Entenda aonde você precisa investir para ter mais retorno financeiro para o seu consultório

Todas as empresas chegam a um ponto de estabilidade e você começa a se perguntar se está na hora de investir ou expandir. No entanto, existem alguns itens obrigatórios que repercutem diretamente no retorno dos seus lucros. Nós separamos esses principais para você conferir.

1  – Capacitação dos funcionários

Richard Branson, um empresário britânico e investidor de diversos ramos como biocombustíveis, vestuário e viagens espaciais, além de possuir uma fortuna avaliada em 4,9 bilhões de dólares tem uma visão até revolucionária sobre o papel dos funcionários.

Para Richard, os empregados estão em primeiro lugar.  Em suas palavras numa entrevista para a revista Inc:

“se a pessoa que trabalha na sua empresa está 100% orgulhosa do trabalho que está fazendo, se você dá a eles as ferramentas para fazer um bom trabalho, eles estão orgulhosos da marca, se eles foram bem cuidados, se eles são bem tratados, então eles vão estar sorrindo, eles vão ser felizes e, portanto, o cliente terá um boa experiência. Se a pessoa que está trabalhando para a sua empresa não recebe as ferramentas certas, não é cuidada, não é apreciada, não fará as coisas com um sorriso e, portanto, o cliente será tratado de uma forma que quero voltar para mais.”

A visão de Richard vem sendo muito aplicada por diversas empresas, principalmente as de tecnologia e as startups.

Por isso tem se tornado comum que grandes empresas invistam na felicidade de seus funcionários para que ela seja refletida no atendimento ao cliente.

Por outro lado, essas empresas também precisam manter seus funcionários capacitados e aptos a executarem o melhor serviço.

Então nós estamos falando de investimento em duas situações diferentes:

Investimento no bem-estar e investimento na capacitação  

Além de capacitar em suas áreas, trabalhe o atendimento ao cliente para que sua estratégia seja realmente aproveitada.

Já falamos antes sobre a importância do bom atendimento.

2  – Marketing digital

A área da saúde está cada vez mais concorrida, assim como o comportamento do consumidor está muito diferente do que era há 5 anos atrás.

Segundo o LinkedIn, cerca de 92% dos clientes demoram mais tempo pesquisando do que estando em uma loja física e 95% pesquisam online antes de ir até a loja.

Por isso, investir na sua identidade digital é de extrema importância, afinal, você precisa estar onde seus pacientes estão.

Como também precisa aprender a utilizar o marketing para atrair mais pacientes.

Existem diversas estratégias dentro do marketing digital que podem ser utilizadas para que isso aconteça.

Aqui nós falamos um pouco mais sobre inbound marketing, que trata de diversas técnicas que ajudam a atrair mais pacientes e consequentemente você terá mais lucro.

3. Tecnologias

Quando falamos em tecnologia, abordamos diversas áreas e soluções, afinal, a tecnologia está presente em todos os processos de empresas de todos os ramos e não seria diferente na área da saúde.

Imagine que um novo sistema de software pode auxiliar nas marcações da agenda, envio de mensagens para os seus pacientes para que não faltem a consulta, além de poder auxiliar seus prontuários para que você fique por dentro de todo o histórico do paciente sempre que ele voltar para um check-up.

Outro detalhe em que a tecnologia é importante é nos equipamentos e máquinas que você utiliza.

Dependendo da sua especialidade isso ajuda até a melhorar sua autoridade com os pacientes e o mercado em geral.

Outro tipo de uso da tecnologia para tornar a vida mais cômoda é a prática de laudos online. Assim, é possível facilitar a vida do médico e sua equipe e até do paciente, que dependendo do exame, pode acessar seu exame do seu computador ou smartphone.

4. Ofertar novos procedimentos e especialidades

Você já pensou em expandir o seu negócio? Muitas vezes você precisa fazer novos investimentos para que num futuro próximo você possa ter mais lucros.

Uma boa opção para isso é incluir mais procedimentos na sua lista de atendimento, buscar novas especializações e novos produtos para oferecer.

Talvez convidar profissionais que complementam o serviço que você desempenha seja uma boa opção.

Vemos muito isso em algumas clínicas, por exemplo, os hospitais e clínicas especializados em um sistema específico.

Com certeza você já viu clínicas que tratam de todo o aparelho digestivo, ou ortopédicos que oferecem serviços de fisioterapia ou até urologia que trazem os profissionais urologistas, nefrologistas, nutrição e endocrinologia para agregar e tratar o problema de cálculo renal do paciente do início ao fim.

Um outro bom exemplo disso são as clínicas odontológicas que sempre possuem diversos profissionais de especialidades diferentes trabalhando em conjunto.

Sempre buscando investir em locais onde o paciente poderá ter acesso a várias especialidades, conseguindo resolver o problema dele em um único lugar.

Nesses casos os pacientes economizam tempo no acesso aos serviços, e você pode também oferecer pacotes para que o consumo das várias especialidades oferecidas esteja em um só lugar.

5. Conforto dos pacientes/ Infraestrutura

Por mais que você não ache tão relevante, o conforto que os pacientes sentem enquanto esperam pela consulta ou quando entram em seu consultório farão diferença na hora da avaliação do seu atendimento.

Por isso, invista pesado na infraestrutura do seu consultório. Aposte no conforto dos pacientes, afinal, algumas vezes ele pode precisar esperar mais do que estava previsto.

Então, lembre-se de cadeiras confortáveis na recepção, algo que possa distraí-los como uma TV com uma programação que faça parte da rotina deles e no visual da sua clínica.

Mas lembre-se, que uma excelente estrutura sem um ótimo serviço é a mesma que não entregar um produto qualidade para o seu paciente. Tudo precisa estar em sinergia.

Agora que você já sabe em que áreas investir para aumentar ainda mais os seus lucros, conte com a Health Solution para colocar seus planos em prática. Aqui nós temos treinamento especializado para a sua secretaria e ensinamos tudo que você precisa saber sobre as estratégias de marketing, como também prestamos consultoria sobre a administração do seu consultório.