Health Coaching: veja 9 benefícios para sua carreira

A área de saúde tem uma rotina pesada. Em especial os médicos, que precisam estar preparados psicológica e tecnicamente todos os dias para prestar serviço com o padrão de qualidade que os clientes esperam. É aí que entra o coaching para médicos, mais conhecido como Health Coaching.

O coach profissional atua no desenvolvimento do coachee (aquele que recebe o atendimento). É um trabalho que consiste no uso de metodologias, ferramentas e técnicas validadas cientificamente, em uma consultoria pessoal. Os objetivos são o aprimoramento e o desenvolvimento de habilidades para preparar o profissional de saúde para os desafios cotidianos.

Conheça mais sobre esse trabalho e saiba como ele pode auxiliá-lo para encarar as adversidades do dia a dia com excelência! Boa leitura!

Quais são os benefícios do Health Coaching?

O coach mergulha na realidade do coachee para oferecer tratamento personalizado e com foco em suas principais dificuldades diárias. Isso porque ele entende o indivíduo e o ajuda a lidar com suas limitações pessoais.

Ao fim do processo, o cliente se torna melhor  tanto pessoal quanto profissionalmente. Por isso, esse tipo de consultoria é procurado por médicos, dentistas, fisioterapeutas, em diversas fases de formação: de estudantes até aqueles que já atuam no mercado.

O momento certo para contratar um coach varia de acordo com a necessidade: alguns o procuram para evitar o caos e outros, para sair dele. Veja, a seguir, alguns dos benefícios de ter o apoio de um coach!

1. Encorajamento nos atendimentos

O coach encoraja você a lidar com as adversidades. Com pensamento positivo, visão de futuro e boas perspectivas, dar um diagnóstico, por mais crítico que seja, passa a ser uma tarefa comum. Logo, o profissional da saúde fica mais apto a encorajar os clientes a seguirem seguros em seu tratamento.

2. Aprimoramento das inteligências emocional e social

Por mais que faça um bom trabalho técnico, você como profissional de saúde precisa aprimorar suas habilidades emocionais e sociais. Alguns profissionais têm dificuldade para esquecer os casos dos clientes ou podem perder o apetite ao lembrar de um diagnóstico negativo.

Tudo isso tende a ser amenizado (ou até eliminado) com o auxílio da inteligência emocional. Além disso, ela ajuda, também, a transmitir mais positividade aos clientes. E isso é essencial para o sucesso de qualquer tratamento de saúde.

Paralelamente, a inteligência social permite que se melhorem os relacionamentos interpessoais tanto com clientes quanto com pessoas próximas. Além disso, isso te ajuda a diferenciar clientes de familiares ou amigos.

3. Efetivação da harmonia cotidiana

O health coaching proporciona a harmonia que dá leveza ao dia a dia: na organização dos atendimentos, dos horários, dos documentos e das demais tarefas cotidianas. Tudo isso traz mais harmonia, em conjunto com a preparação emocional para lidar com as adversidades diárias.

4. Diminuição do estresse diário

Com o cotidiano harmonizado, a redução do estresse diário é consequência natural. Afinal, menos nervosismo e mais preparo social e emocional contribuem definitivamente para a redução dos conflitos internos que causam o estresse. O coach ajuda o profissional da saúde a se livrar de vários problemas causados por uma mente despreparada e desorganizada.

5. Estimula o autoconhecimento

O autoconhecimento é estimulado pelo coach e traz resultados que vão ao encontro das expectativas do coachee. Como as motivações interiores e os anseios variam muito entre os indivíduos, esse exercício é muito importante.

6. Desenvolve a liderança

Em geral, é o profissional de saúde quem faz a gestão da clínica, do consultório e até mesmo do setor em que trabalha em um hospital. Isso requer bastante jogo de cintura para manter o clima de satisfação dos funcionários (recepcionistas, administradores, técnicos, enfermeiros e outros) enquanto exige organização, produtividade e bom atendimento.

E tudo isso precisa ser feito sem que o padrão de qualidade nas consultas mude. Nesse cenário, o coach contribui com metodologias especiais, que se encaixam na rotina do médico e no perfil do estabelecimento onde ele atua. São essas técnicas que permitem desenvolver seu potencial de liderança.

7. Melhora a gestão do tempo

O tempo que é consumido diariamente com as consultas e a administração burocrática deve ser dividido de forma inteligente. Ademais, o tempo que sobra para o aspecto pessoal precisa ser suficiente para que se tenha qualidade de vida e, ao mesmo tempo, mantenha boa produtividade no trabalho. Por isso, o health coaching é tão necessário.

Com técnicas eficazes, o coach ajuda o profissional da saúde a alcançar o equilíbrio. Assim, ele tem mais condições de fazer a gestão da agenda de atendimentos, das rotinas burocráticas, dos compromissos sociais e dos momentos de lazer com mais eficiência.

8. Aprimora a gestão de conflitos

Com uma jornada extensa, é difícil que não haja conflitos cotidianos. O coach ajuda o profissional de saúde a interpretá-los sempre com positividade e técnica para evitá-los ou, quando não for possível, contorná-los.

Um bom exemplo é a recorrente negligência em relacionamentos pessoais em razão do trabalho em excesso. Outra possibilidade é a dificuldade de conseguir optar por uma especialização ou aceitar que não é o momento de fazê-la. E não para por aí, há muitos outros.

São conflitos comuns que podem levar ao caos cotidiano, quando não são bem administrados. O coach, então, contribui na gestão de processos para evitá-los e, em caso extremo, nos meios de solucionar os que surgirem.

9. Refina as tomadas de decisão

O health coaching é uma atividade que auxilia significativamente no aprimoramento do senso crítico para que as tomadas de decisão sejam mais precisas. Até porque, para vencer desafios, é necessário saber tomar a decisão correta no momento adequado.

Qual é a importância do coaching para a sua carreira?

Primeiramente, é uma excelente oportunidade de ser apresentado a um profissional capaz de compartilhar as melhores práticas e metodologias de desenvolvimento pessoal e profissional. Isso colabora muito para a evolução da carreira.

Além disso, é uma maneira de conhecer as próprias habilidades pessoais e usá-las pelo bem profissional. Com o coaching, você não somente toma ciência dos próprios dons, mas os desenvolve. É um trabalho único e personalizado, que não é tratado com a devida importância nas faculdades.

Acha que um health coaching pode ajudá-lo a minimizar o sufoco do dia a dia e, ainda, torná-lo um profissional da saúde melhor? Então, entre em contato conosco! Queremos contribuir para o seu sucesso!