Profissionais de saúde – 5 mentiras que todos espalham e 1 verdade que seu concorrente não quer que você saiba

Trabalhar na área da saúde está longe de ser uma tarefa fácil. Além de ser necessário estudar por muitos anos, o profissional precisa lidar com a concorrência e suas estratégias todos os dias.

É verdade que não é fácil encontrar um médico com o qual nos comprometemos e adquirimos uma certa preferência, mas quando isso acontece, pode ter certeza de que aquele profissional será o consultado sempre que você tiver algum problema que ele possa resolver.

Mas como chamar a atenção dos pacientes assim? Bom, hoje vamos te falar sobre algumas estratégias para fidelizar pacientes, e contar cinco mentiras que todos espalham, e uma verdade que seu concorrente não quer que você saiba. Confira!

seu concorrente não quer que você saiba

1. Não contar com ajuda externa

Se existe uma coisa na qual você jamais deve acreditar, quando se trata de clínicas ou consultórios de sucesso, é que não há ajuda externa envolvida ali.

Todo e qualquer profissional bem informado sabe que, hoje em dia, já é possível contratar serviços para qualquer tipo de coisa, inclusive para cuidar da divulgação e imagem do seu negócio, bem como da sua estrutura interna, atendimento e tudo mais.

Portanto, se um dia você perguntar a um colega sobre qual é o segredo para tanto sucesso e ele não citar que conta com ajuda de outros profissionais, então está mentindo.

2. Não investe no atendimento

Atender bem os seus pacientes é a chave para que eles continuem voltando a se consultar com você, mas a verdade é que nem todo profissional da saúde se atenta para esse fato.

Para isso, você deve atende-lo com calma e dar a devida atenção. O paciente nota quando você está com pressa e se sente “mandado embora”. Se isso acontecer, pode ter certeza que as chances de ele voltar a te procurar serão as menores possíveis.

3. Visual do ambiente

Mais uma das cinco mentiras que todos contam é que a aparência de uma clínica ou consultório pouco importa, o importante é a qualidade do serviço.

Não acredite nisso em hipótese alguma. Quando adentramos um restaurante que tem uma aparência feia, logo associamos o visual do lugar com a qualidade da comida, e principalmente da cozinha, onde ela será preparada.

O paciente que entra em um consultório feio terá a impressão de que o lugar não conta com a estrutura necessária para atendê-lo.  

Não estamos dizendo que você deve tornar o seu local de atendimento num palácio, somente que deve investir em uma decoração bonita, simples, mas “clean”, que deixa seus pacientes à vontade e confortáveis com o ambiente.

4. Preços importam!

Valorizar o seu trabalho é extremamente importante, afinal, você estudou e se preparou ao longo de muitos anos para poder exercer sua função. No entanto, de nada adianta cobrar uma fortuna pelas consultas, enquanto o preço da concorrência está bem mais acessível.

Essa estratégia é ruim e fará com que você perca pacientes, principalmente na atual situação financeira na qual o Brasil se encontra.

Por isso, faça uma análise do preço da concorrência e descubra se o seu valor está alto demais. Se necessário, faça pequenas alterações. Por hora, poderá parecer que você está saindo no prejuízo, mas com o tempo vai perceber que essa estratégia valeu a pena.

5. Serviços online

Se os profissionais da saúde dizem que nem sequer pensam em investir em um serviço online, não acredite!

Não se trata de atender pessoas via internet, mesmo porque todos sabemos que isso não seria possível. No entanto, já existem profissionais da saúde permitindo que seus pacientes agendem o seu horário pela internet.

Isso mesmo! O paciente não precisa ligar ou mesmo se deslocar da casa dele até o consultório para conseguir um horário, basta alguns cliques para escolher a melhor data disponível para os dois e pronto. É necessário se adaptar às necessidades do seu público.

Bom, agora você já está por dentro de todas as mentiras que os profissionais da saúde contam. Fique atento ao que você pode mudar no seu negócio e invista, pois só assim você conseguirá desenvolver o seu trabalho e conseguir ainda mais pacientes.

Mas ainda não acabou. Ainda existe uma verdade que o seu concorrente não quer que você saiba, mas nós vamos te contar! Vários profissionais da saúde já procuraram ajuda nos cursos da Health Solution!

O doutor Osvaldo Rodrigues, através de seu site, dá dicas para profissionais da saúde sobre como podem melhorar suas estratégias de serviço. Você pode aprender sobre como realizar o atendimento perfeito, tudo através de um dispositivo móvel, sem sair de casa ou do ambiente de trabalho.

No site www.healthsolution.com.br/blog você encontra um material gratuito sobre Atendimento Perfeito e “5 ações simples que os melhores consultórios fazem para conquistar seu paciente”.

Além desse material de acesso gratuito, você pode acompanhar o canal do doutor Osvaldo Rodrigues, que compartilha suas experiências e dicas sobre atendimento perfeito.

Ele também dá dicas sobre técnicas e ferramentas, para que você possa desenvolver suas habilidades, modernizar o seu espaço e fazer sua carreira na área da saúde decolar de vez.

 

Médico Online?

Veja também: “Médico Online – Por que a consulta pelo WhatsApp não funciona (e o que fazer a respeito)

 

Mas quem é Osvaldo Rodrigues?

Se você está em dúvida sobre a qualidade do material, saiba que foi desenvolvido por alguém que sabe do que está falando. Osvaldo Rodrigues é formado em Gestão de Marketing pela FGV, atua como coaching, é consultor na área da saúde, já participou de diversos cursos e workshops.

Atualmente, ele é sócio proprietário na empresa CEN (Centro de Estudos e Negócios Ltda – Health Solution).

Para entender melhor sobre o que você pode adquirir para sua carreira na área da saúde, acesse o site e dê uma olhada no conteúdo. Pesquise, faça o download do material.

É gratuito, portanto, se você não gostar do que está vendo, pode simplesmente fechar as abas do seu servidor. No entanto, garanto que você não vai se arrepender! Não espere mais para conquistar cada vez mais clientes a partir de um atendimento perfeito. Venha já para a Health Solution!

comente experiencia do paciente

PS: Se você tem interesse em melhorar cada vez mais seu atendimento, deixei disponível gratuitamente uma das ferramentas que utilizo com meus clientes. É um Checklist. Nele, eu destaco 5 Ações Simples Que Os Melhores Consultórios Fazem Para Conquistar Seu Paciente! Veja o checklist do atendimento perfeito clicando aqui.

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Módulo 1 – Conhecendo o Seu Negócio

É fundamental que você conheça como funciona o mercado em que você atua. Nesse módulo você vai aprender a entender os números que compõe o mercado da saúde, as pesquisas e os números dos concorrentes que quando bem interpretadas fazem a diferença na sua clínica.

Módulo 2 – Gestão do Dia a Dia

De nada adianta você entender de Gestão na teoria se não souber colocar ela na prática. Nesse módulo você vai aprender como colocar na prática os tópicos da sua gestão e gerenciar a sua equipe.

Módulo 3 – Como assumir a Liderança

A maioria dos gestores na saúde pensam que ser líder é ser chefe. E inicialmente para ter um negócio e até mesmo para liderar uma equipe dentro de uma clínica, hospital e um consultório, você necessita entender o que é ser líder. As pessoas querem seguir um líder. Ser chefe é coisa do passado.

Módulo 4 – Posicionamento de Mercado como Vantagem Competitiva

Saber se posicionar no mercado é o diferencial que vai te destacar para os seus pacientes e também será uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes. Quem não se posiciona, não se destaca, e sendo assim acaba sendo igual a todos.

Módulo 5 – Precificação

Quantas vezes você já precificou o seu serviço como deveria? Precificar comparando somente com o concorrente é um erro gigantesco. Nesse módulo você vai conhecer como precificar de verdade sua consulta e seus procedimentos. Sabe precificar é uma grande vantagem frente aos seus concorrentes.

Módulo 6 – Aprenda a Vender na sua Clínica

A Venda é o coração de uma empresa. A sua clínica é uma empresa! Mas entenda, você não deve jamais vender sem ética, empurrar procedimentos nos pacientes. Nesse módulo você vai aprender como vender sempre, todos os dias, e claro, vender sem medo de faturar.

Módulo 7 – Como desenvolver um Marketing de Sucesso

A maioria dos profissionais da saúde só se comunicam pelo Instagram. Nesse módulo eu ensino como você pode se destacar e divulgar a sua marca e seus serviços em outras redes sociais. Mostro também as diversas possibilidades que existem para a divulgação da sua clínica.

Módulo 8 – Experiência do Paciente - O futuro da Saúde

Hoje não só na saúde, mas em todos os setores da economia os pessoas procuram nas empresas um atendimento diferenciado e buscam viver uma experiência única de tudo que já viram.
A experiência do paciente é a soma de todas as interações que o paciente possa ter em um estabelecimento de saúde, desde o primeiro contato, até o momento da alta médica, que possam influenciar na percepção do cuidado, atenção e continuidade do atendimento.
E você vai aprender como implantar essa Experiência.

Módulo 9 – As Ferramentas Básicas do Atendimento

Nesse módulo vou te apresentar as habilidades técnicas que uma secretária precisa ter e quais ferramentas são fundamentais para ela se organizar.

Módulo 10 – Atendimento de Excelência

Neste módulo você vai aprender o que é um atendimento de excelência, quais são os pilares para você implantar ele na sua clínica, como lidar com pacientes insatisfeitos e exemplos de excelência de grandes marcas que vão te ensinar pequenas ações de alto impacto.

11 – Jornada de Encantamento ao Paciente

Nesse módulo você vai aprender o que é encantamento e como gerar encantamento para o seu paciente através de ações no antes, durante e depois da consulta.