Por que você deve iniciar uma pesquisa de satisfação com seus clientes?

Sua clínica vem crescendo cada vez mais e o número de pacientes caminha no mesmo ritmo? Isso é um ótimo sinal!

Apesar desse cenário otimista que você vive, é muito importante prestar atenção no atendimento aos seus clientes. E uma das formas de se fazer isso é realizando uma pesquisa de satisfação para conferir o nível de contentamento dos pacientes.

Esse tipo de prática é excelente se você quer identificar os pontos fortes e fracos do atendimento de sua clínica e, ainda, pensar em ideias que possam dar maior visibilidade ao local. Muito mais do que isso, a pesquisa ajudará você em outros processos que, antes, eram feitos sem direcionamento ou estratégia.

Mas os benefícios de se realizar uma pesquisa de satisfação com os pacientes não param por aí, viu? Continue a leitura e confira por que você deve implantá-la!

Para identificar o que deve ser melhorado

Às vezes, você pensa que vai tudo bem com a sua clínica, não é mesmo? Mas se esquece de que, com o passar do tempo, é natural que sejam feitos ajustes visando à melhoria no atendimento. Exemplos disso são as novas tecnologias.

Antes, os processos eram todos feitos de forma manual, como a procura por prontuários e agenda dos pacientes. Mas isso já é bem diferente hoje, pois existem inúmeras soluções que automatizam esse tipo de trabalho e, ainda, potencializam a rapidez no atendimento.

Então, com uma boa pesquisa de satisfação, você consegue identificar pontos como esse que precisam de atenção extra. E os pacientes são ótimos aliados para que você perceba essa necessidade.

O ideal é elaborar uma pesquisa completa, que tenha tópicos como: “o que você acredita que pode ser melhorado?”, “o que é um bom atendimento para você?” e “você confiaria em uma clínica que tem prontuários online?”. Você verá que as respostas serão esclarecedoras e, com certeza, o nortearão na identificação do que deve ser melhorado.

Para fidelizar os pacientes

Outro ponto extremamente positivo de se fazer uma pesquisa de satisfação com os seus pacientes é que as chances de fidelização serão ampliadas. Isso porque será possível entender, de fato, como as pessoas que frequentam a sua clínica esperam ser atendidas — tanto por você quanto pela equipe de profissionais que fazem parte do quadro de funcionários.

Além disso, vale frisar que um paciente que percebe que está sendo bem cuidado e acompanhado provavelmente se sentirá satisfeito com a visita ao seu consultório. Indo além, ele criará um vínculo muito importante com o trabalho que você realiza, pois passará a enxergar sua clínica com maior credibilidade e segurança.

O resultado disso é um cliente fidelizado, que indicará, ainda, seu estabelecimento para amigos e familiares. Dessa forma, haverá um aumento das possibilidades de ganhar mais clientes e ampliar o retorno positivo, tanto no lado profissional quanto no financeiro!

Para ter processos otimizados

Imagine a seguinte situação: os pacientes chegam à sua clínica e esperam vários minutos até serem atendidos. Isso é causado, principalmente, porque o sistema de arquivamento de prontuários e da agenda de consultas ainda está todo em papel, dependendo fortemente de um funcionário organizado e atencioso ao extremo.

O que esse cenário causa no cliente? Uma péssima imagem de sua clínica! E é fácil entender os motivos: a tecnologia está aí e deve ser usada da melhor forma, ainda mais se você trabalha com prontuários de centenas de pessoas que passam pelo seu consultório.

Não adianta ter vários clientes, mas não investir na melhoria dos processos para atendê-los. É necessário otimizá-los! Mais uma vez, é uma boa pesquisa de satisfação que poderá ajudá-lo a perceber falhas graves como essa.

Lembre-se de que, na maioria das vezes, você fica dentro da sua sala e não está presente no momento em que começam a chegar pessoas para serem atendidas. Então, é normal que o médico não note como esse momento se desenrola.

A pesquisa vem para apontar onde você precisa investir, bem como quais são os pontos mais fortes de seu trabalho. Aliás, quando falamos dos pontos positivos, é válido que você os use em favor de sua clínica, afinal já são bons motivos para o cliente voltar — e são lembrados por ele quando uma consulta se aproxima, por exemplo.

Para melhorar a imagem de sua clínica

Qual profissional não gosta de ter uma imagem positiva perante seus clientes? Com os médicos, isso é ainda mais evidente, pois eles cuidam da saúde de pessoas. E nada melhor do que ter uma clínica reconhecida por qualidades como: excelência dos serviços prestados, organização, credibilidade, segurança e atendimento impecável.

Por isso, focar em quesitos como esses fará toda a diferença na hora de deixar a sua marca no mercado e, até mesmo, perante a concorrência — que é cada vez maior, não é mesmo? Se você trabalha em grandes centros urbanos, por exemplo, isso é ainda mais forte, sendo essencial que a imagem da clínica seja a melhor possível!

Por meio da pesquisa de satisfação, seus pacientes também percebem que você quer ouvir a opinião deles e saber como se sentem em sua clínica. E o mais importante: esse levantamento mostra a real imagem que têm do seu trabalho. Ou seja, a pesquisa ainda vai ajudá-lo a desenvolver uma reputação sem igual na cidade em que atua e até mesmo no país como um todo!

Uma boa forma de divulgar que se está fazendo uma pesquisa de satisfação é por meio das redes sociais, sabia? Muitas vezes, o paciente pode começar por ali mesmo a responder o questionário, que deve ser simples, de fácil leitura e bem objetivo.

Fatores como esses mostram e reforçam que é preciso realizar uma pesquisa de satisfação sempre que possível. A dica é fazer isso pelo menos duas vezes por ano (ou quando forem percebidas algumas situações desagradáveis durante o expediente de sua clínica). Só assim você poderá se guiar sempre para os melhores resultados do seu trabalho!

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