Confira 5 dicas para aumentar a visibilidade da clínica online

A área de saúde acompanhou a tendência tecnológica de outros setores e, hoje em dia, a visibilidade da clínica depende de estratégias online. Afinal, o seu público já se concentra na internet, então por que não fazer uso disso para atrair novos clientes até o seu negócio?

Para tanto, uma boa dose de planejamento estratégico é bem-vinda para encontrar esse público na internet. E é o que faremos ao longo deste artigo, em que vamos analisar 5 dicas para aumentar a visibilidade da clínica na internet. Confira!

1. Tenha um site para aumentar a visibilidade da clínica

Pode parecer óbvio, mas nem todo empreendimento ainda se deu conta da importância em ter um site. Para que você não faça coro a esse (pequeno) grupo, reunimos motivos para você ter um ou dar mais atenção a ele:

  • o Brasil é o quarto país com o maior número de usuários na internet. São 120 milhões de pessoas conectadas — imagine as oportunidades de negócio que podem nascer disso;
  • com o uso de técnicas de SEO (Search Engine Optimization), a visibilidade da clínica é maior, pois as ações ajudam a ranquear melhor o seu site nos resultados de buscas online;
  • sua clínica “fica aberta 24 horas por dia”, já que um site não fecha e o paciente em potencial pode se informar a respeito dos seus diferenciais e entrar em contato por e-mail;
  • por causa da inclusão digital. Quanto mais presença online sua marca tiver, mais pessoas podem se informar a respeito do seu negócio e conhecer os seus serviços.

Diante da importante necessidade de fidelizar clientes, um site atualizado constantemente — e com informações relevantes para o seu público — é um diferencial e tanto para aumentar a visibilidade da clínica.

2. Crie perfis profissionais nas redes sociais

Se você acha que o número de usuários na internet é grande, saiba quantos perfis existem no Faceboook, ao redor do mundo: dois bilhões de usuários. Só no Brasil existem 50 milhões de pessoas ativas na rede social mais utilizada do planeta.

Consequentemente, a oportunidade de promover a visibilidade da clínica é grande. No entanto, você e sua equipe não devem concentrar atualizações apenas nela. Ao conhecer seu público-alvo, você pode se informar a respeito das redes sociais que eles mais fazem uso, bem como o tipo de conteúdo que eles consomem — se em vídeo, texto, imagem ou todos eles.

Assim, você descobre onde sua audiência se concentra, permitindo a geração de postagens relevantes e com alta possibilidade de impactar esses usuários qualificados. Sem falar que, por meio de suas postagens, você se apresenta e reforça a imagem de sua clínica como uma autoridade e referência em sua especialização médica.

Quanto mais seguidores e fãs, e engajamento nas publicações em suas redes sociais, mais você fortalece a sua marca e, consequentemente, aumenta a visibilidade da clínica.

3. Crie conteúdos relevantes

Tanto em seu site quanto no blog corporativo e nas redes sociais, a produção de conteúdo é de alta significância para atrair novos clientes. Como já mencionamos, as técnicas de SEO estão atreladas às principais pesquisas que o seu público-alvo faz na internet.

Quando você descobre quais são esses termos, você e sua equipe podem criar um calendário editorial de publicações que respondam às principais dúvidas de sua audiência. Assim, sempre que eles fizerem buscas online, eles poderão se deparar com resultados em seu blog ou site.

Em parte, isso reforça o que mencionamos no último tópico a respeito da criação de imagem de autoridade para a sua clínica médica. Mas, além disso, esse diferencial do marketing digital é uma ferramenta diferenciada para construir e nutrir um relacionamento com os pacientes.

Em uma época na qual o pós-consulta se faz imprescindível para a fidelização, a produção de conteúdo de interesse dos seus clientes é uma maneira eficiente e econômica, dizendo o mínimo, para aumentar a visibilidade da clínica na internet.

Lembre-se, entretanto, de manter o foco naquilo que o seu público mais busca na internet. Essa é a base estrutural de qualquer ação de marketing digital e, por isso, deve ser o caminho estratégico a ser seguido para destacar o seu negócio virtualmente.

4. Participe de grupos e fóruns online

Engana-se quem acha que os fóruns especializados servem apenas para montar o corpo clínico ideal. A visibilidade da clínica também pode ser favorecida com o uso estratégico dessas páginas, só que com ações diferentes das utilizadas para a contratação de profissionais.

Para se relacionar com a sua audiência, participe das dúvidas que os usuários postam nessas páginas — e não se esqueça de mencionar a sua clínica, com dados de contato e links para o seu site, redes sociais e blog.

Com isso, você divulga o seu trabalho com facilidade e muita economia, e ainda resolve rapidamente a questão pertinente de um paciente em potencial para você. E é por meio desse auxílio que mais pessoas podem passar a reconhecer a sua marca e a lembrar dela, diante de uma necessidade que você e a sua equipe podem resolver.

5. Adicione sua clínica no Google Maps

Por fim, uma estratégia de alto retorno para aumentar a visibilidade da clínica é com o auxílio do Google Maps. Para isso, basta se cadastrar na página Google Meu Negócio.

Com ela, as pessoas que digitarem o nome do seu consultório ou pesquisas que direcionem o usuário para o seu site vão encontrar todas as informações no lado direito da tela, entre os resultados da busca.

Lá, estarão dispostas informações relevantes e de rápido entendimento do cliente em potencial, como o seu site, telefone e horário de funcionamento. Uma maneira rápida e eficaz de estar ao alcance do seu cliente em potencial em poucos cliques.

Tome cuidado com os limites do marketing na área de saúde

Antes de fecharmos este artigo, tenha em mente que a área de saúde possui regras bastante restritas sobre a divulgação dos seus serviços. Para saber quais são, recomendamos a leitura do nosso artigo que explica os limites do marketing médico segundo o CRM.

E, agora que você já aprendeu tudo sobre como aumentar a visibilidade da clínica, siga a gente no Facebook. Assim, você fica por dentro, e de maneira antecipada, de todas as nossas dicas e novidades para desenvolver o seu negócio!