Estratégia de precificação profissional: isso ajuda a clínica a lucrar?

A partir do momento em que os profissionais da área da saúde abrem uma clínica ou consultório surge uma dúvida que é bastante comum: como colocar preços nos serviços? A estratégia de precificação profissional realmente ajuda no lucro?

Essa é uma etapa importante e está relacionada a diversos outros fatores, que vão desde definição do público-alvo até a região em que a clínica está localizada. Sabendo disso, reunimos neste post as principais informações sobre o assunto. Acompanhe!

Afinal, qual é a relação entre precificação e lucro?

Antes de falarmos sobre a estratégia de precificação profissional é preciso entender o impacto que ela tem nos lucros da clínica. Isso porque um consultório que oferece preços mais elevados pode ser menos buscado do que outros e, mesmo nessas condições, manter-se no mercado.

Agora, imagine um consultório com preços muito baixos. É de se esperar que ele atraia muitos pacientes, não é mesmo? No entanto, se esse consultório não tiver uma boa estratégia de preços, pode não saber comandar as finanças. Consequentemente, ele pode acumular dívidas e até falir.

E é justamente essa relação que estamos destacando, afinal, a precificação também faz parte do processo de lucros altos ou nenhum lucro dentro de uma clínica.

Quais são as principais estratégias usadas?

É fato que precificar os serviços dispostos em uma clínica é um grande desafio. O valor que é cobrado por atendimento pode variar, mas é possível chegar a um patamar estruturado e adequado às expectativas de cada profissional de saúde. Veja as principais estratégias:

Levantamento de custos

A sua consulta envolve inúmeras despesas, como a compra de materiais, manutenção de equipamentos, mão de obra, entre outros recursos. Faça um levantamento para estimar a média de gastos, assim é mais fácil saber quanto cobrar.

Uma boa dica é criar uma planilha, inserir todas essas informações e fazer uma estimativa para te ajudar a chegar em um preço justo.

Valor cobrado pelos concorrentes

Outro ponto que é importante, mas nem todos os profissionais levam em consideração é conhecer o valor que os seus concorrentes cobram. Isso porque pode ficar estranho você cobrar um valor muito acima ou muito abaixo da média, principalmente sem saber justificar tal preço.

Nesse aspecto você pode considerar, além dos valores praticados, as características dos profissionais, como a formação e o tempo de experiência de cada um.

Estrutura e localização

A localização da sua cliníca também é importante para a definição dos preços dos serviços. Observe se ela está inserida em um bairro nobre, se tem fácil acesso, estacionamento e está em um local seguro para os pacientes.

Além disso, leve em conta a estrutura. Ela é espaçosa e confortável? Possui banheiros, recepção e sala de espera? Se ela tiver todas essas características, o valor da consulta pode ser maior.

Testes de diferentes valores

Em alguns casos, a única forma de chegar à precificação dos serviços oferecidos pela clínica é por meio de testes com os clientes. Se você tem uma página de vendas on-line, por exemplo, dá para criar páginas de destino distintas para todos os diferentes preços que você pretende trabalhar.

Assim, a página de destino que mais converte pode ser escolhida para as transações futuras.

Além disso, é possível alterar os preços mensalmente. Você pode trabalhar com o preço inicial alto e, conforme a procura, poderá diminui-lo ou mantê-lo.

Qual é a vantagem de ter uma estratégia de precificação profissional?

E não é apenas a garantia de lucros que uma boa estratégia de precificação profissional proporciona. Os benefícios, inclusive, são para o profissional da saúde e também para os pacientes. Veja:

Satisfazer o cliente

Se o cliente se sentir lesado de alguma forma em relação ao preço que pagou por determinado serviço, pode ter certeza de que ele nunca mais vai voltar. Uma das melhores formas de satisfazê-lo e fazer com que ele procure sempre pelos seus serviços é proporcionando uma precificação que se ajusta ao bolso dele.

Ajustar ao público-alvo

Quando você define os valores que vai cobrar de determinados serviços e estabelece um patamar para a sua clinica, você está dizendo ao mercado da área da saúde a que tipo de consumidor a sua clínica ou consultório é voltada.

Melhorar os resultados

Já deu para entender que a definição equivocada de preço acaba comprometendo os resultados da clínica, podendo levá-la à falência. Por isso, a precificação adequada, além de gerar lucro, contribui também para o desenvolvimento do espaço que você está construindo.

Nunca se esqueça que quando o preço de um serviço é adequado, isso gera lucro. Agora, se você fizer uma definição equivocada pode comprometer os resultados e até mesmo falindo.

Manter as contas sempre em dia

A precificação correta garante que você tenha recursos em caixa para o pagamento de fornecedores e colaboradores, como salários, impostos, entre outras questões.

Ou seja, você fica com as contas da clínica sempre em dia, fator essencial para o controle das finanças.

Enfrentar a concorrência

Hoje em dia, os inúmeros recursos para o posicionamento de marca e fidelização de clientes fazem com que a clínica se mantenha competitiva. É claro que um fator essencial para isso é a estratégia de precificação profissional.

Uma boa política de preço faz com que o gestor conheça sua concorrência e público-alvo, ajudando-o a saber até onde pode ir para continuar competitivo no mercado.

Oferecer descontos

Criar diferenciais em relação ao preço dos serviços que são oferecidos no consultório também é interessante para garantir os lucros. Nesse caso, a definição de uma margem aceitável garante que a empresa não tenha prejuízos.

Sendo assim, você pode, vez ou outra, conceder descontos em alguns serviços, que acaba atraindo mais pacientes e, consequentemente, aumentando o lucro.Mas tenha muito cuidado para não dar descontos abusivos. Grandes descontos podem desvalorizar o valor do seu trabalho percebido pelo seu cliente e principalmente pode ferir o código de ética e conduta do meio em que você atua.

Não são apenas as clínicas que acabaram de abrir que precisam de uma estratégia para definir os preços dos serviços prestados. Se você já tem a sua clínica há um tempo e notou que os seus lucros não estão sendo altos, talvez seja o momento de analisar a sua tabela de preços e inserir as estratégias que foram citadas.

Agora que você já aprendeu tudo sobre a importância de ter uma estratégia de precificação profissional, entre em contato com a Health Solution e conheça, na prática, os efeitos positivos dessa ação!