O papel do marketing no processo de fidelizar clientes

Muitos profissionais da saúde desconhecem que o marketing pode ser uma ótima maneira de atrair e fidelizar pacientes para seus consultórios médicos e clínicas. A verdade é que, se bem utilizadas, as estratégias de marketing podem ser grandes aliadas na hora de proporcionar o melhor atendimento.

Ao contrário do que muita gente pensa, seu uso em consultórios não é anti-ético. Muito pelo contrário. Aprender estratégias para oferecer ao seu paciente o melhor serviço não se trata apenas de conquistar uma maior clientela, mas também de garantir a ela o tratamento ideal e ainda ter a possibilidade de melhorar seu próprio trabalho.

Sempre interessados em oferecer as melhores soluções para sua clínica, já apresentamos anteriormente 5 dicas para fidelizar pacientes. Nesse post vamos focar principalmente em como você pode usar o marketing para estabelecer o melhor relacionamento com os clientes. Acompanhe nos próximos tópicos:

Invista em marketing de conteúdo

Para começar, uma ótima maneira de fidelizar pacientes e também de atrair novos é investir em marketing de conteúdo. Em um cenário em que cada vez mais pessoas recorrem à internet em busca de informações de saúde, manter um blog atualizado e com conteúdo de qualidade e confiança é uma ótima estratégia.

Com informações bem trabalhadas e linguagem acessível ao público, seus pacientes saberão sempre onde encontrar uma referência confiável, mesmo fora do consultório, além de saberem o momento certo de procurarem seus serviços novamente.

Além disso, é fundamental um bom trabalho com as ferramentas de SEO. É por meio delas que seu blog vai conquistar as melhores posições nos rankings dos sites de busca. Imagine que um possível cliente está procurando por enxaqueca no Google, e o link para um texto do seu blog aparece nos primeiros itens da pesquisa.

Se já for seu cliente, sem dúvidas isso criará nele uma ótima impressão e pode levá-lo mais uma vez ao seu consultório. Caso não seja, isso pode atraí-lo para que venha a conhecer. Mas para isso, é importante manter um blog sempre atualizado, com conteúdo de qualidade e interface amigável.

Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais são ferramentas que muitos profissionais das mais diversas áreas já estão aproveitando para estabelecer um relacionamento com seus clientes ou possíveis clientes. De fato, se usadas corretamente, são uma excelente estratégia. No entanto, é preciso utilizar com cautela.

A melhor maneira de fazer isso é conhecer o perfil dos seus clientes. Assim, será possível identificar qual o melhor canal para se fazer presente digitalmente e, com a ajuda de profissionais capacitados, transformá-lo em uma verdadeira plataforma de relacionamento.

De nada adianta estar presente na rede social da moda, por exemplo, se o perfil de cliente que você atende não a utiliza, ou se ela não oferece mecanismos que lhe permitam mostrar seu trabalho, ouvir seu público, tirar dúvidas, entre outras coisas fundamentais para estabelecer uma boa relação.

Dessa forma, será possível obter feedback e melhorar o atendimento, mantê-los informados sobre o consultório, divulgar ações e ainda compartilhar os conteúdos relevantes que ajudarão a consolidar a imagem de credibilidade.

Utilize o e-mail marketing

O e-mail marketing pode ser uma ótima maneira de estabelecer uma correspondência frequente com seus pacientes. Através dele, você pode compartilhar as novidades e informes sobre seu consultório, novos serviços oferecidos, atualizações de conteúdos relevantes no blog, entre outras coisas.

Porém, mais uma vez, para utilizar essa ferramenta, é necessário conhecer bem seu público. Do contrário, o que poderia ser uma ótima maneira de fidelizar pacientes, pode afugentá-los.

Para que isso não aconteça é necessário atentar para a periodicidade e a pertinência do que está sendo falado. É importantíssimo que seus pacientes percebam dedicação e cuidado do seu consultório na hora de elaborar os e-mails, senão podem simplesmente tratá-los como spam – e não é isso que queremos.

O objetivo do e-mail marketing é, mais uma vez, marcar presença no dia a dia do cliente, de forma que ele saberá que quando precisar, você e sua equipe estarão à disposição para atendê-lo.

Monitore as opiniões dos clientes em outros canais

Muitos clientes, principalmente quando desejam reclamar de um serviço ou produto, não se dirigem diretamente a quem os proporcionou. As razões podem ser várias, desde uma experiência ruim com queixas anteriores ou até mesmo a visibilidade que os outros canais podem conferir à reclamação, agilizando uma possível solução.

Por isso, monitorar as opiniões que os pacientes emitem em outros canais – seja menções ou comentários em redes sociais ou outros sites – é fundamental para melhorar o atendimento e tornar seus clientes fiéis. Eles precisam sentir que suas críticas não só são acolhidas, como são importantes para sua clínica.

O monitoramento bem feito, com respostas adequadas e resultados reais para as reclamações vai fazer com que seus pacientes sintam-se mais à vontade para trazer suas queixas diretamente a você e, ao perceber que são ouvidos, vão retornar a procurar seus serviços.

Nesse sentido, também é interessante manter no próprio consultório um mecanismo para que eles emitam suas opiniões.

Invista na experiência do paciente

Por fim, trazemos essa dica que é uma máxima que deve ser levada em conta por todos aqueles que desejam conquistar clientes fiéis em qualquer área de negócio. Não seria diferente ao fidelizar pacientes!

Cada vez mais as marcas investem em proporcionar uma experiência a seus clientes, para que eles associem sua imagem a sensações, emoções e, assim, acabem retornando. E mais: eles podem espalhar para a rede de amigos seus benefícios.

Em um consultório médico, você pode utilizar do mesmo princípio. Todas as dicas anteriores, cada uma a seu modo, mostram formas de marcar a presença no cotidiano dos pacientes, certo? Criar essa sensação de disponibilidade e de acompanhamento, é extremamente interessante nesse tipo de serviço.

Muitas vezes, quando procuramos por um serviço médico, estamos fragilizados fisicamente e emocionalmente. Ter a sensação de que existe um profissional ou uma equipe sempre disponível para lhe ajudar a cuidar da saúde é algo muito reconfortante. Ainda mais se for uma equipe que demonstre conhecimento profundo sobre o assunto e humanidade ao mesmo tempo.

Causar uma impressão dessas pode ser a chave para fidelizar seus pacientes. Para isso, todos os momentos do atendimento e do contato com ele precisam ser pensados, feitos com cuidado e precisam estar de acordo um com outro. Não adianta nada ter uma presença excelente na internet, por exemplo, e deixar a desejar no atendimento pessoal.

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