Gestão de pessoas na saúde: quais os desafios e como superá-los?

Antes de cuidar de clientes, os gestores de empresas de saúde devem cuidar dos profissionais que estão inseridos em sua clínica ou consultório. É claro que quando a equipe está satisfeita com a empresa e se sente valorizada, o crescimento do negócio torna-se mais visível.

No entanto, há alguns desafios que podem surgir ao fazer a gestão de pessoas na saúde. Pensando nisso, montamos algumas dicas para você implantar um modelo de gestão de pessoas mais eficiente e humanizado. Continue a leitura!

Ofereça treinamento

Todo profissional tem competência para aprimorar ainda mais suas habilidades na área em que atua. Por isso, investir na qualificação das pessoas que trabalham com você é uma excelente forma de valorizá-los. O treinamento pode ocorrer por diversas ações, como palestras, cursos e workshops focados em profissionais de saúde.

Além disso, é interessante promover meios para que o profissional aprimore seu conhecimento. Para que isso seja possível, alguns estabelecimentos de saúde fecham convênios com instituições de educação, garantindo um desconto e facilitando o ingresso em cursos e especializações na área.

Por meio de investimento na qualificação dos funcionários, você terá uma equipe mais preparada e equipada para executar de forma eficiente os serviços em sua clínica. Outro aspecto que trará melhorias por meio de treinamentos é a satisfação dos profissionais, que se sentirão mais motivados e valorizados diante de uma gestão de pessoas competente.

Tenha uma gestão humanizada

Uma gestão humanizada visa se aproximar cada vez mais do funcionário, buscando soluções para a plena satisfação dos profissionais com o ambiente de trabalho. Em uma clínica, é essencial que gestores e demais funcionários mantenham uma relação harmoniosa. Afinal, os profissionais da saúde precisam cooperar entre si para que consigam, por fim, promover o bem-estar de clientes que comparecerão à clínica.

Por outro lado, caso os gestores optem por uma gestão com pouca cooperação e com foco apenas na parte burocrática do local, a insatisfação dos funcionários refletirá também na forma como é realizado o atendimento e nas atividades operacionais.

Para garantir uma gestão humanizada incentive seus funcionários, elogie quando for oportuno e saiba ouvir as necessidades de cada um. Outra dica fundamental: trate todos os profissionais com respeito e gentileza. De nada adianta ter uma gestão eficiente quando o assunto é burocracia, mas falhar na forma como atende os funcionários.

Por isso, é indispensável construir um ambiente de trabalho agradável e humanizado para atingir os melhores resultados em sua clínica.

Otimize o tempo e simplifique processos

Otimizar processos que demorariam muito tempo para serem finalizados torna o dia a dia da clínica mais ágil e harmonioso. E quando o assunto é ganhar tempo, a tecnologia é uma boa escolha. Por isso, invista em softwares de gestão que melhorem o desempenho do setor e que facilitem a rotina da clínica.

Além disso, ferramentas de comunicação interna são úteis para aumentar a eficiência no trabalho. Então, a equipe de gestão de pessoas deve se preocupar em estabelecer um equilíbrio entre procedimentos operacionais e atendimento humanizado para funcionários.

Com isso, todos os profissionais da clínica serão beneficiados, já que os processos que estão a cargo da gestão de pessoas serão aprimorados.

De modo contrário, uma clínica que opta por soluções mais lentas e burocráticas atrasa o desenvolvimento de outros processos e, consequentemente, do ambiente de trabalho.

Retenha talentos

Com um mercado cada vez mais acirrado e competitivo, a rotatividade de profissionais torna-se cada vez maior. Então, cabe a empresa reter talentos que agreguem valor na organização.

Na área de saúde, os profissionais que estão à frente da gestão de pessoas devem promover soluções para que os funcionários se sintam motivados a permanecerem como colaboradores da clínica. Para que isso aconteça, coloque em prática algumas ações importantes, como: incentivar os funcionários por meio de elogios e dar feedbacks construtivos.

Além disso, outras formas de incentivo são válidas, como: implantar critérios de meritocracia e premiações, de acordo com as habilidades empenhadas na função.

Crie um bom ambiente de trabalho

Todo e qualquer profissional avalia o ambiente em que está inserido, se é agradável para trabalhar ou não. Em uma clínica, os colaboradores precisam sentir que foram acolhidos e que estão em um local harmonioso.

Os profissionais de saúde, muitas vezes, se sentem estressados e não valorizados, já que trabalham diretamente com o bem-estar de outros. Os clientes estão vulneráveis devido a uma doença física ou mental e, com isso, alguns profissionais se sentem afetados pelo ambiente.

Por esse motivo, é ainda mais importante que você ofereça um ambiente equipado, com boa estrutura, móveis bem planejados  e utensílios adequados. Com planejamento será mais fácil garantir um bom ambiente de trabalho e assegurar que os profissionais tenham mais satisfação em sua função.

Estabeleça uma boa comunicação

A comunicação é a chave para a harmonia entre profissionais e equipe gestora. Não é raro encontrarmos casos em que falhas nesse assunto ocasionaram o desligamento de funcionários em uma empresa. Ao contrário, uma comunicação clara e eficiente melhora a gestão.

Todos os profissionais devem estar alinhados, mantendo um objetivo em comum: oferecer um atendimento de qualidade aos clientes da clínica. Para isso, o setor de gestão de pessoas desempenha um papel fundamental por expor de forma clara as informações relevantes e construir um ambiente interno mais comunicativo.

Outra forma é implantar formas de comunicação interna, por meio de softwares e novas tecnologias que ajudam nesse processo. Alguns exemplos que podem ser citados: intranet, prontuário eletrônico e mural de recados. Essas ferramentas facilitarão ainda mais a construção de um bom ambiente de trabalho.

A gestão de pessoas na saúde tem alguns desafios que devem ser avaliados, para então encontrar a solução adequada. Por meio de algumas ações, como estabelecer uma boa comunicação entre profissionais da clínica e equipe gestora e oferecer treinamentos, melhores resultados surgem.

Com uso de boas estratégias é possível vencer os desafios e ter uma gestão de profissionais eficiente na área da saúde. Agora que você já sabe como ter uma boa gestão de pessoas em sua clínica, que tal aprender sobre como endomarketing pode ajudar você?