A importância de investir no relacionamento pós-consulta em sua clínica

O relacionamento pós-consulta é um diferencial que você deveria buscar em sua empresa. E sabe por quê? Por meio dele, é possível estender o atendimento ao paciente, potencializando o nível de excelência do serviço prestado.

Sem falar no motivo mais evidente para investir nesse conceito: a consulta não se encerra no consultório. A saúde dos clientes é a essência dessa profissão e, ao manter o relacionamento pós-consulta, você demonstra preocupação contínua sobre o estado dos pacientes.

Quer saber quais oportunidades de negócio você pode gerar para a sua clínica médica com isso? Confira tudo a respeito ao longo deste post!

Entenda os benefícios em praticar o relacionamento pós-consulta

Criar e manter um vínculo de atenção às necessidades e aos objetivos dos pacientes traz alguns benefícios imediatos para a sua clínica, como:

Ajuda na redução de faltas e na melhor organização da agenda

Aí está um dos grandes desafios que os consultórios médicos enfrentam: as faltas dos pacientes, que criam “buracos” improdutivos na agenda dos profissionais. Ao nutrir o relacionamento com o cliente, por sua vez, esse problema pode ser minimizado.

Afinal, o relacionamento pós-consulta mantém a sua equipe de atendimento em contato com os pacientes. É possível, por exemplo, ligar com um ou dois dias de antecedência e confirmar a consulta — ou mesmo enviar um lembrete via e-mail ou SMS para lembrá-los do compromisso.

Contribui para a fidelização dos pacientes

Hoje em dia, é inegável o impacto positivo que uma boa experiência causa no cliente. E isso serve, até mesmo, em uma consulta médica. Primeiramente, pela tendência em ser um momento de desconforto e apreensão para os pacientes, pois a maioria deles só vai na sua clínica se estiverem com algum problema de saúde.Você deve pensar em como atendê-los de um modo diferente e estratégico visando a tornar a consulta mais prazerosa.

Consequentemente, o relacionamento pós-consulta pode criar um vínculo em que o paciente confie somente nos seus serviços. Assim, diante de uma nova necessidade, ele já sabe a quem recorrer.

Estimula a transformação dos pacientes em promotores do seu negócio

Com a fidelização de clientes, um fenômeno interessante ganha forma: os pacientes ajudam na promoção e divulgação de sua marca. Isso porque é bastante comum as pessoas pedirem referências de especialistas, no ramo de saúde, quando necessitam de um profissional.

Em 2016, realizamos uma pesquisa com mais de 200 pessoas de diferentes regiões do Brasil e detectamos que 93% dos entrevistados vão para um profissional de saúde, após uma indicação de um parente ou de amigos. Essa é a famosa divulgação ‘boca a boca”.

Os seus clientes satisfeitos e nutridos por meio de um bom relacionamento pós-consulta não vão titubear: a sua clínica estará na ponta da língua para indicar e recomendar aos amigos e familiares. Sem falar que eles podem fazer isso de outras maneiras também, como:

  • depoimentos para serem publicados em seu site;(muito cuidado nesse ponto, pois o Conselho Regional de Medicina proíbe a publicação de fotos de antes e depois de tratamentos, a não ser que esses tratamentos façam parte de estudos científicos. E antes de publicar qualquer foto ou vídeo de um paciente, solicite a autorização deles para uso de imagem, mediante a assinatura de um contrato).
  • interações nas redes sociais.

Medidas simples, mas que agregam um alto valor aos serviços prestados em seu consultório ou clínica médica.

Aprenda a desenvolver o relacionamento pós-consulta em sua clínica

Como vimos, o relacionamento pós-consulta pode oferecer algumas possibilidades interessantes de desenvolvimento para a sua empresa. A questão, no entanto, resume-se a como aplicar o conceito e gerar uma experiência mais gratificante para os clientes.

Para ajudar, reunimos algumas estratégias que podem ser aplicadas sem grandes investimentos e em pouco tempo. Veja só quais são e inspire-se em nossas dicas!

Utilize ações de e-mail marketing

Existem dois dados interessantes que deveriam incentivá-lo a usar o e-mail marketing no seu relacionamento pós-consulta: a de que 70% dos usuários costumam abrir os e-mails de suas empresas favoritas e que 95% das pessoas que aceitam o recebimento de e-mails das empresas creem que as mensagens são úteis para elas.

Agora, como se aproveitar disso: você consegue automatizar o envio, por exemplo, com base em informações pré-programadas. Desse modo, podemos citar um e-mail, enviado logo após a consulta, perguntando como foi o atendimento e encaminhando um link para que a pessoa agende o retorno ou realize outro tipo de ação.

Outra dica é o envio periódico de e-mails com dicas e cuidados que o paciente deve tomar para a manutenção de sua saúde e qualidade de vida.

Foque em campanhas no seu site ou nas redes sociais

Presença digital é um pré-requisito para o desenvolvimento de qualquer empresa atualmente. E, no que diz respeito ao relacionamento pós-consulta, é um diferencial e tanto para interagir mais com o seu público e compreender, a fundo, quais são os seus objetivos e necessidades.

Para isso, produza conteúdos do interesse dos seus clientes, com dicas, prevenções, lembretes de campanhas de saúde e outras informações que podem aproximar a sua clínica do seu público-alvo, fazendo com que ele visite frequentemente as suas páginas virtuais.

Envie mensagens de texto ou via Whatsapp

Indo além no uso de tecnologias para a gestão do seu negócio, tenha um celular corporativo e use-o para enviar lembretes, confirmar consultas ou exames, parabenizar por datas comemorativas e também para estimular os clientes a fazerem o mesmo.

Assim, eles também podem consultar rapidamente os seus compromissos com sua clínica médica, e essa prática mostra que o seu estabelecimento está à disposição com muito mais conveniência.

Use pesquisas de satisfação

Por fim, uma maneira de mostrar que você está rumando em direção a um eficiente processo de relacionamento pós-consulta é por meio das pesquisas de satisfação, a começar pela sua versatilidade.

Você pode encaminhá-las:

  • por e-mail;
  • via SMS ou WhatsApp;
  • impressas, no balcão de atendimento de sua clínica;
  • por telefone.

E o feedback dos pacientes é determinante para entender como melhorar os serviços e todos os aspectos que rodeiam uma consulta em sua clínica médica. Trata-se de um material rico, eficiente e com alto poder de personalização para que você melhore, gradativamente, o nível de excelência para atender os seus pacientes e agregar valor à sua empresa.

Para isso, basta analisar estrategicamente o que você precisa saber dos seus pacientes e fazer perguntas rápidas e objetivas. Lembre-se de que elas devem ser bem direcionadas para que você saiba exatamente em quais aspectos trabalhar tais melhorias e, assim, promover um relacionamento mais sólido, qualitativo e duradouro com os clientes.

Inclusive, já que mencionamos o atendimento ao consumidor, gostaríamos de complementar o assunto para que você possa investir no relacionamento pós-consulta com mais sucesso. Para isso, convidamos você a ler também o nosso guia completo sobre o atendimento perfeito! Dessa maneira, sua clínica, ou consultório, estará cada vez mais alinhado às melhores práticas para prestar um atendimento exemplar!