Como construir a reputação online da minha clínica?

Além de um profissional do ramo da saúde, você é um consumidor que navega por outros sites, faz pesquisas on-line e se informa a respeito de assuntos que ajudam você a desenvolver melhor suas atividades. O seu público-alvo também tem o mesmo comportamento, logo é importante destacar dois aspectos elementares para o sucesso do seu negócio: sua presença na internet e a reputação online da clínica.

Ambas as questões são determinantes para inserir a sua clínica no mapa virtual — que, só no Brasil, pode colocar você em contato com cerca de 120 milhões de usuários. Mas, além disso, são soluções que ajudam a aumentar o alcance de sua marca.

Como resultado, você se relaciona melhor com o seu consumidor ideal, atrai novos clientes e ganha uma série de ferramentas e soluções para fidelizá-los, proporcionando uma experiência personalizada e eficiente.

Só que você, como consumidor, deve saber: o reconhecimento do público é fundamental para construir o legado de sua marca. Daí a importância em fortalecer a reputação online da clínica: algo que veremos ao longo deste artigo. Confira!

Por dentro do marketing digital

O marketing digital foi um divisor de águas na maneira de divulgar as empresas na internet. E toda essa presença online é gratificante: por serem estratégias desenvolvidas a partir do comportamento do seu público-alvo, elas são melhor direcionadas e impactam quem verdadeiramente pode vir a ser um cliente seu.

Sem falar nas outras vantagens do marketing digital, como:

  • segmentação: você pode montar quantos perfis de cliente quiser, podendo segmentar cada ação para que dialoguem diretamente com eles;
  • assertividade: são estratégias que conduzem o cliente por toda a sua jornada de compra, auxiliando-o a tomar decisões mais acertadas;
  • personalização: a comunicação é direta, mais próxima do cliente. Com isso, criam-se experiências de compra exclusivas e cada vez mais personalizadas;
  • custo/benefício: quando comparamos com o marketing convencional, as ações digitais são mais acessíveis e contam com alto retorno do seu investimento;
  • mensuração: outro diferencial em ter presença online, por meio do marketing digital, é a possibilidade de monitorar e mensurar a performance de cada ação, permitindo ajustes pontuais e em tempo real para obter melhores resultados;
  • engajamento: muitas das campanhas que ajudam no desenvolvimento da reputação online da clínica também contam com o engajamento do público, como postagens nas redes sociais e depoimentos, entre outras.

Dentro de todo esse contexto, temos o marketing na saúde, que é o desdobramento direcionado das ações digitais de marketing, mas focadas, exclusivamente, na realidade do seu dia a dia.

Imagine, por exemplo, que após uma simples pesquisa on-line um paciente em potencial pode conhecer a sua clínica e, com o tempo, ser fidelizado pela qualidade dos seus conteúdos — e, posteriormente, pela qualidade do seu atendimento.

É, portanto, o momento ideal para construir a reputação online da clínica e gerar um diferencial competitivo que a sua concorrência pode ainda não ter enxergado.

Avaliando o health marketing

Com mais presença online para a sua clínica, é possível desenvolver um planejamento estratégico que se relaciona com o seu público-alvo. Os meios digitais representam um elo de comunicação e, ao mesmo tempo, uma plataforma de compartilhamento de informações, enriquecendo o conhecimento de sua audiência com dados relevantes.

Esse é, inclusive, um trunfo e tanto do marketing digital: estabelece um elo de qualidade tanto com os seus atuais pacientes quanto com clientes em potencial.

Os benefícios de sua clínica por meio do health marketing

Pense, por exemplo, na facilidade que as pessoas têm para se conectar com uma empresa, até então, desconhecida. Pode ser a partir do compartilhamento de um post nas redes sociais que apareça na timeline deles ou mesmo como o resultado orgânico de uma busca online.

Para uma clínica, é o diferencial para que um paciente insatisfeito com o seu atual médico, por exemplo, encontre benefícios na sua maneira de se relacionar com os clientes e por meio da abordagem dos conteúdos criados com o marketing médico.

É um meio acessível, prático e que traz retorno não apenas para a sua clínica, mas também para os seus clientes. Eles passam a se relacionar com essa produção de conteúdo, interagem com a sua marca e ajudam a proliferá-la pelos tantos outros canais digitais que eles possuam acesso.

Além disso, esse conteúdo é uma resposta direta ao comportamento e atividades dos usuários na internet. Portanto, é satisfatório para eles encontrarem as suas questões devidamente sanadas no blog de sua clínica, por exemplo, ou no formato de um material rico para download.

Dessa maneira, trata-se de uma estratégia capaz de atrair mais consumidores, fortalecer o elo com eles e fidelizar os clientes ao longo do tempo. Para tanto, existe todo um cuidado em proporcionar uma experiência completa para esse cliente em potencial, como um site responsivo, um tom de voz e abordagens familiares ao usuário, imagens que gerem identificação e relevância.

Os limites do health marketing

O marketing é, acima de tudo, uma manifestação de sua marca. Você está promovendo seus serviços, produtos e diferenciais para um público que demanda cuidados sérios. Afinal de contas, estamos falando da saúde e manutenção de suas qualidades de vida.

Justamente por isso, ao estabelecer as estratégias para criar a reputação online da clínica é importante estar ciente de que existem diversos limites do marketing médico para divulgar empresas no ramo da saúde. Trata-se da Resolução 1.974/11 do Conselho Federal de Medicina (CFM), que expõe diversos cuidados para orientar os profissionais do ramo.

Fotos em materiais promocionais

Mesmo com a autorização, está vetada a utilização de fotografias dos clientes — seja para expor um serviço diferenciado, apresentar resultados ou para compor materiais publicitários (impresso e online). Vale apontar que o mesmo não se aplica em trabalhos de cunho científico.

Redes sociais

Como já mencionado, as redes sociais são importantes ferramentas de relacionamento e de comunicação. No entanto, cada postagem deve ser acompanhada de boa dose de atenção para não soar sensacionalista ou transmitir alguma ideia dúbia para o leitor.

Nada impede, por outro lado, que os pacientes e clientes em potencial entrem em contato e procurem sanar suas dúvidas por esses meios digitais de comunicação.

Catálogos de sua clínica

As informações a respeito das especialidades médicas do profissional devem ser restritas ao nome e ao CRM do responsável pela instituição.

Palavras e expressões restritas

Da mesma maneira que a mensagem deve ser objetiva e clara em todo tipo de material, o médico responsável deve estar ciente de que alguns termos são vetados, como:

  • o melhor;
  • o único que faz isso em todo o país;
  • o mais eficaz;
  • garantimos o resultado (ou a sua satisfação).

Ou seja: serviços que não podem ser garantidos de forma alguma e apenas geram sensacionalismo ao material de divulgação — o que pode manchar a reputação online da clínica, além de ir contra as diretrizes do CFM.

Blog

Para o Conselho Federal de Medicina, o blog é uma ferramenta que facilita o compartilhamento de conhecimento científico. Portanto, espera-se que os profissionais usarão as páginas para apresentar informações relevantes e verídicas aos seus leitores.

O que está restrito, nessas situações, é a prestação de um serviço de consultoria com o blog. Considerando que cada caso possui suas particularidades, imagine a responsabilidade de um dermatologista ao prestar esse tipo de serviço em seu blog e um usuário tentar resolver o seu problema da mesma maneira? Há muito em jogo para usar a ferramenta dessa maneira, portanto.

A importância da presença online

Até aqui, nós destacamos que a internet é um valioso instrumento de oportunidades para aumentar o alcance de sua marca. Como resultado, a presença online deve ser um esforço contínuo em sua clínica médica.

E sabe por quê? Quando as ações digitais são bem planejadas, você conhece melhor o seu público-alvo, aprende a identificar novas tendências para se relacionar com eles e gerar uma autoridade que vai transformar o seu negócio em referência para mais pessoas.

Daí, inclusive, a importância em trabalhar qualitativamente a produção de um conteúdo relevante. Isso ajuda a conferir um ranqueamento melhor de suas páginas nos resultados das pesquisas online que sua audiência faz corriqueiramente.

A importância de estar nas primeiras posições é facilmente explicada por uma recente pesquisa. Nela, apontou-se que 75% dos usuários não vão além da primeira página dos resultados de suas pesquisas. Com isso, planejar-se estrategicamente é essencial para construir a reputação online da clínica.

E é aí que entram as principais ações que contribuem com o desenvolvimento de sua presença online e o bom relacionamento com os pacientes e clientes em potencial.

Inbound marketing

Também conhecido como marketing de atração, o conceito resume grande parte das ferramentas e estratégias que visam atrair o cliente até você, e não o oposto — como acontece, inclusive, com as ações convencionais de marketing.

Para tanto, o inbound marketing se baseia na identificação e análise do seu público-alvo, expondo também uma jornada de compra desse perfil de consumidor que passe por todas as etapas desse processo:

  • atração;
  • conversão;
  • relacionamento;
  • venda;
  • análise.

Cada uma dessas etapas demanda uma produção de conteúdo diferente, focando no momento de compra em que o seu cliente em potencial se encontra. Cada uma delas apoiada em diferentes ferramentas:

Blog post

O blog é fundamental para empresas que buscam aumentar sua presença online porque, em primeiro lugar, são conteúdos alinhados à demanda do seu público-alvo. Além disso, eles devem ser informativos e relevantes, muito bem planejados com o uso estratégico de palavras-chave que ajudarão no ranqueamento das páginas nos mecanismos de busca.

Vale destacar que o blog é, muitas vezes, a porta de entrada dos usuários para o seu negócio. É o primeiro contato que eles terão com a sua empresa. Por isso, pense em como esses conteúdos devem estar tão associados ao perfil do público quanto à identidade de sua marca.

Clínicas pediátricas, por exemplo, podem fornecer conteúdos que priorizem os cuidados com a saúde das crianças e outras informações que girem em torno disso e sejam elementos em comum nas pesquisas on-line de seu público-alvo.

Deu para entender? Assim, você consegue estabelecer e posicionar a sua marca, a cada postagem, de acordo com a reputação online da clínica que você deseja criar. É uma maneira eficiente, portanto, de gerar a sua presença online e, consequentemente, construir sua credibilidade.

E-book

São os já citados materiais ricos que demandam mais tempo e atenção — ou que desperte o interesse dos pacientes —, o que ajuda a converter mais usuários anônimos em pessoas interessadas nos seus materiais e também nos serviços da clínica.

Como exemplo podemos conceber um e-book que ensine, passo a passo, como fazer uma higienização bucal completa e corretamente. É uma maneira de fisgar clientes em potencial com esse tipo de dúvida e colocá-los em contato com o seu negócio.

Até por isso, um e-book tende a ser disponibilizado mediante o preenchimento de um formulário com informações básicas do usuário, como o nome e o e-mail. Assim, amplia-se sua base de clientes e o número de pessoas que podem ser abordadas posteriormente com outras ações.

Redes sociais

As redes sociais estão em um nível elevadíssimo de importância nas estratégias para construir a reputação online da clínica. Afinal, já salientamos que essas ferramentas são úteis para transmitir uma informação, divulgar serviços e condições especiais e, também, como o elo de relacionamento com a sua audiência.

Sem falar que as redes sociais são aliadas das empresas que buscam presença online e reputação. Isso porque, ao gerar uma experiência memorável para os seus pacientes, eles podem se tornar seguidores de sua clínica e se engajar nos conteúdos postados.

Um compartilhamento, por exemplo, pode ajudar na viralização dos seus conteúdos e potencializar o alcance de sua marca. Vale lembrar que a relevância permanece como a palavra de ordem para criar conteúdos. Quanto mais identificação as postagens gerarem com a sua audiência, mais você se aproximará dela.

Por fim, atenção às redes sociais que o público mais utiliza. Assim, você sabe em quais delas concentrar a sua atuação e consolidar as principais estratégias para impactá-los.

Site responsivo

Sites responsivos são aqueles que podem ser acessados por qualquer dispositivo — além dos computadores, os smartphones e tablets, por exemplo. Considerando que mais de 40 milhões de brasileiros acessam a internet pelos seus celulares, o site responsivo é fundamental para destacar a sua presença online.

Tenha em mente, também, que as informações do site devem ser planejadas estrategicamente com base na otimização das palavras-chave. Assim, quando um usuário fizer sua pesquisa online, ele pode ser redirecionado também para o seu site, e não apenas para o blog.

Convém, inclusive, pensar em amenidades que facilitem a relação com os seus pacientes. Imagine, por exemplo, uma agenda eletrônica em seu site que permita a marcação de consultas e exames diretamente pelo site ou o espaço para avaliações a respeito dos seus serviços? Como a experiência do consumidor deve ser valorizada, a ideia pode ser bem-vinda e ajuda a fortalecer a reputação online da clínica.

SEO

Ao longo do artigo, apontamos a importância do uso de palavras-chave que estão associadas ao comportamento do seu público-alvo. E, aqui, estamos nos referindo ao SEO (Search Engine Optimization), uma técnica que busca essa aproximação entre a demanda de pesquisas e a produção de conteúdos que respondam às perguntas de sua audiência.

Isso vale para todos os canais digitais que você aplicar sua estratégia online. Afinal de contas, quanto mais conteúdos relevantes você disponibilizar, mais autoridade você terá aos olhos do consumidor, e isso é um sucesso e tanto para quem busca construir a reputação online da clínica.

Monitoramento online

O marketing digital tem como destaque a possibilidade de mensurar a performance de suas campanhas. Não faltam ferramentas que proporcionam os dados mais relevantes — e em tempo real — para que você e/ou a sua equipe realizem rapidamente os eventuais ajustes.

Dessa maneira, as ações de marketing digital seguem as vantagens que exploramos no início deste artigo. Tornam-se precisas e permitem que os clientes em potencial encontrem com mais facilidade a sua clínica.

Google Meu Negócio

Elemento de grande relevância nas estratégias atuais de marketing digital, o Google Meu Negócio é um complemento enriquecedor para construir a sua reputação online. Isso porque a plataforma oferece o espaço para que você preencha as principais informações a respeito de sua clínica médica.

Assim, diante de uma pesquisa online que remeta diretamente ao seu negócio, o mecanismo de busca do Google adiciona, na lateral da página, o nome de sua clínica, atalho para o site, endereço, telefone e, até mesmo, as últimas atualizações em suas redes sociais.

Isso significa que, com uma rápida pesquisa, o usuário já tem até mesmo a possibilidade de ligar para o seu estabelecimento, de acordo com o horário de atendimento cadastrado no Google Meu Negócio.

É uma situação que vale a pena comparar: você, como usuário, faz uma pesquisa on-line e aparecem algumas clínicas médicas nos resultados de busca. Mas, no campo lateral, aparecem informações complementares de uma clínica médica que faz uso do Google Meu Negócio e vai muito além das informações disponíveis na busca orgânica. Em qual dos dois links você preferiria clicar?

Quem procura por conveniência para os seus consumidores, a plataforma é uma excelente oportunidade para expandir sua presença online e, ao mesmo tempo, fortalecer as relações com o seu público.

A atenção à gestão de sua reputação

Como vimos, existem diversas ações estratégicas que criam e aumentam a visibilidade da sua clínica. No entanto, a reputação do seu negócio deve ser continuamente trabalhada. Afinal de contas, manter-se em evidência é um trabalho incessante e que deve se renovar continuamente.

Para isso, reunimos uma lista de soluções para que você mantenha o seu negócio em evidência nos mecanismos de busca e na percepção dos clientes!

Priorize a experiência dos seus clientes

Por mais que você tenha um planejamento estratégico impecável e que tenha seguido à risca todas as recomendações deste artigo, existe algo que independe dos seus esforços em marketing digital: a experiência que você cria para os seus pacientes.

Uma experiência satisfatória pode ser determinante para que eles invadam as suas redes sociais e o seu site para encher de elogios o atendimento, a atenção humanizada do seu corpo clínico e a competência profissional de todos. Por outro lado, um atendimento insatisfatório pode render, justamente, o efeito contrário.

Dessa maneira, é fundamental trabalhar exaustivamente no treinamento e capacitação de sua equipe, para que o atendimento seja ainda melhor do que os conteúdos que guiaram os clientes até a sua clínica.

Isso tudo entrelaça o conjunto de uma obra que podemos chamar de experiência do consumidor dentro do setor de saúde. O alinhamento entre as ações digitais e o contato direto com os pacientes é essencial para garantir que a reputação online da clínica cresça exponencial e gradativamente.

Nenhum profissional da saúde bem-sucedido deseja resultados negativos em qualquer consulta. Porém, pacientes com altos níveis de estresse ou expectativas pouco realistas sobre si mesmos podem ser um desafio para todos os profissionais de uma clínica.

Tenha um perfil profissional de cada médico de sua clínica

O LinkedIn caberia nas ações mencionadas, no último tópico, a respeito da construção da reputação online da clínica. Acontece que esse é um diferencial que ajuda na gestão, pois contribui na manutenção da credibilidade do seu negócio.

Para isso, é importante solicitar aos profissionais que criem seus perfis na plataforma. Isso aumenta a confiança dos pacientes em sua equipe, já que eles poderão fazer suas pesquisas por conta própria, além da segurança em se consultar com seus colaboradores.

Responda a todas as solicitações

Invariavelmente, a sua clínica pode ser alvo de uma reclamação ou crítica. Mas, tendo em mente que você deve lidar com a reputação online da clínica, é de suma importância que todos os esclarecimentos sejam feitos.

Ainda mais na internet, cujos comentários podem viralizar rapidamente, deve-se responder com agilidade e eficiência para não aumentar a indisposição gerada com um paciente. Do contrário, muitos podem interpretar o silêncio como descaso, o que impacta negativamente na notoriedade virtual que você e sua equipe construíram até o momento.

Por isso, siga o guia abaixo para lidar com as críticas — seja em seu site, por e-mail ou nas redes sociais:

  • responda o mais rapidamente possível;
  • mantenha o tom positivo em sua mensagem;
  • agradeça o contato do usuário e, além de demonstrar compreensão à situação dele, exponha uma lista de ações que podem ser realizadas para resolver o problema;
  • mostre-se à disposição para ajudar no que puder para que o ocorrido não se repita.

Com isso, você conseguirá manter a gestão da reputação online de sua clínica com qualidade. É fundamental que os seus pacientes se sintam seguros e realmente ouvidos pela sua equipe nesse processo.

Um esforço incessante para construir a reputação online da clínica

Neste artigo, nós evidenciamos a importância da presença online para a clínica e o quanto isso impacta positivamente no desenvolvimento de sua marca. De modo complementar, chegamos à análise de como construir a reputação online da clínica.

Para isso, apontamos as principais ferramentas do marketing digital que são usadas para esse propósito. Soluções que fortalecem a comunicação com o consumidor, bem como o relacionamento e as possibilidades de expandir sua clínica e atrair mais clientes.

Por fim, destacamos algumas dicas que contribuem com a gestão da reputação online da clínica. São alternativas que demandam tempo, disciplina e um profundo alinhamento entre o corpo clínico e os responsáveis por cuidar das ferramentas de marketing digital. Mas, vale dizer, que trazem uma grande e duradoura recompensa para o seu negócio.

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