7 dicas essenciais para quem quer abrir um consultório

Abrir o primeiro consultório pode ser uma tarefa difícil, principalmente depois de ter passado anos estudando, se dedicando à profissão, e agora precisa planejar e administrar um negócio. Mas nós estamos aqui para te ajudar, então veja as nossas dicas e toda sorte do mundo nessa nova experiência. 

1. Definições iniciais 

Apenas com a vontade de abrir seu consultório e tirar a ideia do papel, algumas coisas precisam ser definidas.

Que público seu consultório atenderá?

É importante definir qual será o seu principal objetivo, se vai atender por planos de saúde, apenas particular ou se será uma clínica com preços populares.

Vale a pena convidar outros profissionais para atender com você com a mesma especialidade ou em uma outra especialidade complementar ou não?  

Por exemplo, se você é um ortodontista, vale a pena contratar um clínico ou um cirurgião dentista. Ou se você é um ortopedista especialista em ombro, vale a pena convidar um especialista em cotovelos ou coluna etc.

Lembrando que se as atividades se complementam a retenção de pacientes pode ser maior, já que ele não precisa conhecer um concorrente seu para fazer um procedimento que você não faz e além disso, pode diminuir as chances de ele voltar e ainda  ficar por lá para fazer todo um tratamento.

2. Planejamento

Tudo se inicia com o planejamento, saber que passos precisa tomar e a que tempo. No planejamento você deve definir qual o seu valor para investimento, quantas serão as salas que vai precisar, como será a recepção, se vai precisar de sala de exames ou estoques na clínica.

Se for possível, pense em um lugar que possa ser expandido no futuro, afinal, você pretende aumentar.

No Planejamento também entra a definição de preços dos procedimentos, levantamento de orçamento disponível, reserva de capital, requisitos legais como a licença de funcionamento, vigilância sanitária e cadastro no CNES, mas vale a pena verificar tudo com uma empresa de contabilidade.

3. Escolhendo o endereço

Escolha um local que agregue ao seu negócio, e, principalmente que fique perto do seu público. 

Local com prédios comerciais próximos

Pessoas buscam locais mais práticos e próximos ao trabalho, pois sempre é a melhor opção, já que não precisam se ausentar por muito tempo de suas atividades.

Se sua clínica for popular, talvez seja melhor ficar próximo a grandes centros periféricos como os centros das capitais.

Assim como se sua clínica tiver um custo mais alto, é ideal que fique em regiões mais valorizadas e com poder aquisitivo maior.

4. Reformas

Depois das definições dos itens acima, entra a reforma do local escolhido. A melhor coisa a se fazer é contratar um design de interiores para deixar o ambiente perfeito para receber seus pacientes.

Não esqueça dos itens obrigatórios:

Recepção com bom espaço, afinal queremos ela lotada;

Banheiros;

Copa e cozinha;

Sala de administração;

Consultórios, que você deve escolher conforme quantidade de especialidades ou médicos que irão atender, ou podem até servir para dois médicos que atendam em dias ou horários diferentes.

5. Encontre uma boa equipe

Sim, para que tudo funcione você precisa de uma boa equipe! Além de contratar bons profissionais, que tal treiná-los antes para começar trabalhando afiados.

Lembrando que a sua recepcionista tem papel fundamental e precisa ter um cuidado a mais na hora de contratar ou de treinar. Conheça o Super Secretária.

6. Divulgação e marketing

Para fazer acontecer, as pessoas precisam saber onde te encontrar, não é mesmo? Por isso, alguns passos são essenciais, como a definição de identidade visual, cadastro no Google meu negócio e redes sociais.

7. Fazer uma boa gestão

Depois da clínica aberta e tudo funcionando, será necessário manter uma boa gestão para que seu negócio se mantenha vivo e com boa saúde.

Se você mesmo for administrar, não pense que não precisa ou que consegue sem ajuda. Não cometa esse erro. Se você consegue fazer sozinho, tudo bem, apenas tente buscar conhecimento fazendo cursos, vendo palestras e buscar uma consultoria pode ser muito bom.

Assim você pode agregar experiência, buscar insights e expandir seus conhecimentos para fazer uma melhor gestão.

Gostou das nossas dicas? Que tal uma consultoria especializada para te ajudar nessa fase tão complexa? Na Health Solution você pode aprender muito e aplicar na sua nova clínica! Fale conosco aqui