Marketing Médico: conquiste mais pacientes com a melhor estratégia

O marketing médico é um termo que ainda pode ser visto com resistência pelos profissionais do setor que lidam, diariamente, com pacientes e outras decisões relacionadas à gestão do negócio.

Afinal, a princípio o marketing parece um investimento custoso e de pouca urgência se comparado a outros aspectos fundamentais do consultório ou da clínica médica como a manutenção dos equipamentos, a capacitação de funcionários, melhorias no atendimento e até mesmo a reforma do ambiente de espera.

Acontece que, de algumas décadas para cá, a internet se mostrou determinante para o desenvolvimento das empresas. Com ela vieram os conceitos técnicos do marketing digital investimento mais acessível, eficiente e que pode ser monitorado em tempo real, o que ajuda o empreendedor a identificar e a justificar a relevância do seu investimento.

Por isso, cada vez mais o marketing médico tem se mostrado essencial, tanto para gerar vantagens competitivas no setor e destacar a sua empresa como para mostrar sua autoridade no assunto.

Para que você possa avaliar se esse conceito pode ser aproveitado no seu dia a dia, reunimos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o marketing médico: de suas características às suas principais soluções. Acompanhe!

Por que fazer marketing médico?

O comportamento do consumidor em geral mudou muito ao longo dos últimos anos, uma vez que a internet ganhou mais relevância em nossa sociedade. Hoje em dia, por exemplo, mais de 90% das pessoas estão habituadas a realizar pesquisas online antes de adquirir um produto ou serviço.

Isso significa que existem grandes chances de que o seu paciente esteja na rede neste momento o que torna o marketing médico uma grande oportunidade para atraí-lo até você.

Indo um pouco além: diferentemente de alguns anos atrás, o consumidor encontra mais informações na internet e está mais exigente na escolha do melhor local para suprir as suas necessidades. Vale, ainda, mencionar outras características do perfil geral dos consumidores atuais, como:

  • eles pesquisam bastante antes de decidir-se por um produto ou serviço;

  • buscam conveniência e agilidade para adaptar a necessidade ao seu corrido dia a dia;

  • são menos fiéis às marcas e sempre vão em busca de serviços melhores e mais acessíveis;

  • têm mais poder de decisão.

Dessa maneira, o marketing médico funciona como um instrumento de comunicação com o seu público-alvo, apresentando os diferenciais de sua clínica ou consultório.

Toda vez que o paciente buscar por uma nova solução para o seu problema, uma boa estratégia de marketing ajuda a colocar o seu negócio em evidência em suas pesquisas online, fazendo-o optar novamente pelos seus serviços.

Soma-se a isso uma competitividade cada vez maior no setor de saúde do país. Uma pesquisa da USP, em parceria com o Ministério da Saúde e os hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein, mostra que o Brasil forma cerca de 15 mil médicos por ano.

Quer dizer: a cada ano torna-se mais necessária uma estratégia inovadora, que destaque mais a sua clínica ou consultório em vez da concorrência. Com o marketing médico, você consegue combinar o impacto de atrair novos pacientes até a sua empresa e gerar um relacionamento qualitativo com eles.

Quais são as melhores estratégias de marketing médico?

Dentro desse amplo contexto de marketing digital, algumas estratégias se destacam e são a base para iniciar e sustentar as suas campanhas de divulgação e relacionamento.

Entre as principais, podemos destacar as seguintes:

Inbound Marketing

Uma das principais estratégias do marketing digital, o Inbound Marketing é a aplicação prática de um conhecimento prévio que você possui a respeito do seu público-alvo e como você utiliza essas informações para atraí-lo até as suas páginas.

Consequentemente, são trabalhadas ações e campanhas que visam nutrir esse relacionamento para que o consumidor lembre-se primeiro da sua marca, diante da necessidade em utilizar os seus serviços.

Trata-se da quebra de um paradigma construído com o marketing tradicional, que divulgava produtos e serviços para o público geral. O Inbound Marketing se inicia a partir da identificação do cliente ideal para o seu negócio.

A partir daí, toda campanha produzida é idealizada para impactar especificamente esse tipo de consumidor. Em vez de atingir milhões de pessoas, das quais poucas se interessariam, você está atingindo as pessoas com mais possibilidades de comprar as suas soluções.

Com isso, podemos avaliar que o Inbound Marketing se pauta em 5 etapas:

  • atrair tráfego para as suas páginas (site, blog, redes sociais);

  • converter os visitantes em leads (que são os clientes em potencial que procuram saber mais sobre os seus serviços);

  • transformar os leads em clientes;

  • fidelizar os clientes (novos e antigos);

  • manter o interesse do consumidor em sua marca, encantando-os com conteúdos relevantes que solucionem suas principais dúvidas e problemas.

Vamos a um exemplo prático? Imagine que existem diversos clientes em potencial que fazem pesquisas online para compreender um sintoma este tem a ver com a especialização de sua clínica ou consultório. Ao contar com uma estratégia de marketing médico, os resultados da pesquisa desses usuários podem remeter à sua empresa.

Com um conteúdo relevante, informativo e que solucione as suas dúvidas, você gera credibilidade com o consumidor e passa a ser uma espécie de autoridade no assunto para ele, facilitando o contato para agendar uma consulta.

Os principais resultados do Inbound Marketing

Esse conjunto de ações é trabalhado de maneira antecipada, mas os seus resultados são monitorados em tempo real. Isso significa que uma campanha que não esteja rendendo o esperado pode ser analisada e retrabalhada para gerar um saldo mais positivo.

Não à toa, o Inbound Marketing tem contribuído com índices muito relevantes para convencer você a investir em marketing médico. Entre os principais, relacionamos os seguintes:

  • o ROI (Retorno sobre o Investimento) do Inbound Marketing é de 275%;

  • 80% dos usuários preferem buscar informações em artigos educativos em vez de anúncios;

  • 32% das marcas já estão migrando, exclusivamente, para as estratégias de marketing digital;

  • as redes sociais geram 100% a mais de leads do que as estratégias de Outbound Marketing.

Portanto, para entrar em contato com o público-alvo de sua empresa e destacar-se da concorrência com um serviço de divulgação atraente é importante avaliar o quanto o marketing médico pode fazer a diferença para o seu setor de especialização.

É essencial investir em estratégias personalizadas e constantemente ajustadas para garantir os melhores resultados possíveis. No entanto, essa não é a única maneira de conferir mais qualidade às suas campanhas de marketing. A seguir, veremos outra técnica significativa nesse sentido. Confira!

As redes sociais

Atualmente, as redes sociais são tão fundamentais quanto um site e um blog atualizados constantemente. Afinal, elas adquiriram um importante status de canal de comunicação e proporcionam atendimento prático, personalizado e dinâmico.

O melhor disso é que elas contribuem para alavancar os resultados desejados em suas estratégias de marketing médico, são acessíveis e podem desenvolver ainda mais o nível de excelência que você busca em sua empresa.

Além disso, manter as suas redes sociais atualizadas é uma valiosa oportunidade para interagir com o seu paciente (e clientes em potencial) o que ajuda você a compreender melhor suas necessidades, seus desafios e problemas. Isso abre uma série de oportunidades para solucionar essas questões do paciente e, assim, fidelizá-los.

Para que você entenda melhor o poder das redes sociais em atrair e reter o consumidor, vamos apresentar 5 dicas para que você avalie o quanto essa estratégia pode fazer a diferença para você:

1. Impacte apenas clientes em potencial

Como mencionamos, o marketing médico é essencial porque ajuda a aproximar a sua empresa somente de pessoas interessadas no que a sua empresa tem a oferecer. Nas redes sociais, isso significa que você deve compreender quais delas concentram o seu público-alvo.

Consequentemente, você tem mais chances de dialogar e de se relacionar com a sua audiência. Nesse sentido, aqui vai uma dica: é importante concentrar a sua presença digital nas redes em que existem mais usuários interessados nos serviços de sua clínica, mas é igualmente válido variar os canais utilizados.

Afinal, ao expandir a sua atuação nas redes, você cria conteúdos em diferentes mídias (como imagens, textos e vídeos), diversificando estratégias e ampliando as maneiras com as quais o consumidor em potencial pode entrar em contato com o seu negócio.

2. Esteja sempre ao alcance dos usuários

Uma das grandes conveniências das redes sociais, sem dúvidas, é a possibilidade de transformá-las em verdadeiros canais de atendimento.

Contar com uma equipe profissional que interage com os usuários — seja respondendo dúvidas, atendendo as solicitações, solucionando críticas e agradecendo a elogios — permite que você aproxime a sua marca do público-alvo, interagindo com eles e explorando bem essa dinâmica que a internet proporciona.

Pois, como dissemos no início deste artigo, o consumidor está mais exigente e procura soluções urgentes. Ao construir um canal de comunicação ágil e qualitativo, você ganha destaque na predileção dos usuários acostumados a usar as redes sociais com esse propósito.

3. Use palavras-chave e otimize o seu conteúdo

Nas redes sociais você também pode fazer uso de palavras-chave que o seu cliente em potencial usa em suas pesquisas online, o que atrai novos visitantes até as suas páginas. Além disso, as postagens que você faz também devem solucionar as principais dúvidas que esses usuários têm em comum.

Isso tudo funciona como uma solução prática para mostrar o quanto a sua clínica médica compreende as “dores” do seu público e visa solucioná-las com postagens relevantes, informativas e que geram o engajamento dos usuários.

4. Explore os diferenciais de sua empresa nas redes sociais

Outro tipo de vantagem que a presença digital em redes sociais oferece é o conteúdo focado em explorar os diferenciais de sua empresa. Você vai atender em um feriado nacional ou em horários especiais? Então, poste essa informação e deixe os seus seguidores a par de suas novidades.

Inclusive, esse canal de comunicação é fundamental para informar os visitantes sobre o que anda acontecendo em sua empresa. Você pode publicar sobre um novo equipamento que vai melhorar as atividades diagnósticas ou sobre uma campanha que vocês vão realizar tudo isso pode ser considerado conteúdo relevante para o seu público.

5. Construa mais relacionamentos

Vale o reforço de que as redes sociais são estratégias de marketing médico altamente funcionais porque elas cumprem dois papéis relevantes: elas atraem e retêm o cliente em potencial.

O consumidor está quase que o dia inteiro online, ora atualizando suas redes sociais, ora interagindo com seus contatos ou fazendo pesquisas. Em comum com essas atividades temos o Facebook, o Twitter, o Instagram e o YouTube, entre outras redes.

Além disso, essa presença online constante permite que você construa um relacionamento de qualidade com tudo aquilo que você já busca em um atendimento presencial ou telefônico, como:

  • solicitude;

  • agilidade;

  • praticidade;

  • simpatia.

Essas são qualidades que devem existir em todo tipo de interação com o consumidor e, nas redes sociais, esse relacionamento é direto, objetivo e personalizado — já que cada usuário será atendido individualmente. Por isso, vale muito a pena explorar esses dois aspectos que citamos para desenvolver o marketing médico em sua empresa.

Agora, para que você tenha plena convicção de que a sua decisão foi acertada, a seguir vamos avaliar uma alternativa essencial para construir uma boa presença digital e sustentá-la ao longo do tempo, que é a contratação de profissionais especializados para trabalhar o marketing em sua clínica médica ou consultório.

Por que contratar alguém especializado para fazer marketing para a sua clínica?

Em uma rápida pesquisa online é possível notar que a sua concorrência já está se mobilizando para investir em marketing médico. Além disso, é cada vez maior a presença de agências especializadas em promover um serviço de impacto.

Por isso, vamos entender mais a respeito da importância da contratação desse tipo de serviço e quais benefícios o seu negócio pode colher ao deixar tal atividade em mãos especializadas.

A construção de uma estratégia de marketing médico

Ainda que empreendedores conheçam os seus respectivos ramos de atuação, quando o assunto é a promoção do seu negócio existe um conhecimento específico para abordar os seus diferenciais da melhor maneira.

É aí que entram as agências especializadas em marketing médico, tendo em vista que elas já conhecem intimamente o setor de saúde e conseguem traduzir as suas necessidades e objetivos em estratégias funcionais — e em pouco tempo.

Do contrário, muitos profissionais que gerem as suas clínicas médicas tendem a encontrar uma série de obstáculos e resistências até definir o modelo de trabalho ideal para atrair o consumidor.

Além disso, trata-se de um serviço constante ou seja: a estratégia de hoje pode ser completamente diferente daquela utilizada no dia seguinte. Cuidar disso demanda tempo, planejamento e profissionais capacitados para colocar em práticas as estratégias definidas.

Do outro lado dessa decisão estão as muitas atividades relacionadas à gestão do seu negócio como a promoção de novas técnicas de atendimento, a própria consulta dos pacientes e outras tarefas que exigem mais da perícia técnica de um profissional de saúde.

Quer entender, então, como uma agência especializada pode ajudar você a alcançar os seus objetivos com mais praticidade, economia e muita conveniência? Confira os benefícios que reunimos:

Promove melhorias no visual e conteúdo de suas páginas online

Profissionais de marketing possuem um olhar clínico a respeito do visual e do conteúdo que você disponibiliza em suas páginas — como no site ou em seu blog.

Dessa maneira, eles conseguem diagnosticar o que seria um tratamento diferenciado para melhorar a visibilidade em suas páginas e, ainda, atrair novos pacientes até a sua clínica. Eles também sabem identificar ações que podem ser retrabalhadas ou mesmo dispensadas, tendo em vista que não surtem o efeito desejado para impactar o seu público-alvo.

Faz um trabalho profissional de otimização

Hoje em dia, o uso de palavras-chave se popularizou como uma alternativa eficaz para ranquear as suas páginas nos principais mecanismos de busca online (como Google e Bing, entre outros).

No entanto, essa questão só é, de fato, assertiva quando existe um planejamento por trás dela. Quando feito por conta própria, sem técnica ou disciplina, você pode não atingir o resultado esperado.

Ou pior ser penalizado por esses mecanismos de buscas, que avaliam com eficiência a má fé no uso de palavras-chave (como repeti-las ao longo da página sem propósito algum).

É um olhar de fora, com a perspectiva do consumidor

Tomar decisões relacionadas à gestão do seu negócio é uma coisa. No entanto, quando precisa avaliar, em primeiro lugar, as necessidades e interesses do seu público-alvo, a história muda.

Assim, a perspectiva “de fora” de uma agência especializada traz uma opinião imparcial a respeito dessas decisões tomadas ela também será construída a partir da demanda do seu público-alvo.

Dessa maneira, as estratégias de marketing médico passam a ser elaboradas não com o que o gestor de uma clínica percebe como o ideal, mas com base na opinião do seu consumidor.

Otimiza o investimento em marketing médico

Com a popularização do marketing digital também chegaram as diversas especializações e ferramentas que fazem todo tipo de promessa ao empreendedor.

Com o auxílio profissional de uma agência, o investimento nas melhores soluções já foi feito, cabendo a ela apenas adaptar as necessidades e objetivos do seu negócio às melhores alternativas que essa empresa tem à disposição. Gasta-se menos em apostas, portanto, e mais em soluções que se traduzem em resultados.

Minimiza os erros cometidos

Seja na elaboração de artigos impactantes, no blog ou no relacionamento com o usuário nas redes sociais, a agência torna as suas ações mais eficazes. Reside, aqui, a questão da expertise que esses profissionais acumulam e conseguem associar às suas estratégias com assertividade.

Isso também abrange:

  • a periodicidade ideal para postar conteúdos em suas páginas;

  • os assuntos abordados em cada artigo postado no seu blog;

  • o monitoramento de resultados;

  • a identificação de gafes que não podem ser cometidas nas postagens — e um bom plano de gestão de crise, caso algo ocorra.

São, assim, situações previamente planejadas e estabelecidas para que o seu marketing médico seja tão preciso quanto os seus diagnósticos e tão exemplar quanto o atendimento presencial e telefônico já prestado em sua empresa.

Trabalha com as melhores estratégias

Com pouco conhecimento no mercado, toda estratégia implementada se torna um investimento arriscado. Por outro lado, com uma empresa especializada no seu segmento de atuação — e o preciso estudo sobre o seu público-alvo , as melhores experiências são construídas.

Afinal, o marketing médico pode ser explorado de diversas formas, como as já mencionadas, mas também é estruturado com base em uma série de aspectos que profissionais do ramo podem desenvolver com mais facilidade, como:

  • planejamento;

  • gerenciamento das estratégias e ações;

  • trabalho de construir uma estratégia de conteúdo;

  • monitoramento de campanhas digitais criadas;

  • acompanhamento das principais métricas para apresentá-las a você periodicamente.

São aspectos que fluem com mais harmonia e conveniência quando relegados a quem pode, realmente, construir a sua marca digitalmente e sustentá-la com boas ações e práticas.

Reduz os custos e otimiza o seu tempo produtivo

Por fim, vale apontar o quanto o seu tempo produtivo é melhor trabalhado, ao passo que o investimento em marketing sofre uma redução mais que bem-vinda.

O planejamento, as reuniões, as postagens e o monitoramento das ações implementadas demandam tempo e dinheiro. Afinal, você não pode fazer tudo sozinho e depende de alguns profissionais para isso.

Com a contratação de uma agência especializada já existe a infraestrutura, as soluções e a mão de obra qualificada. Está tudo incluso nesse serviço.

Dessa maneira, você se preocupa menos com as ações digitais para atrair e se relacionar com o seu potencial paciente e pode se empenhar em trabalhar cada vez melhor em soluções que otimizem o trabalho presencial em sua clínica ou consultório.

Encontre uma boa agência para gerir o marketing médico de sua empresa!

E então, deu para compreender a importância do marketing médico atualmente e o quanto uma agência especializada pode trazer os resultados esperados com mais economia e em menos tempo?

Para compreender como o marketing médico pode ser determinante para o desenvolvimento e gestão da sua marca, entre em contato conosco e descubra como podemos elaborar uma estratégia específica para os seus objetivos e exigências!

 

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