5 passos para atrair mais pacientes para o seu consultório de forma eficaz

A concorrência tem aumentado consideravelmente na área da saúde, por consequência tem se tornado cada vez mais difícil atrair e manter pacientes. A boa notícia é que existem algumas ações que você pode tomar para mudar esse cenário, melhorando sua atração de pacientes, fidelização e se tornando autoridade na sua especialidade.

1. Invista em marketing digital

As estratégias de marketing digital são capazes de atrair bem mais pacientes do que o marketing tradicional por um custo muito menor.

Além desses custos menores, com ele você acessa realmente seu público alvo, ou seja, quem faz parte do grupo interessado e com grande possibilidade de adquirir seus serviços, diferente do que acontece com  a mídia off, onde existe um grande alcance, no entanto para qualquer tipo de público.

Outro ponto chave dessa estratégia, é a possibilidade de criar um laço mais forte com o seu paciente, assim, além de conseguir atrair mais os atuais serão fidelizados.

Algumas das estratégias são o inbound marketing e o marketing de conteúdo, aqui você consegue saber muito mais sobre o marketing digital aqui.

2. Torne sua imagem presente

Para que você seja encontrado por novos pacientes, você precisa estar onde eles estão, nas redes e mídias sociais, por exemplo. No entanto, de qualquer forma, você precisa estar na internet.

Isso porque as pessoas buscam na internet antes de adquirir um serviço ou um produto, segundo a TNS Research International mais de 90%. Por isso, se você não estiver na rede, praticamente não existe.

Para isso, é necessário estar no Google meu negócio, onde todas as lojas físicas devem estar. Com ele você pode aparecer nas pesquisas que os pacientes fazem quando buscam, por exemplo:

Existem algumas configurações no próprio Google que facilitam que os pacientes te encontrem, nesse texto você aprende como otimizar seu cadastro.

Além de estar na rede, sua imagem precisa se fazer presente, precisa se tornar autoridade na sua especialidade.

Ainda seguindo do ponto das buscas que as pessoas fazem na internet, se estiver lá para responder as dúvidas que os pacientes possam ter, assim como, quando eles procurarem direto por você, é necessário ter um endereço seu, seu próprio site.

3. Trabalhe sua network (rede de relacionamento)

A área da saúde é muito competitiva, por isso o networking é muito importante. Com esses laços de parceria é possível receber indicações de colegas, dar um plus no seu atendimento ao paciente e ainda conseguir parcerias que possam tornar seu nome mais conhecido.

Para conseguir uma network ideal, é necessário ter contatos de qualidade, estar sempre conectado, participar de eventos e praticar sua comunicação e abordagem.

Lembrando que esse networking não é apenas com seus colegas de profissão, mas deve ser com familiares, amigos, empresários e até com os próprios pacientes.

4. Use redes sociais

As redes sociais ajudam em diversos aspectos. Como melhorar sua autoridade e se fazer presente na vida e no dia a dia dos pacientes.

Nelas você pode tirar dúvidas, principalmente as que são feitas no seu dia a dia. As redes sociais ajudam a aproximá-los e a interagir mais.

Para isso, existem algumas regras:

  • Poste conteúdo relevante;
  • Tente deixar de lado assuntos institucionais;
  • Esqueça os termos técnicos/científicos e use uma linguagem mais simples;
  • Interaja sempre pelos comentários e responda as mensagens;
  • Deixe as informações sobre sua clínica explícitas;
  • Mantenha a estética da página agradável e;
  • Para mostrar os bastidores use o Instagram e stories.

5. Avalie a experiência do paciente

O paciente precisa ser o centro de tudo. Esse é o primeiro passo para saber como sua clínica/consultório deve funcionar, como também saber em que pode melhorar.  

Muitos profissionais já têm noção do quanto a experiência do paciente é importante, no entanto, outros ainda têm relutância.

O Grupo Hospitalar St. Joseph, na França, tem buscado melhorar a experiência do paciente e suavizar traumas através do uso de técnicas como acupuntura, música e realidade virtual para amenizar a dor.

Isso demonstra o quanto os países mais desenvolvidos visualizam essa experiência como algo crucial.  

Nós damos algumas dicas poderosas sobre a boa comunicação com o paciente aqui.

Veja algumas das vantagens da experiência do paciente para o seu negócio:

  • Satisfação do paciente com o serviço;
  • Mais indicações;
  • Fidelização do paciente e;
  • Crescimento da sua autoridade com publicação de dados e depoimentos de pacientes.

Agora que você já sabe que passos deve tomar, pode parecer difícil de organizar e colocar em prática, mas com isso nós podemos te ajudar. Nós somos uma consultoria especializada na saúde e te auxiliamos a atrair mais pacientes com estratégias poderosas. Agende uma visita aqui.