tratar de um problema urgente. Mesmo pessoas que contam com plano de saúde precisam esperar dias para conseguir uma consulta dessas.

A situação além de não ser justa, pode prejudicar muito uma pessoa, já que normalmente só procuramos um médico quando percebemos que algo não está certo conosco.

5. Contato telefônico

As pessoas ligam em diversos locais em busca de consulta de preços, mas nem sempre esse processo é rápido.

6. Atendimento

Não existe nada pior para um paciente do que ser mal atendido, seja pelo médico ou por um enfermeiro, recepcionista etc. Falo muito sobre isso em minhas consultorias, é um dos pontos mais importantes durante o processo de melhoria em clínicas e consultórios. Uma das ferramentas que disponibilizo aos meus clientes é um Checklist. Nele, eu destaco 5 Ações Simples Que Os Melhores Consultórios Fazem Para Conquistar Seu Paciente! Veja o checklist do atendimento perfeito clicando aqui.

7. Rapidez na consulta

Se um paciente te procura, é porque quer conversar, falar sobre o problema e ser examinado. Uma consulta de cinco minutos não é o suficiente para definir o problema que ele tem.

8. Demora para ser atendido

Outra reclamação do paciente é o tempo que ficam esperando para serem atendidos. Realmente, não é nada agradável ficar horas numa sala de espera quando você está doente e já tem horário marcado.

9. Possibilidades para pagar

Não é todo mundo que pode pagar uma consulta à vista, e nem no dinheiro. A maior parte dos pacientes gostaria de ter a possibilidade de parcelar ou mesmo pagar no cartão.

10. Aparência do profissional

Ninguém quer adentrar um consultório e perceber que o profissional que vai te atender está vestido de qualquer jeito, cheirando mal ou com cara de que não gostaria de estar ali. O paciente merece o mínimo de respeito.

11. Aparência da clínica/consultório

O mesmo vale para o local no qual você vai receber os pacientes. O ambiente deve estar muito bem limpo e contar com todos os objetos necessários para que você possa atende-lo.

12. Métodos ultrapassados

Como já dissemos, é preciso estar sempre estudando para poder lidar com as evoluções. Um paciente sabe quando você poderia estar fazendo melhor ou não.

13. Insatisfação

A pior reclamação de paciente é quando seu serviço não corresponde às expectativas dele.

Isso só fará com que ele não te indique, fale mal do seu serviço e ainda não apareça nunca mais para ser atendido por você. Por que isso é chocante? Porque o marketing ruim de um paciente, especialmente se divulgado em redes sociais, pode fazer com que você perca muito dinheiro e tenha que investir muito em “limpar” sua imagem.

Por isso, dê o seu melhor sempre e faça com que seus pacientes fiquem felizes com seu serviço.

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Módulo 1 – Conhecendo o Seu Negócio

É fundamental que você conheça como funciona o mercado em que você atua. Nesse módulo você vai aprender a entender os números que compõe o mercado da saúde, as pesquisas e os números dos concorrentes que quando bem interpretadas fazem a diferença na sua clínica.

Módulo 2 – Gestão do Dia a Dia

De nada adianta você entender de Gestão na teoria se não souber colocar ela na prática. Nesse módulo você vai aprender como colocar na prática os tópicos da sua gestão e gerenciar a sua equipe.

Módulo 3 – Como assumir a Liderança

A maioria dos gestores na saúde pensam que ser líder é ser chefe. E inicialmente para ter um negócio e até mesmo para liderar uma equipe dentro de uma clínica, hospital e um consultório, você necessita entender o que é ser líder. As pessoas querem seguir um líder. Ser chefe é coisa do passado.

Módulo 4 – Posicionamento de Mercado como Vantagem Competitiva

Saber se posicionar no mercado é o diferencial que vai te destacar para os seus pacientes e também será uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes. Quem não se posiciona, não se destaca, e sendo assim acaba sendo igual a todos.

Módulo 5 – Precificação

Quantas vezes você já precificou o seu serviço como deveria? Precificar comparando somente com o concorrente é um erro gigantesco. Nesse módulo você vai conhecer como precificar de verdade sua consulta e seus procedimentos. Sabe precificar é uma grande vantagem frente aos seus concorrentes.

Módulo 6 – Aprenda a Vender na sua Clínica

A Venda é o coração de uma empresa. A sua clínica é uma empresa! Mas entenda, você não deve jamais vender sem ética, empurrar procedimentos nos pacientes. Nesse módulo você vai aprender como vender sempre, todos os dias, e claro, vender sem medo de faturar.

Módulo 7 – Como desenvolver um Marketing de Sucesso

A maioria dos profissionais da saúde só se comunicam pelo Instagram. Nesse módulo eu ensino como você pode se destacar e divulgar a sua marca e seus serviços em outras redes sociais. Mostro também as diversas possibilidades que existem para a divulgação da sua clínica.

Módulo 8 – Experiência do Paciente - O futuro da Saúde

Hoje não só na saúde, mas em todos os setores da economia os pessoas procuram nas empresas um atendimento diferenciado e buscam viver uma experiência única de tudo que já viram.
A experiência do paciente é a soma de todas as interações que o paciente possa ter em um estabelecimento de saúde, desde o primeiro contato, até o momento da alta médica, que possam influenciar na percepção do cuidado, atenção e continuidade do atendimento.
E você vai aprender como implantar essa Experiência.

Módulo 9 – As Ferramentas Básicas do Atendimento

Nesse módulo vou te apresentar as habilidades técnicas que uma secretária precisa ter e quais ferramentas são fundamentais para ela se organizar.

Módulo 10 – Atendimento de Excelência

Neste módulo você vai aprender o que é um atendimento de excelência, quais são os pilares para você implantar ele na sua clínica, como lidar com pacientes insatisfeitos e exemplos de excelência de grandes marcas que vão te ensinar pequenas ações de alto impacto.

11 – Jornada de Encantamento ao Paciente

Nesse módulo você vai aprender o que é encantamento e como gerar encantamento para o seu paciente através de ações no antes, durante e depois da consulta.