Saiba tudo sobre marketing de relacionamento para clínicas e consultórios

As ações de marketing são indispensáveis para uma empresa atrair novos clientes para conhecer o serviço ou produto oferecido. No entanto, tão importante quanto buscar novos consumidores é manter os antigos, garantindo a satisfação e a fidelização. Por isso, o marketing de relacionamento é essencial para a retenção de clientes e prospecção de novos.

O mercado de saúde está cada vez mais competitivo e com apenas algumas pesquisas é possível encontrar seus concorrentes oferecendo o mesmo serviço. Para os profissionais da saúde que têm seu próprio consultório, o atendimento humanizado e a boa interação do cliente com o seu negócio faz toda a diferença.

Com boas práticas de marketing de relacionamento você pode ter um excelente resultado. Entretanto, para alcançar bons índices de sucesso é necessário conhecer muito bem as informações sobre essa estratégia e como colocá-las em prática.

Quer saber como você pode aplicar a estratégia do marketing de relacionamento em sua clínica ou consultório? Então, continue a leitura do texto e confira!

Você sabe o que é marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento busca manter uma relação positiva com os clientes, fidelizando e transformando-os em verdadeiros divulgadores dos serviços e produtos da empresa. Para a consolidação de uma marca é necessário a manutenção por meio das estratégias de marketing, promovendo experiências satisfatórias aos usuários. Se o cliente tiver uma ligação com a marca, como consequência ele se tornará um fiel consumidor dos seus serviços.

Um dos objetivos do marketing de relacionamento é que o cliente conheça outros produtos ofertados pelo negócio. Mais do que isso, é esperado que o usuário tenha uma boa experiência, divulgando isso em redes sociais e compartilhando com outros potenciais consumidores. As ações implantadas pela empresa devem encantar o cliente e nutrir, cada vez mais, o bom relacionamento que ele construiu com a marca.

É importante lembrar que o marketing de relacionamento não envolve apenas um bom atendimento, mas vai muito além disso, englobando estratégias sólidas de engajamento, satisfação do cliente e fidelização com a marca.

Quais são as suas vantagens?

As vantagens do marketing de relacionamento são inúmeras, já que esse tipo de planejamento estratégico impacta positivamente em vários setores. Em clínicas e consultórios é essencial construir uma base de clientes satisfeitos com os serviços ofertados. Isto é, desde o atendimento na recepção até a qualidade esperada durante a consulta.

Então, quais são as vantagens que um profissional da saúde pode ter em aplicar o marketing de relacionamento em seu negócio? Confira:

Prospecção de clientes

Ter uma boa relação com os seus clientes atuais não é o único objetivo do marketing de relacionamento. Atrair novos consumidores para seus serviços, seja em clínica ou consultório, é um aspecto que deve ser considerado ao montar sua estratégia.

Quando a clínica oferece um atendimento de qualidade e personalizado, buscando engajar o cliente com suas ações, novos potenciais consumidores serão atraídos. Isso ocorre por meio da divulgação dos seus clientes mais fiéis, que se tornaram verdadeiros defensores do seu trabalho e da sua marca.

Ou seja, ao contrário do que alguns pensam, o marketing de relacionamento ajuda, também, a impulsionar a atração de novos clientes para a sua clínica.

Retenção de clientes

Se você tem um diálogo com o seu cliente, promovendo interações e buscando construir uma relação duradoura, os resultados serão visíveis. Ofereça um atendimento humanizado, levando em consideração as necessidades dos seus clientes e fidelizando-os. Afinal, é mais fácil reter aqueles que já estão engajados com a sua clínica e continuam mantendo uma boa relação do que conquistar novos.

Então, é importante que você conheça individualmente seus clientes, com o máximo possível de informações e dados pessoais sobre cada um deles. A vantagem para sua clínica é que você conquistará fiéis consumidores dos seus serviços ou procedimentos, garantindo que eles prefiram seu trabalho. Afinal, uma experiência positiva e um bom atendimento são aspectos que o cliente considera essenciais para a contratação de um serviço.

A concorrência no setor da saúde é grande, por isso o relacionamento com o cliente é o diferencial para a fidelização. É essencial que você mostre ao seu consumidor os benefícios que ele tem em ir ao seu consultório e o porquê dos seus serviços serem úteis na vida dele. Um cliente satisfeito com o que você oferece em sua clínica não buscará os serviços da concorrência, não é mesmo?

Portanto, priorize a satisfação e a fidelização da sua cartela de clientes já existente. A retenção de consumidores também melhora o ROI (Retorno sobre Investimento), já que um bom relacionamento aumenta o índice de consultas e investimentos em outros serviços ofertados pela sua clínica.

Autoridade no segmento da clínica

Com uma boa estratégia para melhorar o relacionamento com os clientes é possível ganhar autoridade e fortalecer o nome da sua clínica no mercado. Os profissionais da saúde precisam garantir conforto, já que, em grande parte, os clientes procuram seus serviços por desconforto relacionado à dor ou doenças.

Por isso, é essencial que a sua clínica ofereça um acompanhamento personalizado e mantenha um ambiente agradável para recepcionar o cliente.

Tirar as dúvidas, responder os questionamentos e fazer um atendimento pós-consulta são aspectos que ajudam a conquistar autoridade no segmento em que você atua. Para o seu espaço clínico se destacar em meio à concorrência, é primordial ficar atento às boas estratégias de relacionamento com o cliente.

Atendimento humanizado

Um dos pilares do marketing de relacionamento é proporcionar uma experiência positiva ao cliente. Pensando nisso, uma das formas mais eficientes de causar uma boa impressão ao consumidor é pelo atendimento — tanto no momento em que seu cliente liga para marcar a consulta, na recepção da sua clínica, durante e após a consulta.

Então, uma das principais vantagens que você terá ao implantar a estratégia de marketing de relacionamento em sua clínica é que o atendimento aos clientes será muito mais eficiente e personalizado. Todo consumidor valoriza a exclusividade e quer se sentir único. Portanto, humanize seus atendimentos, isto é, trate seus clientes com respeito, transmitindo segurança e conforto.

Em uma clínica ou consultório é de suma importância um bom atendimento. Afinal, as pessoas que procuram o seu serviço podem estar debilitadas, seja fisicamente ou emocionalmente. Uma abordagem baseada na empatia gera bons resultados e os clientes consideram isso como um critério na hora de escolher uma clínica.

Como ele pode ser usado em clínicas e consultórios?

Agora que você aprendeu o conceito de marketing de relacionamento e quais são as vantagens de utilizá-lo em sua clínica ou consultório, é importante saber de que forma aplicar essa estratégia.

Como já vimos, o marketing de relacionamento busca encantar o cliente. agregando valor e fidelizando-o. Da mesma forma, ao aplicar a estratégia em sua clínica é necessário que você pense em como construir um longo relacionamento com seu público, por vários anos, de preferência.

E como fazer isso?

Se você quer ter êxito com o marketing de relacionamento precisa aprender, na prática, como fazer isso dentro do seu consultório ou clínica. Então, saiba que com algumas pequenas mudanças na rotina do seu negócio é possível ter bons resultados tanto para você quanto para seus clientes. Confira algumas sugestões de como aplicar a estratégia em sua clínica.

Estabeleça uma comunicação eficiente

Os meios de comunicação são essenciais para oferecer suporte aos clientes, no momento em que eles precisarem. Talvez, para o seu público o método mais fácil de marcar consultas seja por meio das redes sociais, como o WhatsApp, por exemplo. Então, busque se adaptar e utilizar vários meios para se comunicar com eles.

Utilize site, redes sociais, e-mail ou SMS, fornecendo várias opções para o público entrar em contato com você. Lembre-se de que para o cliente ter uma boa experiência com seus serviços, você deve personalizar sua forma de comunicação, levando em conta as circunstâncias e preferências dele.

Outra dica é possibilitar que o cliente dê sugestões para melhorias. É importante que ele opine e sinta que suas ideias são valorizadas. Para isso, você poderá fazer pesquisas de satisfação, identificando o que precisa ser descontinuado em seus serviços e aquilo que está funcionando. Mas lembre-se, a maioria das pessoas não  param para responder uma pesquisa de satisfação, só se realmente ficarem muito incomodadas com o serviço ou produto que elas consumiram. Por isso, é importante que você busque as respostas de seu cliente, treinando um colaborador para desenvolver esse serviço. Assim, fica muito mais fácil de você descobrir com detalhes sobre o que os seus clientes pensam de você.

Invista em um ambiente agradável

O tempo que o cliente aguarda na sala de espera é uma excelente opção para fortalecer o relacionamento com a clínica. Ainda que ele permaneça somente cinco minutos esperando, o ambiente é um diferencial em seu atendimento.

Assim como o atendimento das secretárias, o espaço de espera também é considerado como uma primeira impressão. Por isso, invista em um ambiente confortável para fidelizar seu cliente. Alguns elementos são de ajuda para a construção de um local agradável, como:

  • jornais e revistas de assuntos variados ao alcance do cliente;
  • liberação de Wi-Fi;
  • água, chá, café e biscoitos disponíveis;
  • sofás ou cadeiras confortáveis;
  • televisão ligada em um programa com um bom conteúdo e com um volume harmonioso;
  • Rádio com uma música harmoniosa;
  • Brinquedoteca, livros infantis ou entretenimento para crianças;

Com esses itens, o tempo de espera do cliente se torna mais fácil, já que são elementos que oferecem conforto e distração enquanto ele aguarda o atendimento da consulta.

Faça um atendimento de qualidade

O marketing de relacionamento envolve todo e qualquer contato que o cliente terá com a sua clínica, isto é, cada etapa de um atendimento. A qualidade deve ser reconhecida desde um agendamento por telefone até o momento em que o usuário está tirando suas dúvidas mais importantes sobre um problema ou doença.

Crie empatia por seu público e entenda suas reais necessidades, buscando a melhor solução para seus clientes. Isso inclui flexibilidade de horários em agendamentos, disponibilidade em ouvi-los, entre outras maneiras de oferecer suporte para o que ele precisa no momento.

Outra dica é ter um bom atendimento pós-consulta, já que o cliente não deve ser valorizado somente quando está em seu consultório ou clínica. Portanto, tenha um canal de comunicação, como redes sociais ou e-mail, para ajudar o cliente e tirar suas dúvidas quando necessário.

Por exemplo, em uma emergência de um hospital, o atendimento pode ser muito mais humanizado, a sua equipe pode ser treinada com uma abordagem mais ágil e mais próximo dos clientes. Ao invés de coletar uma senha e aguardarem ser chamados, a sua equipe deve ser pró-ativa e conversar com cada cliente para realmente entender o problema de cada um, auferir a pressão e direcionar cada cliente para cada local de resolução do problema.

Promova a exclusividade para o seu cliente

Como já mencionado, o cliente espera exclusividade ao contratar um serviço. Então, busque soluções para que seu público se sinta especial. Tenha o máximo possível de dados coletados e use essas informações para personalizar seu atendimento. Por exemplo, por meio do contato de e-mail do cliente você pode enviar conteúdos que sejam úteis para ele.

Uma dica é ficar atento às datas comemorativas, como dia das mães, natal e, até mesmo, aniversários. Envie um cartão nesses dias especiais, seja por meio de redes sociais ou e-mail. Outra sugestão é enviar um brinde no aniversário do cliente, isso mostra a parceria que ele tem com você e que a clínica está presente nos momentos mais especiais da vida dele.

Ofereça treinamento para sua equipe

Para que a clínica se destaque com um bom atendimento ao cliente é necessário oferecer um treinamento adequado. Isto é, padronizar o atendimento de qualidade. Uma dica é tornar os processos mais eficientes, como por meio de softwares de gestão, que facilitam o atendimento e o trabalho das suas secretárias.

É importante treinar a sua equipe para ter uma boa gestão de agendamentos, o que pode evitar cancelamentos e melhorar a qualidade das consultas. Ter uma equipe organizada, tolerante e que consiga lidar com diferentes situações é indispensável no marketing de relacionamento.

Afinal, um atendimento eficiente não depende exclusivamente de uma só pessoa, mas de uma equipe inteira, qualificada para fidelizar clientes.

Como usar as redes sociais no marketing de relacionamento da sua clínica?

A internet tem se tornado, cada vez mais, uma poderosa ferramenta de marketing para empresas. Logo, o uso de redes sociais e outros meios do mundo digital são aliados de grande relevância para a construção de um relacionamento duradouro com seus clientes.

O marketing de relacionamento está associado diretamente com a boa comunicação com o público e a prontidão em atender o cliente na hora em que ele precisa, de um jeito fácil e rápido. Então, fazer isso corretamente por meio da internet pode ser mais um diferencial para sua clínica.

Para ajudar você a ficar por dentro dos canais de comunicação que podem ser utilizados na internet, separamos algumas dicas capazes de melhorar o relacionamento com o seu cliente. Veja!

Forneça conteúdo relevante para os seus clientes

É muito simples, você oferece conteúdos de qualidade no segmento da clínica e, com isso, o cliente sentirá mais confiança em seu trabalho. Além disso, o engajamento com o seu público será maior, já que você oferecerá não só os serviços prestados, mas também um material de valor.

Para conseguir fidelizar clientes, elabore e-books, blog posts ou, até mesmo, um conteúdo menor que tenha informações relevantes. Na área da saúde é normal que muitos recorram às páginas da internet para tirarem suas dúvidas sobre tratamentos, medicamentos e assim por diante.

Então, produzir conteúdos didáticos e disponibilizá-los online é uma opção interessante para manter uma relação harmoniosa com seu público. O cliente já conhece seu trabalho, por isso, ao buscar informações sobre algum tema específico ele vai priorizar os seus conteúdos.

Marque presença nas redes sociais

Se você quer manter seus clientes atualizados sobre as principais informações da sua clínica, as redes sociais são uma excelente opção. Seja por meio do Facebook, Twitter, WhatsApp ou outra ferramenta, essas mídias podem ajudar a melhorar o marketing de relacionamento.

Mantenha as redes sociais atualizadas, com informações úteis e responda o mais breve possível caso algum cliente entre em contato. Se possível, encarregue um funcionário de postar conteúdos, novidades e interagir nas mídias sociais.

Tenha em mente que poderão surgir comentários negativos ou reclamações sobre a clínica. Entretanto, reaja com cordialidade e respeito, sempre procurando resolver o problema do seu cliente rapidamente.

Ter esse atendimento por meio das mídias sociais da clínica garante mais praticidade e rapidez para o seu público. Mandar uma mensagem de texto, por exemplo, pode ser muito mais fácil para o cliente do que fazer uma ligação ou escrever um e-mail.

Lembre-se de que o marketing de relacionamento busca manter uma boa comunicação com o cliente, priorizando as necessidades dele. Portanto, o engajamento nas redes sociais e uma boa reputação online são essenciais.

Use e-mail marketing

O uso do e-mail marketing é um recurso eficaz para enviar informações úteis para clientes específicos. Utilize uma linguagem simples e que aproxime você do seu leitor. Para que seus clientes leiam seus e-mails e sintam vontade, primeiramente, de abri-los é importante que você faça isso de forma natural.

Uma sugestão, como comentado, é enviar um e-mail em datas comemorativas. Com uma boa base de dados de clientes e algumas ferramentas, você pode enviar e-mails personalizados nesses dias que são especiais para ele, como os aniversários.

O cliente se sente valorizado quando recebe conteúdos que sejam práticos para o seu dia a dia e que respondam as suas dúvidas. Afinal, a clínica além de oferecer um serviço de qualidade, produz e-mails informativos.

Lembre-se de que a maioria dos seus clientes não terão um conhecimento técnico do assunto. Então, produza e-mails de forma didática, que sejam de fácil compreensão.

Entretanto, é importante ter equilíbrio na quantidade de e-mails enviados a fim de não encher a caixa de entrada do seu cliente. Então, envie conteúdos com a regularidade correta e com informações úteis para seu público.

Construa um site de qualidade

O site é o lugar em que seu cliente recorre para ter acesso rápido sobre informações que ele precisa naquele momento e também sobre o seu trabalho. Pensando nessa necessidade do seu público, é importante que o seu site tenha todos os principais dados da clínica, como telefone, endereço, e-mail, redes sociais e formulário para contato.

Outro aspecto que deve ser considerado é se os dados que constam no site estão atualizados. Lembre-se de que o site pode ser a forma mais fácil de contato do cliente com a clínica. Então, atualize rapidamente caso o telefone, endereço ou qualquer outra informação esteja desatualizada.

Uma das bases do marketing de relacionamento é a experiência do usuário com os serviços da empresa. Logo, o site da clínica deve oferecer praticidade para o cliente. Um site responsivo, que pode ser acessado por meio de vários dispositivos eletrônicos (celular e tablet), é essencial para garantir que o seu público tenha uma experiência positiva ao acessá-lo.

Afinal, vale a pena investir em marketing de relacionamento?

Agora que você já sabe quais são algumas formas de aplicar o marketing de relacionamento em sua clínica ou consultório,é preciso saber se é viável investir nesse tipo de estratégia.

Levando em consideração as informações ao longo do texto, vimos que apostar no marketing de relacionamento vale a pena para seu negócio, já que você construirá relacionamentos duradouros, ou seja, clientes fiéis por muito tempo.

Com seu público fidelizado, os seus próprios clientes farão a divulgação da sua clínica, seja em redes sociais ou pelo boca a boca, que ainda é um dos métodos mais eficazes do marketing.

Manter seu público satisfeito com o atendimento da sua clínica e oferecer a eles um tratamento diferenciado dos seus concorrentes são excelentes oportunidades para aumentar os seus lucros.

Além disso, a retenção de clientes é mais barata para você do que montar estratégias para atrair novos pacientes. Porém, com boas soluções de marketing de relacionamento, em longo prazo, potenciais clientes serão atraídos aos seus serviços.

Ao longo do artigo, conhecemos o conceito de marketing de relacionamento, mostrando a relação dessa estratégia com a boa experiência do cliente. Como vimos, a relação positiva com o público é um dos pilares dessa ferramenta. Entendemos que um cliente satisfeito pode ser um grande aliado na divulgação dos seus serviços.

Ademais, também consideramos quais são algumas vantagens do marketing de relacionamento e a importância que essa estratégia tem quando aplicada corretamente. Dessa forma, ela pode ajudar na retenção dos seus clientes, já que eles estarão engajados positivamente com seus serviços.

Na sequência, listamos algumas maneiras de usar o marketing de relacionamento em clínicas e consultórios. Então, nós estendemos sobre a importância da exclusividade para o cliente e como o atendimento e a comunicação de qualidade são essenciais para o bom relacionamento com seu público.

Por fim, mostramos como utilizar a internet e as redes sociais em suas estratégias de relacionamento com o cliente. Afinal, você pode oferecer muito mais que seus serviços na clínica, ou seja, além de ofertar um bom atendimento, enviar conteúdos e interagir nas redes sociais é uma forma de fidelizar seus clientes.

Esperamos que este conteúdo ajude você a colocar em prática boas estratégias de marketing de relacionamento em sua clínica ou consultório.

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