21 dicas rápidas de marketing para sua clínica ou consultório

Para que se tenha o retorno esperado é interessante que várias estratégias sejam usadas em conjunto. Afinal, no marketing você pode colocar todos os ovos na cesta. No entanto, é necessário medir o sucesso das estratégias e focar nas que realmente se mostrarem eficazes. 

O que você verá aqui

Aqui você vai ver dicas importantes e fáceis para o marketing da sua clínica, e mesmo que no primeiro momento você ache que estamos saindo da linha do marketing, acredite, essas ações irão refletir diretamente nos seus resultados.

Nós retiramos daqui as estratégias de marketing que já falamos outras vezes, se quiser conferir, pode acessar esse link e depois voltar para cá.

1 Conteúdo personalizado

Antes de escolher quais plataformas usar, você precisa compreender com quem vai se comunicar.

Seus conteúdos devem ser feitos especialmente para aquelas pessoas que são potenciais pacientes.

2 Site otimizado para mobile

Segundo o IBGE, 97% das pessoas estão acessando a internet pelo celular.

Se você acha que não é um dado suficiente, basta analisar o seu comportamento. 

Garanto que utiliza seu celular para acessar as redes sociais e fazer pesquisas por ele, principalmente porque está ao alcance da sua mão.

Existem sites que não possuem um tamanho bom de fonte para o celular ou o anúncio atrapalha a leitura.

Fique atento a detalhes, seu site precisa ser responsivo. 

3 Blog

O blog serve para responder os assuntos que pessoas buscam diariamente na internet.

Com sorte, muita otimização de SEO e Experiência do Usuário o Google ou o navegador usado escolherá o seu endereço.

4 Responda as interações na internet

Além das redes sociais, tente responder as avaliações que os pacientes fazem sobre a clínica. 

Sendo o comentário positivo ou negativo, sua interação será muito importante.

5 Depoimentos são um ponto crucial

Nada melhor do que alguém que já usou seus serviços elogiando. Inclusive, cerca de 84% das pessoas confiam nas avaliações da internet.

Mas tome muito cuidado e confira junto ao conselho de saúde que você pertence para saber qual o formato permitido para postar o depoimentos dos seus pacientes.

6 E-mail marketing

Experimente enviar e-mails com informações, blog posts, materiais de marketing e datas de eventos.

7 Mala direta

Mala direta é o envio de publicidade informativa para divulgar seus serviços e produtos.

É necessário ter cuidado, use para dar boas-vindas aos novos pacientes ou cartões de aniversários, coisas desse tipo. 

8 Mantenha contato

Esteja em constante contato, mandando informativos e conteúdos interessantes relacionados a condição do paciente.

Por exemplo, falar dos cuidados com a visão se sua clínica for oftalmológica, cuidados com a pele se sua clínica for dermatológica ou cuidados com a alimentação se você for nutricionista.

9 Dicas de saúde

Em qualquer área é interessante mandar as dicas de saúde relacionadas ao seu nicho. Aproveite e use a mala direta para isso.

10 Deixe claro quais são os serviços e informações sobre procedimentos que você realiza

Você pode disponibilizar na internet ou até mesmo no consultório em forma de panfleto.

Assim seu paciente vai achar as informações que precisa sem precisar pedir ajuda, e principalmente é uma forma de você lucrar muito mais com seus pacientes que podem fazer diferentes procedimentos na sua clínica.

11 Brindes

Todos amamos brindes. Reforce a conexão com o paciente dando brindes simples como blocos de notas, canetas e outros itens que ele terá guardado para lembrar.

12 Qualidade no atendimento

Manter a qualidade no atendimento ajuda bastante no marketing boca a boca e a ter boas avaliações.

13 Pesquisas

Pesquisa de satisfação funciona muito bem para avaliar o atendimento de forma geral, assim você pode melhorar os pontos que precisa para fazer mais sucesso com seus pacientes.

14 Seja acessível

É importante estar disponível para responder às dúvidas dos pacientes.

Ter o WhatsApp business e deixar alguém que seja capaz de responder às principais perguntas é uma ótima opção.

15 Trabalhe na sua marca

Trabalhe bem o branding (Nome, imagens e ideias) para que sua marca seja reconhecida no seu mercado apenas pelos detalhes.

16 Concentre-se no seu diferencial

Se você tem uma técnica diferente, precisa divulgá-la.

Assim, quando um potencial paciente estiver buscando pela especialidade, provavelmente vai escolher aquele com técnica que parece melhor, diferente ou tecnológica.

17 Campanhas pagas

Os anúncios são muito bons para levar mais tráfego para o seu site. Tudo que você precisa é segmentar bem.

Quando procurarem pela especialidade, seu nome aparecerá nos primeiros resultados.

18 incentive as avaliações

Como falamos anteriormente, as avaliações têm o poder de convencer.

Então, peça para sua secretária reforçar a importância da avaliação quando o paciente voltar para a recepção para agendar a próxima visita.

19 Tenha referência dos colegas

Se conecte com clínicas e profissionais de outras áreas, assim eles poderão indicar, quando for o caso.

20 Agendamento online

Encontrar o número correto, pegar o telefone para ligar para agendar pode ser um grande empecilho para as pessoas.

Se puder simplificar esse processo com agendamento online ou pelo WhatsApp já facilita bastante que você seja o escolhido.

21 Use o benchmark

Por que não usar as boas práticas que funcionam para seus concorrentes ou mesmo de empresas que não fazem parte do seu nicho e que dão super certo? Vale muito a pena! 

Gostou das nossas dicas? Fique à vontade para comentar. Para mais dicas de marketing e de administração fale conosco.