Redes sociais: melhores práticas para profissionais da saúde

duas mulheres medicas conversando sobre o que veem no ipad nas mãos

As redes sociais são ótimas para aproximar as marcas dos pacientes, mas nem todos os profissionais conseguem se sair bem, por isso nós fizemos este post para ajudar você a entender as melhores práticas do profissional da saúde nas redes sociais.

Por que estar nas redes sociais?

92,6% dos usuários de internet no Brasil estão nas redes sociais, segundo o Social Media Trends, uma pesquisa anual feita pela Rockcontent.

Já sobre empresas, veja alguns dados:

O relatório mostra que 96,2% delas estão presentes nas redes sociais;

62,2% acreditam que elas têm um importante papel e;

42,1% já estão há mais de 3 anos fazendo o uso dessa ferramenta.

Dentre os principais benefícios estão:

Divulgação da marca;

Engajamento com a audiência;

Aumento de vendas e número de clientes e;

Aumento de tráfego no site ou blog.

Práticas recomendadas nas redes sociais para profissionais da saúde

1. Use linguagem simples

Não adianta ter a rede social mais bonita do mundo se o seu possível paciente não conseguir te entender.

Mas antes de tudo, é preciso conhecê-lo bem. Imagine que você é urologista, seu público é composto em grande maioria por pessoas mais velhas. 

Então você pensa: certo, devo falar para pessoas mais velhas. No entanto, não é bem assim que funciona. 

Na verdade, é preciso analisar bem. Dependendo da rede social, pode ser que você vá conversar com o filho dos seus pacientes e não diretamente com eles. Porque, os filhos dos seus possíveis pacientes podem indicar o seu trabalho.

Por isso, é preciso observar bem o seu público e buscar conversar com as pessoas certas, as que farão o seu consultório girar.

Mas de qualquer forma, a linguagem utilizada precisa ser a mais simples possível, ou seja, que seja fácil para qualquer pessoa compreender. 

Mesmo no ramo da saúde, que possui termos mais específicos, é preciso ter cuidado na hora de se comunicar.

2. Manter sempre a postura profissional

Se você quer postar sobre sua vida pessoal em suas redes sociais, nós sugerimos que você tenha dois perfis.

Assim você pode postar suas fotos de viagem, com a família ou o que quiser sem ter que se preocupar com a sua imagem profissional perante seus pacientes.

3. Sempre publicar conteúdos relevantes

Antigamente, a estratégia era baseada em ofertas generalizadas onde empresas disparavam anúncios por todos os lados, TV, outdoor e rádio para talvez encontrar um consumidor interessado, mas com o passar dos anos isso mudou.

Agora, as empresas trabalham para atrair o seu público até seus endereços, seja blog, rede social, site ou endereço fixo.

Há muitas pessoas nas redes sociais e por isso é tão importante estar presente quando o paciente busca por um assunto ou resposta para o seu problema.

A ideia é postar assuntos relevantes, que possam justamente solucionar as possíveis dúvidas de seus pacientes, sobre como funciona um tratamento dos procedimentos que você faz, quais são os benefícios e tudo que estiver relacionado.

4. Interaja

Além de postar conteúdos relevantes é preciso interagir. Essa interação deve ser por meio de resposta e curtida aos comentários, respostas às mensagens diretas e principalmente interação nos stories, que vem crescendo cada vez mais.

Uma pesquisa feita pelo Mlabs mostrou que os stories de contas Business com menos de 10 mil usuários podem ter até 30% mais views do que contas maiores.

Além disso, cerca de 50% das contas comerciais no Instagram já apostam nos stories como uma ferramenta capaz de alcançar e engajar o seu público. Crie dinâmicas, pesquisas, perguntas e respostas para que seus pacientes interajam muito bem com você.

5. Preencha bem o seu perfil

É comum ver alguns perfis de profissionais da saúde em que sua capacitação, prêmios e conquistas estejam em seu feed. 

Isso não é errado, no entanto, as suas conquistas são mais importantes para você do que para o seu paciente.

Não que você não deva incluir suas especializações, mas convenhamos que isso pode ser mais útil em sua biografia, já que quem entrar em seu perfil verá todas as suas qualificações.

Sempre que conquistar algo novo pode publicar no feed, mas o importante é não considerar isso como mais relevante do que explicar para os seguidores que a recuperação de uma cirurgia é rápida ou que um método novo de tratamento surgiu, por exemplo.

Além disso, tudo o que você conquistar deve servir de combustível para você fortalecer sua autoridade perante a área em que você atua e também vender de forma mais fácil os seus serviços.Quer saber mais estratégias de inbound marketing e como aplicar no seu consultório? Veja esse post