Como alcançar um atendimento humanizado na sua clínica?

Melhorar a qualidade dos serviços prestados em uma clínica é um dos maiores desafios dos profissionais da saúde. Diariamente, esses profissionais lidam com pessoas em situação de fragilidade ou que apresentam problemas de saúde. Assim, oferecer um atendimento humanizado é essencial para fazer com que o cliente se sinta acolhido, confortável e tratado com respeito e dignidade.

Esse tipo de atendimento não é obrigação apenas dos profissionais da saúde, mas também de secretárias, recepcionistas, entre outros. Logo, é importante que todos tratem os clientes com dignidade e que os coloquem sempre como uma prioridade.

Nesse post, vamos falar sobre a importância da humanização no atendimento, mostrando as razões, quais os benefícios para a clínica, a relevância de treinar os funcionários, dentre outros tópicos. Quer ficar por dentro do assunto? Então continue a leitura!

Por que humanizar o atendimento na área da saúde?

A busca por melhores serviços de saúde tem por objetivo compreender o estado clínico do cliente e também os aspectos psicológicos, físicos e sociais, permitindo combater a enfermidade de maneira mais humanizada.

Quando há uma comunicação mais direta entre os profissionais da saúde e o cliente, um vínculo mais humanizado entre todas as instâncias é criado. Desse modo, é estabelecido mais reconhecimento e respeito entre as duas partes envolvidas, o que leva a um atendimento mais eficaz e preciso.

Muitos clientes recorrem aos profissionais da saúde não apenas para tratar de alguma doença física ou psicológica, mas também para encontrar conforto pessoal e alívio. Assim, melhorar o atendimento sugere considerar as necessidades existenciais da pessoa, capacidade de confortá-la e atendê-la com amparo.

O que a humanização tem a ver com a sua agenda?

O agendamento do horário do cliente deve ser levado em consideração na hora da consulta. Por isso, é importante contar um tempo extra para conversar e tirar as dúvidas do cliente.

Em uma conversa descontraída, o cliente e o profissional de saúde podem fornecer informações que poderão ser bastante relevantes para o diagnóstico e que ele poderia ter julgado como não correlacionados ao que estava sentindo.

Um exemplo é referente a um usuário em tratamento contra o câncer. O ideal é abordar com esse cliente sobre os efeitos colaterais do tratamento, as possíveis alternativas para lidar melhor com as consequências e orientar sobre aspectos que se referem à melhoria da qualidade de vida.

Por isso, é preciso considerar o conforto do cliente, comunicar as informações com clareza e atender levando em consideração as queixas de cunho emocional. Logo, ouvir o cliente facilita o atendimento, além de trazer mais tranquilidade e bem-estar.

Qual a importância de treinar os funcionários?

Se os funcionários de sua clínica não contam com boas condições de trabalho e não sentem que o ambiente é humanizado, fica muito mais difícil que eles atendam os clientes com perfeição e empatia. Assim, a capacitação dos funcionários deve ser adotada na instituição inteira.

É preciso abordar no treinamento que os funcionários são os primeiros a ter contato com as pessoas fragilizadas. Isso significa que desde a primeira ligação entre o cliente e os trabalhadores, é preciso atender de forma clara e respeitável.

Por essa razão, promova o diálogo e trate sua equipe da maneira que você deseja que seus clientes sejam tratados. Além de promover a boa relação entre funcionário e cliente, esse comportamento gera relações de confiança com colegas, gestores e colaboradores. Há um aumento de produtividade, o que reflete na eficácia e fluidez dos tratamentos ofertados.

Quais benefícios o atendimento humanizado traz para a sua clínica?

Um cliente bem atendido e que se sente confortado e especial, percebe que os profissionais da saúde e os demais funcionários se importam com ele. Isso tem um impacto direto em sua fidelização e sua clínica ganha a preferência das pessoas.

Quanto mais amparado o cliente se sente, maiores as chances que ele indique os serviços ofertados para familiares e amigos. Todos sabem que a indicação por terceiros é a forma principal de se escolher um médico. Assim, ao tratar os clientes de maneira diferenciada, o estabelecimento ganha a confiança das pessoas, reforçando e ampliando sua imagem positivamente.

Além dessas questões, um cliente bem atendido confia mais e, consequentemente, aceita e compreende melhor as sugestões e diagnósticos. Uma vez que o cliente tem uma compreensão melhor do que você está sugerindo, aumentam as chances de sucesso do tratamento.

Por que usar a tecnologia na humanização do atendimento?

Ao longo dos séculos, a tecnologia trouxe melhoras significativas no tratamento dos clientes, permitindo a economia de tempo. O uso dessa ferramenta facilita e agiliza o contato com o cliente, poupando tempo para ele e para você.

Nesse contexto, o prontuário médico viabiliza um acompanhamento mais objetivo e transparente, pois os profissionais podem acompanhar o quadro clínico de cada cliente, sendo então possível ampará-lo corretamente.

Quando o prontuário passa para um sistema eletrônico, torna-se mais acessível para a consulta e permite um atendimento mais pautado nas necessidades de cada indivíduo.

Outro tipo de tecnologia é em relação aos equipamentos que oferecem grande suporte aos profissionais da saúde. Alguns exemplos são os aparelhos de colonoscopia e endoscopia, que são capazes de retirar nódulos e apontar anomalias.

Há também a introdução da robótica em procedimentos, que utiliza o conhecimento médico junto com o desenvolvimento de tecnologia de ponta.

Essas tecnologias são de extrema importância para ajudarem os médicos a focarem mais no cliente e menos em coletar informações e dados que podem ser feitos por computadores. Os profissionais podem se dedicar mais ao atendimento humanizado, recebendo bem o cliente e ouvindo suas queixas.

Se você deseja implantar um atendimento humanizado em sua clínica, saiba que isso será mais facilmente alcançado se você tiver os métodos e as ferramentas certas para o bom funcionamento do seu estabelecimento. Assim, procure sempre atender bem os seus clientes, pois isso vai trazer uma imagem favorável e a sua clínica ganhará a confiança das pessoas.

Fique atento às informações acima e lembre-se de treinar os funcionários, pois eles são os primeiros a entrarem em contato com o cliente.

Se você gostou do nosso post, leia também sobre A importância de investir no relacionamento pós-consulta em sua clínica!