Como médicos podem usar os conceitos de proposta de valor no consultório

Você, médico empreendedor, certamente enfrenta desafios diários em seu consultório ou clínica. Entre eles, provavelmente se destaca a consolidação de sua marca em um mercado competitivo. Nesse sentido, usar a proposta de valor para se diferenciar e ultrapassar essas barreiras é fundamental.

O que muito médico deve se deparar, no entanto, é com a dificuldade de gerir a carreira ou a clínica, e o mais importante e também difícil é fazer com que os seus clientes percebam esses diferenciais. É aí que entram as dicas que trouxemos neste post.

Ao longo do conteúdo, nós vamos explorar o conceito de proposta de valor e descobrir como ele pode ser aproveitado no dia a dia do seu consultório médico. Acompanhe!

O que é uma proposta de valor?

Quando o seu consultório desenvolve uma reputação online e a fortalece gradativamente, podemos dizer que o público passou a perceber a proposta de valor de sua empresa. Afinal, trata-se da promoção do conjunto de produtos e serviços oferecidos e que agregam valor às necessidades, objetivos e demanda da clientela.

atendimento humanizado, por exemplo, é uma forma eficiente de gerar proposta de valor para os seus clientes. Embora o conceito esteja cada vez mais difundido, é ainda um diferencial que faz com que os consumidores percebam algo de relevante além do serviço prestado.

Com isso, podemos dizer que é necessário desenvolver e entregar benefícios capazes de fazer com que o público identifique a sua marca, com o tempo, em detrimento da concorrência.

Entenda o que é valor

Você gera valor para os seus clientes quando, por exemplo, o seu consultório conta com um sistema de agendamento online, atualizado em tempo real e fácil de reagendar ou cancelar horários, mediante a necessidade.

Isso porque, nas situações em que a tarefa é burocrática e difícil de realizar, o consumidor se frustra. E isso é algo inadmissível na relação com o público, especialmente em empresas na área da saúde, já que as pessoas que procuram pelos seus serviços já têm frustrações e incômodos demais para lidar.

Portanto, o valor é esse equilíbrio que nasce dos bens e ativos da empresa, encaixado às necessidades do consumidor e clientes em potencial — tudo com custos atrativos.

Como diferenciar preço e valor?

Aí está algo que geralmente você pode se confundir na tentativa de desenvolver uma proposta de valor: o que te diferencia dos preços praticados na empresa? A pergunta é mais comum do que você pode imaginar, mas a resposta é simples:

  • valor é a percepção agregada das qualidades que você e a sua equipe apresentam na execução do trabalho;
  • preço é a representação monetária do seu serviço, equilibrado pelo valor dele.

Por isso, não adianta oferecer um atendimento dez vezes mais caro do que os preços praticados pela concorrência, se não há como o cliente perceber um benefício em arcar com esse custo elevado.

Dá para exemplificar essa diferenciação da seguinte maneira: um consultório que oferece pesquisas de satisfação aos clientes e atende aos feedbacks recebidos pode agregar mais valor, em curto prazo, do que um consultório que ignora os pedidos do seu público-alvo ou nem sequer dispõe de um canal de comunicação com os clientes.

Por que a proposta de valor é tão importante?

Com base no que vimos até aqui, a proposta de valor é um diferencial, em que benefícios são percebidos logo a partir da implementação. Vale, no entanto, destacá-los para uma fácil visualização e projeção para a realidade do seu consultório:

  • ocorre uma diferenciação do modelo de negócios proposto pela sua concorrência;
  • alcance de destaque no mercado;
  • há valorização e equilíbrio para fixar os preços dos seus serviços e produtos;
  • possibilita a atração de mais clientes e ocorre maior taxa de fidelização;
  • há mais lucratividade para a empresa.

Agora que você já deve ter avaliado essas qualidades e percebido o quanto elas podem contribuir para a consolidação de sua marca, que tal vermos o caminho mais prático para a elaboração de uma proposta de valor?

O que considerar ao desenvolver uma proposta de valor?

Abaixo, resgatamos algumas considerações importantes para que você estabeleça um novo padrão de qualidade na rotina do seu consultório.

Saiba quem é o seu público-alvo

Se você sabe com quem o seu consultório dialoga, você conhece o seu consumidor. Como resultado disso, você fica ciente dos principais problemas, desafios e objetivos deles ao procurar um profissional com a sua especialidade.

Isso faz toda a diferença porque é a partir desse conhecimento que você gera novas soluções, aprimora a qualidade do que oferece e se capacita como um especialista em resolver as demandas do seu consumidor.

Apresente o conceito de excepcionalidade

Ser excepcional significa estar acima e em destaque frente a sua concorrência. Daí a importância de manter um olhar atento ao mercado e às soluções estabelecidas por outros consultórios.

Assim, você aprende a se diferenciar, a moldar novas estratégias e a evitar algumas ações que não surtiram efeito para os competidores do setor.

Desenvolva seu diferencial

De maneira similar ao último tópico, você precisa buscar um diferencial. A sua solução é única, inexplorada ainda no mercado? Então, sua proposta de valor é enriquecedora, pois pode inovar e conquistar de vez o seu público.

Aprimore continuamente a excelência

Do atendimento ao contato pós-consulta, o nível de excelência deve ser trabalhado de maneira incessante em seu consultório. Para isso, a já citada pesquisa de satisfação é um bom índice para que você e a sua equipe tracem novos objetivos e metas para continuar surpreendendo os clientes.

Aprenda a trabalhar encantando seus clientes

A sua proposta de valor deve ter um elemento fundamental: a possibilidade de despertar o desejo no consumidor. Isso é um desafio e tanto na área de saúde, mas se traduz facilmente na procura por um atendimento impecável, personalizado, solícito, atencioso e que solucione o problema do cliente com o mínimo possível de desconforto.

Quanto melhor for o nível de serviço prestado em sua empresa, mais desejabilidade ele vai despertar no consumidor e nos clientes em potencial. Tenha isso em mente.

Inicie sua proposta de valor a partir de perguntas específicas

Para empreender com sucesso nesse modelo de negócio, procure responder às seguintes perguntas:

  • qual é o produto ou serviço que o seu consultório vende?
  • qual é o principal benefício que vem agregado com a sua solução?
  • o seu público compreende o impacto desse benefício no preço de sua solução?
  • o que torna o seu negócio único e desejável?

Com essas respostas, fica mais fácil estabelecer uma estratégia que aprofunde o seu relacionamento, permitindo o planejamento de ações direcionadas e relevantes para o seu público-alvo — questões elementares na construção de uma proposta de valor.

Quer saber por onde começar o processo de definição de uma proposta de valor única em seu consultório? Então, confira também como uma consultoria especializada pode ajudar a desenvolver um padrão de qualidade no atendimento de sua empresa!