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Médico Online – Por que a consulta pelo WhatsApp não funciona (e o que fazer a respeito)

Osvaldo Rodrigues 9 de maio de 2017 4 comentários Atendimento Perfeito, Produtividade

Muita coisa mudou com o surgimento dos aplicativos de mensagem instantânea como o Whatsapp. Hoje, é possível fazer basicamente tudo por meio desse aplicativo. Pedir pizza, falar com o gerente do seu banco e, e você bem sabe que existem muitos colegas seus de profissão que se tornam quase um “médico online). Isso os incomoda,  mas ainda assim realizam consultas pelo Whatsapp.

Apesar do aplicativo facilitar e muito o dia a dia, algumas coisas devem permanecer como sempre foram, como é o caso das consultas com os profissionais de saúde.

Imagine só você se consultar com sua ginecologista por Whatsapp…

As pessoas hoje estão confundindo muito essa relação digital com a presencial (doutor-paciente. Existe uma grande falta de noção, pois apesar de ser  seu paciente há muito tempo, receber fotos sobre a enfermidade do seu paciente pelo Whatsapp passa do limite do profissionalismo, pois você não consegue dar um laudo preciso sobre qualquer caso sem analisar ao vivo.

É por isso que algumas coisas, como consultas olho no olho, devem ser mantidas como sempre foram.

Médico Online – Consulta pelo Whatsapp

Sabemos que por ter um dia a dia corrido muita gente acaba recorrendo a uma consulta pelo Whatsapp, mas isso não pode se tornar um hábito. Como disse acima, coisas assim podem ultrapassar o seu nível de intimidade e privacidade entre você e seu paciente.

Imagina receber mensagens no meio madrugada com alguma dúvida? Não é legal, sem contar que como profissional da saúde, você naturamente tem uma rotina puxada, e após sair do trabalho precisa de algumas horas de descanso. Olhar o celular ‘’rapidinho’’ para resolver um assunto com pacientes ainda sim é trabalho.

Outro ponto é que essa consulta pelo Whatsapp não funciona porque para fazer um diagnóstico completo você precisa estar cara a cara com o paciente, sem contar os exames que precisarão ser feitos e todos os encaminhamentos deverão ser passados presencialmente.

Há coisas que só podem ser resolvidas pessoalmente e esse é o caso das consultas com os profissionais na área da saúde.

Tudo tem um limite

Por outro lado, o paciente pode ficar à vontade – se você permitir – em tirar algumas dúvidas pontuais, como a medicação que foi prescrita na consulta ou algo parecido. Claro que tirar dúvidas simples, não tem problema algum, mas de qualquer forma não exagere. É preciso impor um limite a seus pacientes quanto a essa troca de mensagens.

Você pode conversar com ele na própria consulta ou colocar algum tipo de aviso na recepção do seu consultório. Deixe ele ciente que a consulta pelo Whatsapp é em apenas alguns casos, você não é um app “médico online”, e que existe um horário para essa troca de mensagem. Ou até mesmo coloque no status do seu whatsapp a seguinte mensagem: “consulta somente no consultório”.

E para acostumar melhor os seus pacientes, por exemplo, nada de responder mensagens depois do seu horário comercial. Se for algo mais grave, aconselhe seu paciente a ligar. Dessa forma, você fica ciente do problema assim que ele acontecer e também consegue avaliar o grau do problema pela voz do paciente.

Pelo telefone, as instruções tendem a ser mais completas e precisas.

Por mais que aplicativos como esse facilitem o dia a dia é preciso impor um limite, caso o contrário, o paciente se sentirá a vontade de tirar dúvidas de madrugada, nos feriados e finais de semana.

Isso, além de passar do limite da relação doutor- paciente, também é uma situação onde o paciente acaba invadindo a sua intimidade.

O Whatsapp facilita sim a vida de pacientes e profissionais da saúde, mas ele não pode jamais ser o substituto de uma consulta física.

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Leitura focada

Sobre Osvaldo Rodrigues

Fundador e CEO Health Solution, e Consultor de Performance. Estou aqui para compartilhar conhecimento e experiências vividas durante todo o tempo de carreira em consultorias especializadas realizadas para profissionais da área da saúde, clínicas, consultórios e hospitais.

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