Health coach: como funciona e pode ajudar a gestão da minha clínica?

O coaching é uma metodologia cujo foco é o desenvolvimento e capacitação humana. Ele é composto por uma enorme diversidade de técnicas, ferramentas e conhecimentos oriundos de diversas ciências, como a administração, a psicologia e a neurociência. Assim, o objetivo do coaching é promover a conquista de excelentes resultados no âmbito pessoal e profissional.

Estamos falando de um processo que produz mudanças significativas, positivas e duradouras em um curto espaço de tempo, de forma precisa e rápida. O coaching tira o indivíduo do seu estado atual, geralmente caracterizado pela zona de conforto, levando-o ao patamar desejado. Você tem objetivos em sua carreira? Então, precisa de um coach!

Saiba mais sobre o funcionamento do health coach e descubra como ele pode ajudar na gestão da sua clínica.

Afinal, o que é coaching?

No processo de coaching, você visualiza com clareza todos os seus pontos positivos e negativos. Desse modo, torna-se possível trabalhar na melhoria dos aspectos que necessitam de mais atenção. Os resultados surgem em meio ao aumento da autoconfiança, quebra das crenças limitantes e maximização do seu potencial.

O coaching ocorre de maneira confidencial, por meio de sessões que podem ser realizadas individualmente ou em grupo — tudo depende do seu propósito. O profissional responsável pelas sessões é o coach, cuja função é apoiar, estimular e despertar em você o potencial para que conquiste tudo o que deseja.

No caso do Health Coach, o coach trabalhará em aspectos ligados ao seu dia a dia na área da saúde, inclusive na gestão do consultório e clínica. As sessões são realizadas semanal, quinzenal ou mensalmente, com uma duração média entre uma e duas horas. Essa definição acontece entre você e o seu coach.

Já que o coaching pode ser aplicado em diversos contextos, por ser flexível, cabe a você definir a área em que ele o ajudará. De modo geral, podemos dizer que os ganhos são proporcionados nas relações familiares, finanças, inteligência emocional, carreira, comunicação, liderança, performance e gestão.

Internamente, todos nós temos uma força que é capaz de nos levar à realização de sonhos e ao cumprimento de objetivos e metas. O fato é que a maioria das pessoas não consegue acessá-la. Isso se deve principalmente à falta de autoconhecimento. Nesse sentido, entra em cena o coach.

A essência do coaching está em fornecer o suporte para que você se aprimore, transforme e evolua. Trata-se do direcionamento para que você siga o caminho certo rumo ao sucesso, que é o patamar que deseja alcançar. Nesse processo, será criada a consciência em torno da escolha que o levará à mudança.

Como funciona o Health Coach?

Um dos nichos do coaching é destinado para auxiliar profissionais da área de saúde, ou seja, médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, técnicos, auxiliares, atendentes e outros que atuam no segmento. Essa modalidade de coaching potencializa o desempenho dos profissionais da saúde, baseando-se na filosofia do desenvolvimento humano.

No Health Coach, a metodologia é aplicada para que você e/ou sua equipe permaneçam munidos dos conhecimentos, técnicas e ferramentas que possibilitam o desenvolvimento das habilidades necessárias que ajudam na execução das tarefas na clínica. Do mesmo modo, aprimoram-se as competências.

Ele surgiu com base na necessidade dos profissionais de saúde para lidar com os desafios do dia a dia da profissão. Entre eles, a rotina intensa, falta de tempo para o lazer, o estresse diário e a responsabilidade sobre a vida do outro, entre outras questões. Nesse sentido, por meio de técnicas e ferramentas, você passa a ter outra ótica sobre a sua profissão.

Os momentos de convivência com os pacientes são importantes para o surgimento e o fortalecimento da conexão entre vocês. Juntos, vocês trabalham para chegar às respostas relacionadas aos problemas de saúde que são diagnosticados. Durante esses momentos, você se depara com diversas preocupações oriundas de cada paciente.

Em vez de absorver os sentimentos compartilhados pelos clientes, você deve aprender a lidar com eles. Aquela sensação existente no seu peito que o motiva a ser um profissional cada vez melhor é real e pode se transformar em grandes realizações com a ajuda de um coach. Ela permite que você desenvolva as habilidades que, no futuro, ajudarão até mesmo o paciente mais difícil a enfrentar a situação pela qual estiver passando.

Mais do que isso, o Health Coach também serve de estímulo para o desenvolvimento das características ligadas à liderança. Os profissionais da saúde, de um modo geral, não estão mais restritos aos cuidados com os pacientes, pois possuem as suas próprias empresas — consultórios, clínicas e até hospitais. Nesse aspecto, eles desejam melhorar os seus empreendimentos.

O fato é que, desde a universidade, não havia um curso capaz de ensinar ao profissional de saúde como ser um grande líder. Você aprendia a diagnosticar uma doença, e não a gerir pessoas, ou também orientar os funcionários por meio de uma matriz corporativa para que seja possível atingir os objetivos organizacionais e alcançar as metas orçamentárias previstas.

É nesse aspecto que o Health Coach se revela extremamente útil, pois os desafios da gestão de uma clínica passam ser vistos sob outra ótica — mais humana e objetiva. Essas duas características são fundamentais para o profissional que necessita liderar uma equipe. Um dos focos, portanto, passa a ser o da liderança.

Quais são os benefícios dele?

Autoconhecimento

O Health Coach promove o autoconhecimento, recurso vital para guiar nossas decisões. A percepção sobre si também nos ajuda a planejar, organizar e realizar objetivos. Do mesmo modo, serve como base para o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para que nossas ações sejam precisas dentro do que desejamos.

Gestão do tempo

Outro benefício oferecido pelo Health Coach é a possibilidade de fazer uma gestão do tempo eficaz. Diante da sua realidade como profissional de saúde, repleta de afazeres, torna-se difícil gerir o tempo disponível com eficácia. Por isso, o coaching auxilia na definição de prioridades, planejamento, organização e delegação de tarefas na clínica médica.

Aumento da produtividade

Os ganhos em produtividade são notados tanto na esfera pessoal quanto profissional. Você passa a atingir objetivos, realizar tarefas e maximizar resultados utilizando poucos recursos. O coaching auxilia no aprimoramento das suas habilidades relacionadas à realização das tarefas, eliminando o desperdício de esforço e recursos.

Identificação das crenças limitantes

O autoconhecimento promovido pelo Health Coach leva você à identificação das crenças limitantes, que são conceitos que aprendemos em alguma fase de nossas vidas para nos proteger ou impor limites em determinadas situações. Úteis no passado, elas podem atrapalhar o seu desenvolvimento no presente e futuro.

Desenvolvimento de habilidades

As habilidades são definidas principalmente pela capacidade que você tem para desenvolver competências diversas. Para ser um grande gestor em sua clínica, você precisa desenvolver habilidades como a oratória, empatia, organização, responsabilidade e outras. São elas que possibilitam o seu crescimento como pessoa e profissional.

Aprimoramento das competências

Como profissional da saúde, você já tem diversas competências profissionais. Para fazer a gestão da sua clínica, outras mais serão necessárias. Por isso, o desenvolvimento das habilidades abrirá as portas para que você consiga aprimorar as suas competências como líder. Assim, você identifica com mais facilidade aquelas das quais necessita para continuar crescendo.

Melhora no planejamento das ações

O Health Coach também oferece como benefício a melhora no planejamento das suas ações, pois você passa a ter em mente as metas e objetivos estabelecidos para alcançar o sucesso na gestão da clínica. Ao entendê-la como um negócio, torna-se mais fácil traçar as estratégias que tornam as suas ações mais precisas.

Ganho no desempenho profissional

Você também consegue desfrutar de ganhos no desempenho profissional, pois passa a trabalhar mais focado no que realmente importa. No momento em que estiver consultando, a sua atenção será dedicada exclusivamente ao paciente. O mesmo ocorrerá quando tiver que lidar com as questões relacionadas à gestão da clínica.

Redução no nível de estresse

Essa melhor distribuição do foco possibilita a redução no nível de estresse. Em vez de trabalhar com a mente cheia dos próximos passos que dará, você consegue obter um nível de concentração e determinação cada vez maior. Isso ocorre porque você reconhece o próprio potencial e aprende que cada situação tem o seu tempo.

Mais qualidade de vida

A consequência desses benefícios é uma maior qualidade de vida, tanto pessoal quanto profissional. Com as competências e habilidades adquiridas por meio do Health Coach, você aprenderá a fazer uma melhor gestão de tempo e de pessoas.

Liderança para fazer a gestão da clínica

Os benefícios adquiridos por meio do coaching são fundamentais para a construção do seu espírito de liderança. A gestão da clínica exige uma postura de líder, portanto, mantenha a mente aberta para os conhecimentos que estarão ao seu dispor. São eles que podem desenvolver as características necessárias para o sucesso na gestão da clínica.

Quando você deve procurar um coach?

Montar um consultório ou uma clínica não é uma tarefa fácil, muito menos geri-la. Um dos maiores sinais de que é hora de procurar um coach surge quando você se vê sobrecarregado. Por mais que você saiba que a gestão de uma clínica seja difícil, por vezes, pode demorar algum tempo até que você perceba que necessita de ajuda.

Em alguns casos, ele só vem quando o problema alcançou proporções grandes demais. Geralmente, se manifesta como um sentimento irritante de que você está perdendo ou esquecendo de fazer algo. Um pagamento ou talvez um cliente que tenha agendado consulta? A dúvida persistirá na sua cabeça.

Não demora muito para que você se depare com uma gigantesca lista de tarefas para cumprir. Você se assusta com a quantidade e percebe que elas são apenas aquelas que fazem parte do seu conhecimento. Existem outras mais. O Health Coach tem a metodologia ideal para ajudar você a tirar essa sobrecarga de si.

Apesar de não ser uma terapia, o coaching possibilita que você fale sobre as suas angústias, medos e preocupações. O coach ouvirá tudo isso e muito mais com bastante atenção, principalmente os seus objetivos. Essas informações servirão de base para que ele elabore um planejamento para ajudar na gestão da sua clínica.

O planejamento que o Health Coach oferece apresenta a ordem das ações que devem ser tomadas para que você alcance os seus objetivos. Em um determinado momento, o coach pode ajudá-lo a decidir se está na hora de contratar outros profissionais ou terceirizar certas funções.

A falta de ideias referentes ao que fazer diante dos obstáculos também é um dos motivos que pode levá-lo a buscar a ajuda de um coach. Em alguns casos, as ideias existem, mas você não tem a certeza em relação às etapas que precisam ser cumpridas para concretizá-las. Nesse caso, duas mentes pensam melhor do que apenas uma.

Algumas falhas na gestão de uma clínica são oriundas do fato que você não é um especialista na área de negócios. Por mais que você conheça o dia a dia da clínica, isso não é o mesmo que dominar todos os processos operacionais. Como profissional de saúde, ao olhar para a clínica, você está observando de um ponto de vista subjetivo.

Tendo isso em vista, o Health Coach pode oferecer uma visão mais objetiva tanto para a sua empresa quanto para sua profissão, ensinando-o a dividir os momentos. No fim, o coaching serve de suporte para que você economize dinheiro, aprenda a lidar com cada situação, coloque as suas ideias em prática e alcance os seus objetivos.

Como o coach pode ajudar na gestão da clínica?

Mesmo quando estamos diante da necessidade de fazer mudanças em nossas vidas, acabamos nos perdendo ao insistirmos em atitudes erradas. É o que acontece com muita frequência no dia a dia de quem deseja emagrecer, por exemplo. As pessoas se matriculam em academias e compram alimentos orgânicos, mas não mudam os hábitos.

Basta que elas vejam o anúncio de um restaurante fast food para que o desejo por aquele alimento se torne incontrolável, colocando a perder todo o esforço que já foi feito. Mesmo assim, elas persistem no erro e comprometem toda a renda que têm na compra de produtos ditos milagrosos, em busca do padrão que desejam alcançar.

Na internet, essas pessoas encontram pesquisas, fórmulas quase mágicas, exercícios físicos e atitudes que devem ser tomadas para que alcancem o ideal estabelecido. O resultado, de fato, não vem. Por trás disso tudo está um conjunto de maus hábitos que continuam existindo, e que são muito difíceis de serem eliminados.

Ou seja, qualquer mudança estabelecida em nossa vida precisa ser baseada em sustentabilidade e motivação, permitindo assim a adoção de um comportamento realmente positivo. Por isso, em vez de buscar sozinho pela mudança necessária, que tal contar com o apoio de um profissional realmente preparado para ajudá-lo?

Quem deseja emagrecer, por exemplo, busca o apoio de um nutricionista e/ou um treinador. No seu caso, que deseja melhorar a gestão da sua clínica, um coach pode ser o profissional ideal para acompanhar os resultados e mantê-lo no caminho certo, rumo ao sucesso. É desse modo que as pessoas conseguem se livrar dos maus hábitos.

Se não há a quebra dos maus hábitos, dificilmente você alcançará os resultados positivos esperados. Entre eles, podemos citar a procrastinação. Diante de um desafio, quantas vezes você já não deixou para encará-lo depois? O mesmo ocorre com o modo como você lida com as pessoas. Mesmo sabendo que elas precisam de motivação, quantas vezes você deixou que os seus sentimentos o dominassem na hora de dar uma ordem ou criticar?

Portanto, o coach é o profissional que está sempre disposto a ajudar você e a sua equipe a se livrarem dos hábitos ruins que prejudicam a rotina da sua clínica. Por meio do autoconhecimento, ele o ajudará a identificar os seus pontos que podem ser melhorados. Isso permitirá mais equilíbrio dos sentimentos.

O equilíbrio é fundamental na vida de qualquer profissional, principalmente se estivermos falando de um profissional de saúde — que é o seu caso. Estar à frente de uma clínica  exige um comportamento exemplar, pois o seu estilo de liderança impactará tanto o rendimento dos funcionários quanto o bem-estar dos clientes.

Quais são os desafios de uma clínica?

Agenda mal controlada

A clínica que possui uma agenda sempre lotada pode parecer promissora, não é verdade? Nem sempre. O excesso de compromissos pode causar uma confusão no controle da agenda, provocando atrasos nos processos e colocando em risco o bom funcionamento da clínica e a imagem dela perante os pacientes.

Fluxo de caixa desatualizado

Geralmente por falta de conhecimento, as clínicas sofrem com a ausência de um controle rígido no fluxo de caixa. Esse problema — que é grave — impede que você saiba se a clínica está ou não gerando lucro. Além de conhecimento, uma boa ferramenta é necessária para administrar o fluxo de caixa, contabilizando com exatidão todas as entradas e saídas.

Rotina multitarefa

Nós sabemos o quanto a rotina de um profissional da saúde é muito atarefada. Juntá-la à rotina de gestão da clínica faz com que o dia a dia seja ainda mais atribulado. Além de cuidar dos clientes, o profissional de saúde-gestor deve se preocupar com aspectos relacionados à clínica, como os equipamentos, estrutura física, limpeza e recursos humanos.

Motivação de pessoas

No comando de uma clínica, você assume o papel de gestor. Nele, uma de suas responsabilidades é motivar e inspirar pessoas, os seus liderados. Os funcionários da clínica necessitam de apoio e motivação constantes para que sigam desempenhando as suas funções com o máximo de dedicação, entregando assim os resultados esperados.

Visão estratégica obstruída

Um dos grandes desafios da gestão da clínica é mudar a visão em relação ao negócio, com o objetivo de transformá-lo em algo rentável. Por mais que o foco da clínica seja o cuidado destinado aos pacientes, ela precisa ter a sua operação rentabilizada para se manter em pleno funcionamento.

Tempo para o aprendizado contínuo

Somente a rotina como profissional de saúde já toma conta de uma boa parte do seu tempo, não é verdade? Com o dia a dia da gestão da clínica, sobra ainda menos tempo para destinar ao aprendizado contínuo — tão necessário nos dias atuais. Sem o aprendizado contínuo, as suas ações podem ficar ultrapassadas e desalinhadas com as tendências do segmento.

Quais são as melhores práticas de gestão para a sua clínica?

Ofereça um serviço humanizado

Por mais que a clínica seja um negócio, você lida com um dos maiores patrimônios que as pessoas têm: a vida. Portanto, ofereça um serviço humanizado. Oriente os profissionais da clínica para que eles estejam constantemente atentos às necessidades de todos os clientes que são atendidos.

Organize todos os prontuários

Todos os prontuários da sua clínica devem ser organizados em um mesmo ambiente online, facilitando o acesso por parte de qualquer profissional que assim o necessite fazer. Essa organização é essencial para que todos possam acompanhar aspectos como evolução, necessidades, limitações e características dos pacientes.

Invista nos profissionais que fazem parte da equipe

Para que entreguem o melhor de si, lembre-se de que os profissionais precisam ser motivados. Por isso, invista no desenvolvimento deles. Dê feedbacks constantes e oriente-os em relação aos cursos e treinamentos necessários para que consigam desenvolver um trabalho cada vez melhor.

Melhores processos com a ajuda de recursos digitais

Utilize a tecnologia para otimizar os processos da sua clínica, inclusive o agendamento de consultas e exames. Se o paciente tiver a possibilidade de efetuar o agendamento pela internet, além do telefone, você oferecerá a ele mais comodidade e ainda manterá mais canais de comunicação em funcionamento. A adoção de processos hospitalares na clínica também oferece benefícios.

Realize pesquisas de satisfação

Para saber como a sua clínica é percebida pelos pacientes, realize pesquisas de satisfação. Opte tanto pelas objetivas quanto subjetivas, abrindo espaço para que eles possam falar e expor suas críticas, elogios e sugestões. Realize perguntas sobre áreas específicas, como o atendimento e a estrutura física da clínica.

Agilize o controle financeiro

Conte com uma boa ferramenta para fazer o gerenciamento financeiro. Para isso, busque o apoio do Health Coach para escolher aquela tecnologia para gestão que mais se encaixa no padrão da clínica. Caso seja necessário, busque mais conhecimentos relativos à administração para cuidar da saúde financeira do seu negócio.

Conforme você pôde perceber ao longo deste artigo, o Health Coach oferece benefícios em diversas esferas: profissão, vida pessoal e gestão de clínicas. O trabalho de um coach é justamente tornar a sua rotina mais organizada, possibilitando que você alcance todas as metas e objetivos traçados na jornada rumo ao sucesso.

Gostou deste conteúdo? Continue enriquecendo o seu conhecimento sobre a gestão de clínicas. Leia este nosso artigo sobre marketing médico e entenda o seu funcionamento para conquistar mais pacientes por meio da melhor estratégia.