Você comete esses erros no atendimento da sua clínica?

erros no atendimento

Administrar um negócio pode ser uma tarefa difícil, principalmente quando sua profissão é ligada a área da saúde e você não tem experiência ou conhecimento sobre gestão. Este post é para mostrar quais são os principais erros cometidos pelas clínicas e consultórios para que você analise e tente melhorar se os cometer.

Agendamento de consultas

Inúmeros erros podem ser cometidos em relação à agenda do consultório, confira alguns deles:

1. Não confirmar as consultas no dia anterior

O que funciona para lembrar ao paciente, assim evitar que ele falte e ainda ajuda a organizar melhor a agenda do próximo dia.

Esse erro é um desastre, mas acredite, ainda acontece. Principalmente por desorganização da recepção.

Nós sabemos que existem pacientes que mesmo confirmando no dia da consulta, acabam não comparecendo, mas mesmo assim, vale a pena sempre ficar atento.

Caso ligar, o paciente ache que é um incômodo envie uma mensagem via Whatsapp.

2. Falta de flexibilidade

Para pacientes que possam surgir de última hora. 

Dependendo de como funciona a flexibilidade da sua agenda, é preciso analisar se vale a pena dispensar aqueles pacientes que querem ser atendidos no mesmo dia ou no dia seguinte.

Caso você possua um volume muito grande de pacientes que venham por plano de saúde, é fundamental que você separe um dia na semana para atender somente os clientes que são particulares. 

3. Falta de diversos canais de atendimento

Para que o paciente possa agendar ou tirar dúvidas da forma que for mais conveniente para ele. 

Fazer isso pode acarretar uma agenda lotada e ainda diminuir o número de faltas de pacientes. Você pode pensar também em um canal direto com o cliente via Whatsapp.

4. Demora no atendimento

Causada pela organização da agenda, não levando em consideração o tempo correto de cada consulta. 

O tempo está cada vez mais raro e as pessoas detestam esperar!

Por isso, não adianta agendar pacientes a cada 10min quando, na verdade, dura em média 40min cada consulta, sobretudo porque você acredita que alguns pacientes irão faltar.

É melhor deixar um espaço para encaixe, e ainda deixando claro que a consulta pode demorar porque não estava agendada, afinal, essa pessoa vai estar mais disposta a esperar.

Além disso, caso você demore no atendimento, treine sua secretária para que possa dar o suporte de se relacionar bem com seus pacientes.

Tenha sempre suco, chá, café, biscoitos, bolo na sua recepção para deixar sempre seu cliente bem servido.

Além disso, um bom entretenimento como documentários, uma boa internet, carregador portátil de celular, agrega valor para o seu negócio e ajuda o cliente a perceber um bom diferencial em você.

5. Não avisar ao paciente

Sobre o atraso do médico no dia, ou acontecimentos extraordinários que o impeça de atender naquele dia ou no dia seguinte.

Não a nada pior do que você sair de casa, deixar o trabalho ou de organizar suas coisas para ir ao médico e ele não estar lá na hora marcada ou com diversos pacientes aguardando por causa do atraso. 

Pior ainda, quando a secretária liga para o paciente quando ele já está no caminho do consultório.

Recepção mal preparada

Você já deve estar cansado de ouvir isso, mas para nós é sempre importante ressaltar que a recepção é a responsável pela primeira impressão que os pacientes terão da sua clínica.

E não falamos apenas de decoração ou atendimento físico, isso inclui até mesmo a recepção da sua secretária no telefone já no primeiro agendamento e contato do paciente com a sua marca.

É muito importante que você estabeleça um excelente padrão de atendimento, onde o paciente sinta essa diferença desde o momento em que ele se interessa pelo seu trabalho.

Mau atendimento do profissional

Mesmo com o mercado da saúde repleto de concorrência, ainda ouvimos reclamações de pacientes a respeito da conduta do profissional. E parece que é praxe na saúde ser mau atendido.

Tanto as atendentes quanto os profissionais, na maioria das vezes, parecem que estão fazendo um favor para o cliente no momento da consulta. Infelizmente, a maioria não reflete sobre o real papel de quem trabalha na área da saúde.

Aqui nesse post, você pode saber mais sobre como oferecer um atendimento perfeito.

Má gestão

A gestão é uma tarefa difícil, principalmente porque trata de diversos aspectos como o atendimento da recepção, planejamento, relacionamento com o paciente, finanças e marketing.

É necessário muito jogo de cintura para conseguir gerir um negócio da melhor forma possível, então é um erro totalmente justificável.

No entanto, é totalmente possível fazer um trabalho melhor, então busque sempre mais conhecimento, veja palestras e faça treinamentos que possibilitem fazer uma boa gestão financeira, de pessoas, de vendas, atendimento e marketing.

Sem marketing digital

As estratégias de marketing digital devem fazer parte de todo negócio, pois como também já falamos diversas vezes, o hábito de consumo mudou.

As pessoas fazem pesquisas nos navegadores e nas redes sociais constantemente, se você não estiver lá, praticamente não existe.

Então, sua clínica comete esses erros? Se sim, você precisa de ajuda. Aqui na Health, nós conseguimos te guiar pelo complexo mundo da boa gestão de clínicas e consultórios. Fale conosco.