5 dicas FUNDAMENTAIS para melhorar seu atendimento

Neste artigo quero falar sobre um assunto que não é abordado de maneira eficiente nas faculdades e que, na maioria das vezes, o profissional da área da saúde tem que aprender na prática: dicas para melhorar seu atendimento ao paciente. 

ATENDIMENTO: De acordo com o dicionário, essa palavra tem um significado simples como: Ato ou efeito de atender, ou maneira como habitualmente são atendidos os usuários de determinado serviço. 

Entretanto sabemos que no dia-a-dia essa teoria se torna um pouco mais complicada. Pois atender, é também dar atenção, e entender o que seu cliente necessita. Afinal, se o cliente não for bem atendido, ele não retornará, e com isso você não terá para quem oferecer seus serviços. Decidi escrever este texto, pois temos desenvolvido muitos trabalhos na área de atendimento ao cliente para consultórios, clínicas e hospitais.

Antes de começar a falar sobre as dicas, vale a pena ressaltar que a humanização no atendimento não é bom somente para seus pacientes, este formato de trabalho é bom também para seus colaboradores.

Passe a tratá-los de forma mais humana, se preocupando com cada um deles, querendo saber como eles se sentem trabalhando com você e o que eles pensam para a carreira deles. Isso com certeza será refletido no tratamento que eles darão aos seus pacientes. Os colaboradores não precisam fazer nada que pareça forçado.

5 dicas para melhorar seu atendimento

Dica 1 – É extremamente importante que você tenha as informações de preparo para exames, com a organização dos agendamentos e com as informações básicas dos pacientes como: nome, telefones (celular e residencial), e-mail. É importante que você e seus atendentes tratem sempre os pacientes pelo nome, utilizando sempre Sr ou Sra.

Telefone, envie e-mail, SMS, mensagem de whatsapp, o que for necessário antes da consulta para confirmar o comparecimento do paciente.

Dica 2 – No momento da consulta, faça diferente do que outros profissionais estão acostumados a não fazer. Vá até seu paciente. É extremamente recomendado que você se levante da cadeira e comprimente seu paciente ainda na sala de espera, levando-o assim para o seu consultório. Um GRANDE diferencial que jamais vemos no dia a dia, é quando o profissional da saúde serve seu paciente, perguntando se ele quer água, chá, suco, biscoitos, bombom, etc. Isso vai transmitir ao paciente uma grande humildade da sua parte e vai mostrar para ele o quanto você se preocupa e quer deixá-lo à vontade. Após a primeira consulta é importante que você adquira mais informações sobre o paciente. Além das informações sobre sua saúde, peça gentilmente que ele preencha uma pequena ficha com algumas informações que serão importantes para você. Por exemplo: como ele chegou até você, data de aniversário, endereço residencial, profissão, etc. Dentro do seu banco de dados, você pode pensar em meios para diferenciar pacientes com necessidade de um atendimento diferenciado. Por exemplo, a classificação de risco ou o campo de observações para informar se o paciente tem dificuldades de locomoção, uso de cadeiras de rodas ou ainda mulheres grávidas ou já teve problemas de atendimento anteriores. Caso o procedimento exija uma rotina de retorno, avise aos seus pacientes periodicamente sobre a última vez que eles estiveram em seu consultório. E que dependendo do caso, fazem 3 meses, 6 meses, ou até mesmo 1 ano após o início do tratamento. Faça com que seus pacientes sintam-se confortáveis, seguros e até protegidos com seu serviço.

Dica 3 – Faça pesquisa de satisfação após o atendimento, um ou dois dias após a consulta, seja por um questionário impresso, telefonema ou e-mail. Depois, faça uma avaliação sobre quais são os pontos que estão bons e quais precisam ser melhorados. Assim você poderá acompanhar se sua equipe absorveu bem os treinamentos que sua empresa disponibilizou para eles.

Dica 4 – Planeje-se e procure reduzir ao máximo o tempo de espera. Hoje em dia, as pessoas estão com o tempo corrido, e não existem mais desculpas para atrasos.

Dica 5Melhore a comunicação doutor-paciente. Faça com que todas as informações cheguem rapidamente até seus pacientes através de você ou de seus colaboradores.  Sua equipe deve entender que cada cliente possui uma personalidade diferente. Seu cliente quer ser bem recebido e ouvido. Caso o cliente queira dar opiniões, dicas e até mesmo críticas, é importante que a sua equipe saiba lidar com essa situação. Após a consulta, entre em contato com seu paciente para saber como ele está, e se está seguindo a medicação indicada e precisa de algum auxílio seu e da sua equipe.

Essas dicas são práticas e muito fáceis de aplicar. Você já pode iniciar elas agora mesmo. Faça um teste, tente e principalmente faça diferente. Só assim você vai conseguir se destacar no mercado em atual. Aproveite e leia mais sobre o assunto no artigo que falo sobre os Primeiros Passos Para o Atendimento Perfeito.

Eu fico por aqui. Um abraço e até mais! 

Ah! Deixa seu comentário com o que você faz diferente do que foi dito aqui. Faço questão de te responder com o que acho sobre isso.

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2 comentários em “5 dicas FUNDAMENTAIS para melhorar seu atendimento”

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