A internet se transformou em uma valiosa ferramenta de divulgação de empresas e serviços, principalmente por causa do comportamento dos consumidores atualmente. Mas em um universo tão gigantesco, como se tornar uma referência dentre os seus concorrentes? Você verá neste artigo.
Consultório referência
Hoje, cerca de 90% dos consumidores em geral buscam referências na internet antes de realizar uma compra, no nosso caso, tomar uma decisão sobre qual clínica ou consultório escolher.
Se você está aqui, com certeza já entendeu o quanto é importante construir uma reputação no meio digital, mas nós vamos complementar falando algumas das vantagens que você terá ao introduzir as dicas que daremos mais à frente.
- Ser encontrado por seus pacientes;
- Ser visto por futuros pacientes;
- Melhorar o relacionamento com seu público e a fidelização;
- Baixo custo com marketing;
- Ganhar autoridade;
- Se tornar relevante para o Google e;
- Atrair mais pacientes.
1. Responda as perguntas de seus futuros pacientes
Saiu no jornal Extra que 94% das pessoas pesquisam online sobre questões relacionadas a saúde e já se atribuiu um termo a isso, doutor Google.
Mas porque estamos falando disso? Bem, faz parte da estratégia digital responder a essas perguntas para ser encontrado pelo paciente.
Então imagine que a cada pesquisa do paciente ao Google ele terá uma resposta. Acontece que essa resposta é feita através da pesquisa do Google em milhares de sites e blogs existentes na rede.
Por isso, se você tem um blog ou um site que responda às questões, assim você tem uma chance de ser exibido pelo Google a alguém que se interessa pelo assunto e consequentemente faça parte do seu nicho e se torne seu paciente no futuro.
1.1 Site
O site é a sua identidade na internet, por isso, ele precisa ser bem elaborado, ser otimizado para o Google (com técnicas de SEO) e conter tudo que o paciente precisa saber sobre você, como sua especialidade, seus telefones, endereços e até link para as redes sociais e outros meios de contato.
1.2 Blog
O blog é a ferramenta para publicação de conteúdos relevantes para o seu público dentro do seu site.
Exemplificando, supondo que você é um ginecologista, imagine que você pode publicar artigos sobre as características da menopausa, autoexame de mama etc.
2. Marque presença no Google
O Google meu negócio reúne diversas ferramentas do Google, como Maps e Search, fazendo com que seja mais fácil a divulgação do seu consultório online.
Com ele você aumenta sua visibilidade online nas buscas sobre a especialidade, endereços ou até mesmo sobre os questionamentos a respeito de sintomas, tratamentos etc.
Se quer saber mais sobre como se cadastrar no Google meu negócio? Nós fizemos um artigo sobre ele aqui.
3. Esteja nos maiores apps de busca da sua área
O Doctoralia é um aplicativo feito para que pacientes encontrem especialistas. Nele a busca pode ser feita por nome do profissional, especialidade, palavra chave ou listas.
Ele já construiu sua autoridade, por isso, está entre os principais resultados do Google:
Se cadastre aqui.
4. Interaja
Muitas empresas e prestadoras de serviço marcaram presença nas redes sociais, por isso, logo depois de encontrá-lo no Google o paciente vai conhecer seu perfil.
Para que sua rede social seja bem-sucedida é necessário que você interaja com seus pacientes, por isso, não deixe de responder a comentários e directs, além de deixar sua rede social profissional, falando sobre as doenças e dúvidas sobre a área em que atua.
5. Conteúdo multimídia
79% das pessoas apenas passam os olhos pelo texto procurando sua resposta e não realmente o leem, por outro lado, artigos de blogs que contenham vídeo possui 3x mais links do que os que não possuem.
Por isso, multimídia é uma ótima opção.
Para uma boa estratégia multimídia é simples, crie seu canal no Youtube, escolha os temas, aborde inclusive os temas tratados no blog e faça vídeos de maneira natural.
Compartilhe-os nas redes sociais e crie mais conexão com seu paciente.
Essas são as principais ferramentas e plataformas para construir sua reputação e se tornar referência na internet. Para saber mais sobre as estratégias de inbound marketing, veja esse artigo.
Gostou das nossas dicas? Se para você é difícil pensar e trabalhar na estratégia digital da sua clínica, fale com a gente que nós sabemos como te ajudar a fortalecer a sua marca e a descobrir tudo que a internet pode te trazer de retorno.