Padrão de qualidade em atendimento: uma consultoria ajuda a melhorar?

A sua clínica tem qualidade no atendimento? Essa é uma pergunta importante que você deve se fazer sempre que estiver planejando alguma melhoria para o seu negócio. Afinal, é preciso que os clientes sejam bem atendidos para que voltem em outras ocasiões, bem como indiquem o estabelecimento quando familiares e amigos necessitarem de cuidados médicos.

Dentro desse contexto, contratar uma consultoria na gestão de clínicas pode ser uma excelente alternativa para aperfeiçoar o atendimento e garantir clientes sempre muito satisfeitos.

Continue lendo este artigo para entender mais sobre o assunto. Elencamos uma série de benefícios que você terá ao contratar uma consultoria para ajudar a elevar a qualidade no atendimento. Acompanhe!

Auxílio em questões administrativas

As faculdades de medicina pecam em não contar com disciplinas sobre administração em sua grade curricular. A consequência disso é que os médicos acabam tendo pouco preparo e conhecimento em empreendedorismo quando precisam tocar os seus próprios negócios.

Por isso, é importante que você conte com uma consultoria em gestão hospitalar, formada por profissionais preparados e com expertise na área de administração. Ela vai ajudar em questões mais burocráticas, mas que são fundamentais para o bom atendimento ao cliente.

Uma consultoria pode ajudar a realizar uma gama de serviços administrativos em uma clínica ou hospital. Por exemplo: otimizar as formas de atendimento e agendamento de consultas e exames; negociar com planos de saúde; adotar medidas para diminuir as glosas, entre outras ações.

Preparação para enfrentar a competitividade

Você precisa entender que o mercado da saúde é tão competitivo como outro qualquer. Além disso, o relacionamento com as pessoas ainda ocorre de maneira muito emocional, uma vez que, quando diagnosticada com uma doença, os indivíduos podem se sentir mais sensíveis e carentes de atenção.

Dessa maneira, é preciso investir em medidas que tornem o atendimento da sua clínica humanizado. Assim, a pessoa é muito bem tratada, desde quando chega ao estabelecimento e é abordado por um recepcionista, até a realização de uma cirurgia ou procedimento médico.

Isso se justifica pelo fato de que, se o seu concorrente oferecer qualquer benefício que você não tenha ou até mesmo ser mais organizado e passar mais confiança para o cliente, este certamente trocará a sua clínica por outra. Por isso, ter uma consultoria é importante para identificar e corrigir possíveis gargalos.

Dedicação às questões relacionadas à saúde

Tendo uma consultoria especializada em administração de clínicas, você precisará dedicar menos tempo do seu dia para questões burocráticas, pois tudo estará organizado e nas mãos de pessoas que realmente entendem do assunto.

Essa espécie de terceirização das atividades é muito importante, uma vez que você poderá ser útil onde realmente faz falta e tem capacidade de atuação, como no consultório médico e nas salas de cirurgia.

Você poderá se dedicar muito mais às suas atividades, estudando detalhadamente cada caso, acompanhando tendências da área médica e que podem ser implantadas no seu processo de trabalho etc.. Isso tudo contribuirá muito para melhorar efetivamente a qualidade no atendimento.

Auxílio em treinamentos da equipe

Outro papel importante de uma consultoria é ajudar na elaboração de treinamentos dos colaboradores da clínica. Tais treinamentos são extremamente relevantes, pois orientarão os funcionários sobre os padrões de atendimento que se pretende adotar na clínica.

Desse modo, todos os funcionários (recepcionistas, secretários, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos) devem receber orientações sobre o atendimento humanizado e sobre boas práticas que devem ser adotadas na clínica para que os clientes se sintam acolhidos.

É importante destacar nos treinamentos o papel de cada um dos profissionais que compõem o quadro da clínica. Deve-se despertar um espírito colaborativo em que a clínica possa ser vista metaforicamente como uma máquina, em que cada funcionário cumpre com um papel para o funcionamento do todo.

Elaboração do planejamento estratégico

Antes de tudo, uma clínica médica é uma empresa e, como tal, precisa ter um planejamento estratégico para nortear as ações que precisam ser praticadas. Sendo assim, uma consultoria em administração também pode ajudar na elaboração desse importante documento, que fará a diferença para a sua clínica.

Esse tipo de planejamento precisa seguir uma metodologia sólida e que seja fácil de ser visualizada por todos. Um dos métodos mais utilizados é a análise SWOT, que faz um amplo estudo dos cenários internos da clínica e também dos externos, como a política e a economia da localidade em que ela está inserida.

Vale destacar que o planejamento estratégico é muito mais eficiente quando é participativo, ou seja, quando todas as pessoas que fazem parte da clínica podem opinar e sugerir ações que podem ser realizadas. Uma secretária, por exemplo, tem muito mais propriedade em falar sobre problemas no agendamento de consultas do que o proprietário ou gestor da clínica.

Tendo uma consultoria, você poderá contar com a supervisão de profissionais gabaritados e que sabem fazer um planejamento estratégico embasado na visão ampla de uma clínica.

Elaboração de pesquisas de satisfação

Para garantir qualidade no atendimento em uma clínica e quantificar numericamente o índice de satisfação dos clientes, a escolha ideal é fazer uma pesquisa. Para isso, a empresa de consultoria pode ajudá-lo a desenvolver um questionário em que seja possível avaliar a infraestrutura, atenção dada pelos colaboradores, procedimentos realizados, entre outros aspectos.

Um ponto que vale a pena frisar é que essa pesquisa deve ser aplicada após a pessoa ter alta da clínica ou quando terminar de realizar um procedimento, podendo ser respondida no ato, em papel, ou então por e-mail, para ser enviada posteriormente.

Pode acontecer de algum cliente fazer críticas negativas à clínica. Nesse caso, o correto a se fazer é contatá-lo para entender melhor o que aconteceu e propor uma solução para o problema ocorrido.

Viu só como é importante contar com o apoio de uma consultoria para garantir a qualidade no atendimento da sua clínica? Portanto, escolha uma empresa de consultoria de confiança para firmar uma parceria sólida e duradoura.

Quer saber como? Então entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas. Nós da Health Solution sabemos exatamente como ajudar você!