Os Primeiros Passos (certos) no Atendimento Perfeito

Atendendo bem para atender sempre. Com certeza você já deve ter ouvido essa frase em algum lugar ou a viu escrita em algum comércio que você frequenta com certa frequência. Você nunca pode ter percebido, mas provavelmente você só frequenta esse lugar porque sempre teve um ótimo atendimento, um atendimento perfeito.

Dificilmente alguém volta em um lugar onde foi mal atendida e se volta, com certeza acaba reclamando com algum colega ou até com o gerente responsável por aquele local. Todo mundo é cliente de algum lugar, até mesmo os donos de empresas ou de marcas.

Você não se sente muito melhor e até impelido a virar cliente daquela loja só porque aquele vendedor te tratou super bem? Pois é, um bom atendimento não só fideliza um cliente como chama atenção de outros que ainda não são. Um bom atendimento pode fazer toda a diferença no seu ganho mensal, por exemplo.

Dicas para um atendimento perfeito

Provavelmente um dos segmentos que mais sofrem com reclamações de um péssimo atendimento é o setor de saúde. É só você pegar hospitais públicos – e até mesmo hospitais privados – como exemplo, o mau atendimento começa nas recepcionistas e vai até o médico, que muitas vezes nem olha para sua cara durante toda a consulta.

Sem contar o tempo absurdo de espera em locais como esse. Mas o pior mesmo é quando você gasta uma quantia absurda para passar em um dentista ou um psicólogo e tem um péssimo atendimento. Quando o gasto sai diretamente do nosso bolso, é muito pior.

Imagina você – médico, dentista – tendo o mesmo atendimento em locais que frequenta? Com certeza você não vai gostar e ainda muito provavelmente vai deixar de frequentar o local.

Pois então, você, como profissional da saúde, tem que ter o mesmo pensamento quando se trata dos seus clientes. Tenha em mente que, assim como você, eles também querem ter um bom atendimento, mesmo porque eles estão desembolsando uma quantia e o mínimo que eles merecem é um bom atendimento.

Então se você deseja não só manter sua clientela, mas vê-los recomendando o seu serviço para amigos e familiares, vamos dar algumas dicas de como fazer o atendimento perfeito.

1) Simpatia no atendimento

Todo mundo está exposto a ter um dia péssimo, mas nem por isso você deve descontar seus problemas pessoais nos seus clientes. Por isso, ao atendê-lo, demonstre respeito, cordialidade, tudo isso não só é um diferencial no seu atendimento, deve ser regra.

Muitas vezes um bom dia – um cumprimento na chegada e na partida – pode fazer total diferença de como o cliente enxerga você, sua equipe e seu serviço.

2) Satisfação no atendimento

Como bom empreendedor você já deve ter ouvido que é preciso atender com um sorriso na voz, e é exatamente assim que deve ser feito. Quando você e sua equipe demonstram que gostam de atender e atender bem, você cria um vínculo eficaz com a clientela e consegue fideliza-la.

Um cliente satisfeito volta com muito mais frequência do que um cliente insatisfeito.

3) Entenda sua clientela

Um atendimento perfeito requer entendimento do cliente, você precisa entender porque ele procurou sua empresa e por que ele preferiu você e não a concorrência. A partir do momento que você entende as necessidades do seu(s) cliente(s) você conseguirá apresentar a melhor solução para ele.

4) Foque no pós-venda

O cliente procurou seu consultório, passou numa consulta, fez um aparelho, um tratamento de estética no corpo, ou seja, ele comprou seu serviço, contratou sua prestação de serviço. Ótimo, certo? Claro! Mas você não pode parar por aí, só porque ele comprou o seu serviço não quer dizer que você pode esquecê-lo.

Um pós-venda é tão importante e até mais que uma venda em si. Quando você se dá ao trabalho de entrar em contato com essa pessoa mesmo depois dela já ter comprado, demonstra sua preocupação com ela, ela se sentirá importante para sua empresa.

Saber se o cliente está satisfeito com o trabalho/produto é muito importante, porque um cliente satisfeito pode te render algumas indicações.

5) Esteja a um passo à frente

Uma pessoa vai atrás dos seus serviços porque precisa de uma solução para determinado problema. Seu papel não só é apresentar a solução para esse problema, mas também identificar se existem outros problemas e apresentá-lo ao cliente. Isso é estar a um passo à frente e garantir um atendimento que, consequentemente, gera um cliente satisfeito.

Um cliente sempre quer ter um bom atendimento, ainda mais se ele estiver pagando por aquilo. Então, se além de fidelizar seus clientes você quiser deixá-los satisfeitos com seu produto e ainda fazer com que eles te indiquem para outras pessoas, não deixe de fazer um atendimento perfeito como regra dentro da sua empresa.

Atendendo bem para atender sempre.

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2 comentários em “Os Primeiros Passos (certos) no Atendimento Perfeito”

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