Como o marketing digital da clínica pode melhorar o atendimento?

Como o marketing digital da clínica pode melhorar o atendimento?

Neste exato momento há uma quantidade incontável de pessoas pesquisando por serviços médicos na rede mundial de computadores, mas se o seu negócio não está na Internet, como elas chegarão até você? E se está, como você enfrenta a concorrência com outros profissionais e empresas? Uma forma de fortalecer sua presença nesse ambiente tão vasto e disputado é apostar no marketing digital da clínica.

Com ferramentas precisas e direcionadas para suprir a demanda de informação do seu público, o marketing digital tem potencial para ampliar a sua visibilidade e fidelizar clientes. Mas é preciso entender como funcionam esses recursos e fazer o melhor uso deles para não violar limites éticos ou gerar uma exposição negativa. Acompanhe o artigo que preparamos para te ajudar nessa tarefa!

O que é o marketing digital e por que ele é tão importante para os negócios?

O marketing digital conecta usuários da rede a empresa ou pessoa que desenvolvem conteúdos personalizados. O objetivo não é só atrair esse público, mas criar uma interação maior do que a que é gerada pelo marketing tradicional, que é mais abrangente.

Pense, por exemplo, em uma campanha publicitária veiculada em um jornal impresso. Qualquer pessoa terá acesso ao conteúdo, mas só uma parcela dos leitores faz parte do público-alvo. No marketing produzido para Internet, a proposta é restringir o alcance a quem, realmente, tem interesse nas soluções, informações, produtos e serviços que estão sendo divulgados. A precisão é maior.

A interação também é distinta. No caso dos meios tradicionais, a informação é transmitida sem que seja possível obter uma resposta imediata. Na Internet, quem recebe o conteúdo consegue agir no mesmo momento do acesso, podendo curtir, compartilhar, comentar ou acessar mais informações. Isso gera outra vantagem para o marketing digital: fica mais fácil apurar os resultados alcançados.

As vantagens do marketing digital são:

  • conteúdo personalizado e direcionado para o público-alvo;
  • resposta imediata;
  • aumento da interação com os internautas;
  • fácil mensuração de resultados;
  • criação de valor para a marca;
  • menor custo de investimento.

Quais são as principais estratégias de marketing digital?

Para desenvolver o marketing digital da clínica, é preciso ter objetivos bem definidos. Isso é fundamental para a escolha da estratégia a ser adotada.

As principais estratégias de marketing digital são:

  • SEO;
  • Inbound Marketing;
  • Marketing de Conteúdo.

1. SEO (Search Engine Optimization)

Otimização para mecanismos de busca (Search Engine Optimization — SEO) é um método usado para aumentar o tráfego orgânico em sites e blogs. Isso é obtido com o melhor rankeamento das publicações no Google. Estar no topo dos resultados aumenta a visibilidade do seu negócio e as chances de acesso espontâneo. Isso porque a maior parte das pessoas acessam apenas os conteúdos que aparecem na primeira página de resultados das buscas.

2. Inbound Marketing

O Inbound Marketing conjuga uma série de ferramentas — como SEO, Marketing de Conteúdo e estratégias de redes sociais — para orientar a trajetória do público-alvo. A primeira etapa desse processo é a atração, quando o internauta pesquisa sobre uma informação, produto ou serviço de que necessita. O objetivo é cativar essa pessoa até que se converta em um cliente, parceiro ou usuário frequente das informações ou serviços oferecidos.

3. Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é a estratégia baseada na criação de materiais personalizados com o objetivo de promover o engajamento do público-alvo. Para que o conteúdo gere o resultado esperado é necessário que seja relevante e elaborado de acordo com as estratégias definidas para o negócio.

Além de atrair e manter o interesse dos usuários, o marketing de conteúdo fortalece a autoridade da marca, empresa, entidade ou pessoa que está veiculando a informação e atende, ainda, a propósitos educativos.

Como fortalecer a presença digital de clínicas e hospitais?

Agora que você já conhece melhor o tema, veja quais como construir estratégias de marketing digital da clínica:

1. Crie um site atrativo para o seu público

O site precisa ser convidativo e transmitir confiança, assim, desde o primeiro acesso, o seu cliente sabe que pode voltar para buscar mais conteúdo sempre que precisar. Invista em uma página com design equilibrado e navegação facilitada, inclusive nos dispositivos móveis. Isso quer dizer que o site deve ser leve, rápido e apresentar informações bem distribuídas entre menus e submenus.

Um site médico deve ter áreas dedicada ao atendimento, com esclarecimentos sobre os serviços oferecidos, horários de funcionamento e, de preferência, oferecer a possibilidade de agendamento online. Outro ponto importante, alinhado às suas estratégias de marketing de conteúdo, é que possua um blog, que é o ambiente em que serão publicados os textos que atrairão o público para a sua página.

Algo que os seus clientes e público esperam encontrar são orientações, sobretudo, quando seus serviços incluem, além das consultas, a realização de exames e procedimentos.

Informe, também, quais são as especialidades médicas oferecidas e qual é a estrutura da clínica, por exemplo, quais são as unidades de atendimento e se existe estrutura para cirurgias ambulatoriais, pequenas intervenções, no modelo Day Clinic (ou Day Hospital).

Conte um pouco da história do seu negócio e qual é a experiência e formação dos médicos que fazem parte da equipe.

2. Use o marketing de conteúdo para ganhar visibilidade

Qual é o tipo de informação relevante para o seu público? Questões de saúde estão entre os temas mais pesquisados no Google. Essa é uma oportunidade para profissionais da área, que podem desenvolver conteúdo para sites, blogs e redes sociais, tendo como foco as necessidades dos usuários. É preciso avaliar o que será compartilhado de acordo com as práticas éticas e com a estratégia do seu negócio.

3. Esteja ativo nas redes sociais

Estar nas redes sociais é uma das principais formas de ser encontrado pelos internautas, além de ser um meio para divulgação do conteúdo produzido para o seu público. O recomendado é que seja criada uma página e não um perfil. Isso permite uma interação profissional e mais fácil de ser mensurada.

4. Seja ágil e profissional nas interações

A exposição precisa ser cuidadosamente pensada para evitar efeitos negativos — fato é que ninguém está imune às reclamações nas redes sociais. Nesses casos, tente compreender os motivos da insatisfação e responda aos questionamentos com agilidade e profissionalismo.

5. Mensure os resultados das suas ações

Um aspecto que não pode ser deixado de lado é a verificação dos resultados obtidos. Há uma série de métricas que podem ser utilizadas. Entre as análises possíveis está a quantidade de visitas no site, tempo de permanência do usuário na página e retorno sobre o investimento feito, entre outras medidas.

6. Indique seus canais de relacionamento para os clientes

A presença digital da sua clínica ou hospital não tem efeito apenas para atrair novos clientes, mas, sobretudo, para fortalecer o relacionamento com quem já é seu paciente. Por isso, indique site, blog e redes sociais como espaços para encontrar informações, orientações e fazer contato com a sua equipe de atendimento.

Quais são as características do marketing de conteúdo na área da saúde?

O conteúdo produzido precisa ter caráter informativo. Na área da saúde, portanto, tende a esclarecer dúvidas comuns. Um consultório especializado em saúde da mulher pode, por exemplo, desenvolver textos sobre cuidados durante a gestação ou explicar a importância de realizar exames preventivos periodicamente. Já um cardiologista, apostará em um material orientando sobre hipertensão.

É preciso alinhar o conteúdo à sua área de atuação. O material deve ser elaborado com cuidado quanto às informações prestadas. Além disso, é fundamental que sejam utilizados padrões de otimização do texto para que gerem tráfego contínuo ao site e, também, para que levem o seu leitor a compreender a importância de buscar assistência médica para resolver problemas que o levaram a acessar o seu site.

Nesse momento, sua clínica ou consultório já terão transmitido credibilidade e confiança. Isso quer dizer que o leitor, aquele cliente em potencial, tende a buscar os seus serviços quando precisar. Esse é o objetivo do marketing de conteúdo.

Vale lembrar que o marketing médico precisa ser praticado com responsabilidade e atenção às limitações éticas da área. Consulte as orientações do Manual de Publicidade Médica, elaborado pelo Conselho Federal de Medicina.

As ações de marketing digital da clínica aumentam não só a atração de clientes como a aproximação com eles. Afinal de contas, o relacionamento online também tem efeito na percepção do atendimento como um todo.